quarta-feira, 20 de junho de 2018

Educação em Espaço não Escolar e os Cenários da Diversidade Painel - Exercícios de Fixação 1


Educação em Espaço não Escolar e os Cenários da Diversidade Painel - Exercícios de Fixação 1
OBS: respostas corretas em negrito

Questão 1
A partir da compreensão de que a educação não formal surge dos movimentos sociais, os quais são caracterizados socialmente, politicamente e historicamente como frutos de uma vontade coletiva. A respeito desses movimentos assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A sociologia contemporânea tem como principal objetivo compreender os anseios da sociedade com relação às questões trabalhistas especificamente das classes marginalizadas.
b. A sociologia contemporânea é o estudo dos movimentos sociais. E por sua vez, os movimentos sociais são a trama da sociedade.
Os movimentos sociais são a trama da sociedade e por isso o centro dos estudos da sociologia contemporânea. Não são movimentos de reclusa, e não desejam o puro combate da estrutura vigente, mas desejam a reposição da ordem. Os movimentos sociais têm sim vinculação forte com o marxismo e a classe trabalhadora, porém valorizam o saber popular sem a obrigação de introduzir saberes eruditos (como se fossem mais válidos). Trazem sim como pano de fundo as contradições do modo de produção capitalista, mas não se embasam nos anseios de classe dominante, mas sim das classes populares.
c. As lutas dos movimentos sociais são elementos de recusa, combatendo a estrutura vigente.
d. São originários de discussões e aspirações marxistas, lutando pela emancipação da classe trabalhadora e também pela introdução de conhecimentos eruditos na educação popular.
e. Os movimentos sociais nem sempre têm a pretensão de contestar diretamente a sociedade de classes, porém, sempre trazem como pano de fundo as contradições do modo de produção capitalista e os anseios de classe dominante.

Questão 2
A pedagogia tecnicista teve sua forte expressão a partir da ditadura militar e da LDB 5.692/71. Sobre as características da escola tecnicista, analise as afirmações a seguir atribuindo V para Verdadeiro e F para Falso.
( ) Organizava-se em torno da ideologia dominante como uma via para disseminar padrões, comportamentos e valores para conformar as pessoas à lógica hegemônica.
( ) Seguindo a lógica de produção das fábricas, emerge a necessidade de formar uma mão de obra adequada ao mercado de trabalho no contexto industrial.
( ) A formação docente seguia uma tendência pedagógica voltada para a lógica empresarial, psicologia comportamental e visão sistêmica.
( ) Era organizada em um conjunto de técnicas desenvolvidas tanto pela lógica empresarial quanto pela psicologia comportamental, o behaviorismo.
( ) A base pedagógica tecnicista buscou em seus fundamentos os mesmos princípios da fábrica, como eficiência, eficácia, produtividade e controle de resultados, de forma a condicionar os alunos e, portanto, os futuros trabalhadores à lógica fabril.
Assinale a alternativa que corresponde à seqüência correta:
Escolha uma:
a. F, F, V, V, F.
b. F, F, V, F, V.
c. V, V, V, V, V.
d. Nenhuma das Alternativas.
e. V, V, F, V, V.
Apenas a letra C Das cinco firmações é falsa, pois a visão sistêmica não faz parte da pedagogia tecnicista.

Questão 3
Os movimentos sociais têm uma dimensão econômica, social e política e são muito importantes para a educação não formal e a luta dos trabalhadores para conquistar seus direitos. Levando em conta as ideias de Gohn (1995 ) e (1997), e Siqueira (2011) sobre os movimentos sociais, Avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Os movimentos sociais são frutos da vontade coletiva e são agentes da luta pela liberdade, igualdade e justiça social.
II. Segundo Gohn (1995), os movimentos sociais tradicionais surgiram a partir de inspiração das ideias marxistas que levaram a classe trabalhadora brasileira a se organizar e lutar por sua emancipação. Exemplos disso são os movimentos eclesiais de base e o movimento dos operários paulistas em 1960.
III. Segundo Siqueira (2011), a partir dos movimentos multiculturalistas e multipolíticos do período pós-guerra fria, surgiram novos movimentos sociais como os movimentos das mulheres, dos jovens, os movimentos contra a fome, o racismo e o preconceito, e contra a ecologia. Essa nova forma de sociabilidade não tem o objetivo de contestar a sociedade de classes e, por isso, elas não têm como pano de fundo as contradições do capitalismo.
IV. “Na década de 60 do século XX, Gohn caracteriza os movimentos sociais como “baderneiros”, diferenciando-os dos “velhos” movimentos sociais tradicionais.
V. Segundo Siqueira (2011), a causa da integração, organização e busca de cada um desses novos movimentos sociais não está descontextualizada da trama de relações sociais configurada pela lógica do capital.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II, IV.
b. I, II e III.
c. III.
d. I, II e V.
Os movimentos sociais são frutos da vontade coletiva e são agentes da luta pela liberdade, igualdade e justiça social. Ainda segundo Gohn (1995), os movimentos sociais tradicionais surgiram a partir de inspiração das ideias marxistas que levaram a classe trabalhadora brasileira a se organizar e a lutar por sua emancipação. Gohn caracteriza esses movimentos sociais como “tradicionais”, diferenciando-os dos “novos” movimentos sociais.Segundo Siqueira (2011), a partir dos movimentos multiculturalistas período pós-guerra fria, surgiram novos movimentos sociais como os movimentos das mulheres, dos jovens os movimentos contra o racismo, a favor da ecologia. Essas novas formas de sociabilidade não têm o objetivo de contestar a sociedade de classes embora elas tenham como pano de fundo as contradições do capitalismo. Segundo Siqueira (2011), a causa da integração, organização e busca de cada um desses novos movimentos sociais não está descontextualizada da trama de relações sociais configurada pela lógica do capital.
e. I e IV.

Questão 4
Historicamente, a educação tem expressado interesses históricos, políticos e sociais. Em 1964, a ditadura militar se instalou implantando no Brasil um modelo de repressão e mudanças econômicas, políticas e educacionais para favorecer a industrialização e a lógica do capitalismo. Considerando o contexto, analise as alternativas sobre a concepção pedagógica implementada durante a Ditadura Militar na educação escolar:
I. A Pedagogia Tecnicista se fundamenta no behaviorismo e na lógica empresarial.
II. A Pedagogia Tecnicista tem como base a eficiência, a eficácia na produtividade e controle de resultados, levando os princípios da fábrica para a escola para formar e condicionar alunos (os futuros trabalhadores) para que se adaptem à lógica fabril e às necessidades do mercado.
III. A educação viveu um momento pacificador e muito produtivo nas questões de cunho pedagógico, tendo em vista a autonomia dos professores e gestores dessa época. O governo delegou as instituições de ensino o poder destituído atualmente.
IV. Nessa perspectiva, a escola cumpriu um papel de representar e reproduzir a ideologia dominante.
V. Nas décadas de 1970 e início dos anos 1980, foram oferecidos cursos de treinamento e formação continuada para os professores com o uso de recursos audiovisuais como TV e videocassete, mimeógrafo, quadro de feltro, quadro de giz e flanelógrafo, entre outros.
É correto o que afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. I, II, IV e V.
Elisane Fank explica que a concepção pedagógica implementada durante a Ditadura Militar na educação escolar foi a Pedagogia Tecnicista, que se fundamenta no behaviorismo e na lógica empresarial.

A Pedagogia Tecnicista tem como base a eficiência, a eficácia na produtividade e controle de resultados, levando os princípios da fábrica para a escola para formar e condicionar alunos (os futuros trabalhadores) para que se adaptem à lógica fabril e às necessidades do mercado.Nessa perspectiva, a escola cumpriu um papel de representar e reproduzir a ideologia dominante. Nas décadas de 1970 e início dos anos 1980, foram oferecidos cursos de treinamento e formação continuada para os professores com o uso de recursos audiovisuais como TV e videocassete, mimeógrafo, quadro valor lugar, quadro de giz e flanelógrafo, tendo como foco a utilização desses recursos e não os conteúdos de ensino.Na Pedagogia Tecnicista, mudanças no currículo escolar que acaba incorporando os princípios de racionalidade, a eficiência, a eficácia na divisão do trabalho e controle de resultados, na fragmentação e linearidade do currículo e da fragmentação do tempo de aula em 50 minutos para cada disciplina. O período da Ditadura Militar, como o próprio nome já diz, foi um período de imposições tanto para a sociedade como para as instituições de ensino, dessa maneira a afirmativa III esta incorreta.

c. I, II e IV.
d. Todas estão corretas.
e. II, III e V.

Questão 5
Com base nas ideias defendidas no livro da disciplina por Elisane Fank (2011) e nos conceitos de educação formal (escolar) e educação não formal (não escolar) formulados por Trilla (2008), leia as afirmativas abaixo sobre a Educação Formal e Não Formal e sua relação com a EaD:
I. Segundo Trilla (2008), a educação formal (escolar) possui um critério legal, administrativo, institucionalizado e um sistema de ensino graduado.
II. A EaD, modalidade de Ensino a Distancia é considerado educação informal tendo em vista que não necessita da presença do aluno no espaço formal – escolar.
III. A EaD foi se institucionalizando ao longo do tempo com a atribuição de graus e por ter esse caráter formador, legal e hierarquizado. A EaD é uma modalidade formal de ensino embora aconteça fora do espaço escolar.
IV. Trilla (2008) também ressalta que a educação formal (escolar) é uma forma presencial e coletiva de ensino-aprendizagem.
V. Segundo Trilla (2008), a educação não formal precisa da titulação de docentes e de estruturas rígidas, além de atribuição de graus.
É correto o que se afirma:
Escolha uma:
a. Todas estão corretas.
b. I, III e IV.
c. I, II, III e IV.
d. I e III.
e. I, III e IV.

Questão 6
Um dos marcos históricos na promoção da igualdade entre os seres humanos foi a Revolução Francesa, ocorrida em 1798. Ela se baseou em três palavras-chave: liberdade, igualdade e fraternidade, e trouxe mudanças não só para a França, mas para o mundo.

Dentro deste contexto, analise as seguintes afirmações:

I. A Revolução Francesa não trouxe igualdade para todos,
PORQUE
II. Às mulheres não tinham os mesmos direitos que os homens.
Em face destas afirmações, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. As duas afirmações são falsas.
b. A primeira é uma afirmação falsa e a segunda é verdadeira.
c. As duas afirmações são verdadeiras e a segunda completa a primeira.
A Revolução Francesa trouxe a ideia de igualdade apenas para os cidadãos do sexo masculino. Eles detinham o monopólio do mundo político. Para as mulheres era reservado o mundo privado, o mundo do lar.
d. As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não tem relação com a primeira.
e. A primeira é uma afirmação verdadeira e a segunda é falsa.

Questão 7
Leia: “A educação sexual é dada primeiramente pela família, seguindo estereótipos que são construções sociais de como o masculino e o feminino são percebidos. Essas construções se fundamentam nas diferenças biológicas e é dentro da família, primordialmente, que se dá essa ‘naturalização’ de um processo que é cultural” (LOPES, FARIAS, 2011, p. 37) Interprete o fragmento acima e escolha a alternativa que representa a ideia das autoras.
(   ) As autoras explicam que a educação sexual começa em casa. É neste meio que o menino aprende a ser homem e a menina, mulher. Para elas esse tipo de ensino naturaliza a sexualidade enquanto que isso é algo cultural.
 (  ) As autoras afirmam que educação sexual é prejudicial quando acontece em famílias que concebem a sexualidade como algo natural e não construído culturalmente.
(   ) As autoras abordam que as diferenças biológicas são essenciais para que a educação heterossexual se consolide na vida de seus filhos.
 (   ) as autoras apreciam a atitude de pais que abordam a educação sexual como algo limitado as diferenças biológicas. Para elas, quem nasce com pênis é homem e, com vagina, é mulher. Estes devem relacionar-se com pessoas do sexo oposto, natural, como desde o início dos tempos.
 (   )As autoras afirmam que a cultura dos pais em naturalizar as diferenças biológicas entre homens e mulheres revelam um excelente educação sexual.
Escolha uma:
a. F.F.V.V.
b. F.V.V.F.
c. V.V.F.F.
d. F.V.V.F.
e. V.F.F.F.
A educação familiar tradicional rompe com esse posicionamento afirmando que ser homem ou mulher é natural e não

 Questão 8
Durante muito tempo, o mundo do trabalho era essencialmente masculino. Algumas concessões eram feitas às mulheres, principalmente nas atividades que tivessem alguma correlação com a feminilidade, como o magistério infantil.

Diante deste fato, analise as seguintes afirmações:
I. A maioria dos docentes na Educação Básica é do sexo feminino;
II. A maioria dos docentes no ensino superior é masculina.
III. De modo geral, os salários dos homens são maiores que os das mulheres.
IV.O sistema capitalista não trata os trabalhadores e as trabalhadoras com igualdade.
Quanto às afirmações, estão corretas:
Escolha uma:
a. As afirmações III e IV.
b. As afirmações I e II.
c. Todas as afirmações estão corretas.
A maioria dos professores da Educação Básica são mulheres. Já no ensino superior a maioria é composta por homens, cujos salários são mais altos que os das mulheres, numa clara demonstração da desigualdade de gênero por parte do sistema capitalista.
d. Apenas a afirmação II.
e. Apenas a afirmação I.

Questão 9
A prática de discriminar uma pessoa em função de seu sexo é denominada como:
Escolha uma:
a. Sexologia.
b. Sexismo.
“O sexismo é uma prática discriminatória em relação a um dos sexos”.
c. Racismo;
d. Machismo.
e. Xenofobia.

Questão 10
O preconceito e a discriminação é tão cruel que os que sofrem disso chegam até mesmo esconder sua identidade. Sobre preconceito é correto dizer que:
I. Preconceito é um conjunto de valores e crenças estereotipadas que levam um indivíduo ou um grupo alimentar opiniões negativas a respeito do outro;
II. Preconceito e racismo é a mesma coisa. Ela se baseia em informações incorretas, incompletas e com ideias pré-concebidas.
III. Um tipo de preconceito mais frequente é o racismo. Ela é baseada na ideia de que existem raças superiores (brancos) e inferiores (negros).
Escolha uma:
a. As sentenças I e III estão incorretas.
b. As sentenças II e III estão corretas.
c. As sentenças I e II estão corretas.
d. As sentenças I e III estão corretas.
O preconceito existe pelas mais diversas diferenças étnico-raciais, revelam violência simbólica e extingue a ideia de que todos são iguais, pessoas de direitos e deveres comuns. O racismo é a mais frequente forma de preconceito e existe desde a colonização do Brasil.
e. As sentenças II e III estão incorretas.


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