Educação em Espaço não Escolar e os Cenários da Diversidade Painel - Exercícios de Fixação 1
OBS: respostas corretas em negrito
Questão 1
A partir da compreensão de que a educação não
formal surge dos movimentos sociais, os quais são caracterizados socialmente,
politicamente e historicamente como frutos de uma vontade coletiva. A respeito
desses movimentos assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
A sociologia contemporânea tem como principal objetivo compreender os anseios
da sociedade com relação às questões trabalhistas especificamente das classes
marginalizadas.
b. A sociologia contemporânea é o estudo
dos movimentos sociais. E por sua vez, os movimentos sociais são a trama da
sociedade.
Os movimentos sociais são a trama da sociedade e
por isso o centro dos estudos da sociologia contemporânea. Não são movimentos
de reclusa, e não desejam o puro combate da estrutura vigente, mas desejam a
reposição da ordem. Os movimentos sociais têm sim vinculação forte com o
marxismo e a classe trabalhadora, porém valorizam o saber popular sem a
obrigação de introduzir saberes eruditos (como se fossem mais válidos). Trazem
sim como pano de fundo as contradições do modo de produção capitalista, mas não
se embasam nos anseios de classe dominante, mas sim das classes populares.
c.
As lutas dos movimentos sociais são elementos de recusa, combatendo a estrutura
vigente.
d.
São originários de discussões e aspirações marxistas, lutando pela emancipação
da classe trabalhadora e também pela introdução de conhecimentos eruditos na
educação popular.
e.
Os movimentos sociais nem sempre têm a pretensão de contestar diretamente a
sociedade de classes, porém, sempre trazem como pano de fundo as contradições
do modo de produção capitalista e os anseios de classe dominante.
Questão 2
A pedagogia tecnicista teve sua forte expressão a
partir da ditadura militar e da LDB 5.692/71. Sobre as características da
escola tecnicista, analise as afirmações a seguir atribuindo V para Verdadeiro
e F para Falso.
( ) Organizava-se em torno da ideologia dominante
como uma via para disseminar padrões, comportamentos e valores para conformar
as pessoas à lógica hegemônica.
( ) Seguindo a lógica de produção das fábricas,
emerge a necessidade de formar uma mão de obra adequada ao mercado de trabalho
no contexto industrial.
( ) A formação docente seguia uma tendência
pedagógica voltada para a lógica empresarial, psicologia comportamental e visão
sistêmica.
( ) Era organizada em um conjunto de técnicas
desenvolvidas tanto pela lógica empresarial quanto pela psicologia
comportamental, o behaviorismo.
( ) A base pedagógica tecnicista buscou em seus
fundamentos os mesmos princípios da fábrica, como eficiência, eficácia,
produtividade e controle de resultados, de forma a condicionar os alunos e,
portanto, os futuros trabalhadores à lógica fabril.
Assinale a alternativa que corresponde à seqüência
correta:
Escolha uma:
a.
F, F, V, V, F.
b.
F, F, V, F, V.
c.
V, V, V, V, V.
d.
Nenhuma das Alternativas.
e. V, V, F, V, V.
Apenas a letra C Das cinco firmações é falsa, pois
a visão sistêmica não faz parte da pedagogia tecnicista.
Questão 3
Os movimentos sociais têm uma dimensão econômica,
social e política e são muito importantes para a educação não formal e a luta
dos trabalhadores para conquistar seus direitos. Levando em conta as ideias de
Gohn (1995 ) e (1997), e Siqueira (2011) sobre os movimentos sociais, Avalie as
afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Os movimentos sociais são frutos da vontade
coletiva e são agentes da luta pela liberdade, igualdade e justiça social.
II. Segundo Gohn (1995), os movimentos sociais
tradicionais surgiram a partir de inspiração das ideias marxistas que levaram a
classe trabalhadora brasileira a se organizar e lutar por sua emancipação.
Exemplos disso são os movimentos eclesiais de base e o movimento dos operários
paulistas em 1960.
III. Segundo Siqueira (2011), a partir dos movimentos
multiculturalistas e multipolíticos do período pós-guerra fria, surgiram novos
movimentos sociais como os movimentos das mulheres, dos jovens, os movimentos
contra a fome, o racismo e o preconceito, e contra a ecologia. Essa nova forma
de sociabilidade não tem o objetivo de contestar a sociedade de classes e, por
isso, elas não têm como pano de fundo as contradições do capitalismo.
IV. “Na década de 60 do século XX, Gohn caracteriza
os movimentos sociais como “baderneiros”, diferenciando-os dos “velhos”
movimentos sociais tradicionais.
V. Segundo Siqueira (2011), a causa da integração,
organização e busca de cada um desses novos movimentos sociais não está
descontextualizada da trama de relações sociais configurada pela lógica do
capital.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
II, IV.
b.
I, II e III.
c.
III.
d.
I, II e V.
Os movimentos sociais são frutos da vontade
coletiva e são agentes da luta pela liberdade, igualdade e justiça social.
Ainda segundo Gohn (1995), os movimentos sociais tradicionais surgiram a partir
de inspiração das ideias marxistas que levaram a classe trabalhadora brasileira
a se organizar e a lutar por sua emancipação. Gohn caracteriza esses movimentos
sociais como “tradicionais”, diferenciando-os dos “novos” movimentos
sociais.Segundo Siqueira (2011), a partir dos movimentos multiculturalistas
período pós-guerra fria, surgiram novos movimentos sociais como os movimentos
das mulheres, dos jovens os movimentos contra o racismo, a favor da ecologia.
Essas novas formas de sociabilidade não têm o objetivo de contestar a sociedade
de classes embora elas tenham como pano de fundo as contradições do
capitalismo. Segundo Siqueira (2011), a causa da integração, organização e
busca de cada um desses novos movimentos sociais não está descontextualizada da
trama de relações sociais configurada pela lógica do capital.
e.
I e IV.
Questão 4
Historicamente, a educação tem expressado
interesses históricos, políticos e sociais. Em 1964, a ditadura militar se
instalou implantando no Brasil um modelo de repressão e mudanças econômicas,
políticas e educacionais para favorecer a industrialização e a lógica do
capitalismo. Considerando o contexto, analise as alternativas sobre a concepção
pedagógica implementada durante a Ditadura Militar na educação escolar:
I. A Pedagogia Tecnicista se fundamenta no
behaviorismo e na lógica empresarial.
II. A Pedagogia Tecnicista tem como base a
eficiência, a eficácia na produtividade e controle de resultados, levando os
princípios da fábrica para a escola para formar e condicionar alunos (os
futuros trabalhadores) para que se adaptem à lógica fabril e às necessidades do
mercado.
III. A educação viveu um momento pacificador e
muito produtivo nas questões de cunho pedagógico, tendo em vista a autonomia
dos professores e gestores dessa época. O governo delegou as instituições de
ensino o poder destituído atualmente.
IV. Nessa perspectiva, a escola cumpriu um papel de
representar e reproduzir a ideologia dominante.
V. Nas décadas de 1970 e início dos anos 1980,
foram oferecidos cursos de treinamento e formação continuada para os
professores com o uso de recursos audiovisuais como TV e videocassete,
mimeógrafo, quadro de feltro, quadro de giz e flanelógrafo, entre outros.
É correto o que afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II e III.
b.
I, II, IV e V.
Elisane Fank explica que a concepção pedagógica
implementada durante a Ditadura Militar na educação escolar foi a Pedagogia
Tecnicista, que se fundamenta no behaviorismo e na lógica empresarial.
A Pedagogia Tecnicista tem como base a eficiência, a eficácia na produtividade
e controle de resultados, levando os princípios da fábrica para a escola para
formar e condicionar alunos (os futuros trabalhadores) para que se adaptem à
lógica fabril e às necessidades do mercado.Nessa perspectiva, a escola cumpriu
um papel de representar e reproduzir a ideologia dominante. Nas décadas de 1970
e início dos anos 1980, foram oferecidos cursos de treinamento e formação
continuada para os professores com o uso de recursos audiovisuais como TV e videocassete,
mimeógrafo, quadro valor lugar, quadro de giz e flanelógrafo, tendo como foco a
utilização desses recursos e não os conteúdos de ensino.Na Pedagogia
Tecnicista, mudanças no currículo escolar que acaba incorporando os princípios
de racionalidade, a eficiência, a eficácia na divisão do trabalho e controle de
resultados, na fragmentação e linearidade do currículo e da fragmentação do
tempo de aula em 50 minutos para cada disciplina. O período da Ditadura
Militar, como o próprio nome já diz, foi um período de imposições tanto para a
sociedade como para as instituições de ensino, dessa maneira a afirmativa III
esta incorreta.
c.
I, II e IV.
d.
Todas estão corretas.
e.
II, III e V.
Questão 5
Com base nas ideias defendidas no livro da
disciplina por Elisane Fank (2011) e nos conceitos de educação formal (escolar)
e educação não formal (não escolar) formulados por Trilla (2008), leia as
afirmativas abaixo sobre a Educação Formal e Não Formal e sua relação com a
EaD:
I. Segundo Trilla (2008), a educação formal
(escolar) possui um critério legal, administrativo, institucionalizado e um
sistema de ensino graduado.
II. A EaD, modalidade de Ensino a Distancia é
considerado educação informal tendo em vista que não necessita da presença do
aluno no espaço formal – escolar.
III. A EaD foi se institucionalizando ao longo do
tempo com a atribuição de graus e por ter esse caráter formador, legal e
hierarquizado. A EaD é uma modalidade formal de ensino embora aconteça fora do
espaço escolar.
IV. Trilla (2008) também ressalta que a educação
formal (escolar) é uma forma presencial e coletiva de ensino-aprendizagem.
V. Segundo Trilla (2008), a educação não formal precisa
da titulação de docentes e de estruturas rígidas, além de atribuição de graus.
É correto o que se afirma:
Escolha uma:
a.
Todas estão corretas.
b.
I, III e IV.
c.
I, II, III e IV.
d.
I e III.
e.
I, III e IV.
Questão 6
Um dos marcos históricos na promoção da igualdade
entre os seres humanos foi a Revolução Francesa, ocorrida em 1798. Ela se
baseou em três palavras-chave: liberdade, igualdade e fraternidade, e trouxe
mudanças não só para a França, mas para o mundo.
Dentro deste contexto, analise as seguintes afirmações:
I. A Revolução Francesa não trouxe igualdade para
todos,
PORQUE
II. Às mulheres não tinham os mesmos direitos que
os homens.
Em face destas afirmações, assinale a opção
correta:
Escolha uma:
a.
As duas afirmações são falsas.
b.
A primeira é uma afirmação falsa e a segunda é verdadeira.
c.
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda completa a primeira.
A Revolução Francesa trouxe a ideia de igualdade
apenas para os cidadãos do sexo masculino. Eles detinham o monopólio do mundo
político. Para as mulheres era reservado o mundo privado, o mundo do lar.
d.
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não tem relação com a
primeira.
e.
A primeira é uma afirmação verdadeira e a segunda é falsa.
Questão 7
Leia: “A educação sexual é dada primeiramente pela
família, seguindo estereótipos que são construções sociais de como o masculino
e o feminino são percebidos. Essas construções se fundamentam nas diferenças
biológicas e é dentro da família, primordialmente, que se dá essa
‘naturalização’ de um processo que é cultural” (LOPES, FARIAS, 2011, p. 37)
Interprete o fragmento acima e escolha a alternativa que representa a ideia das
autoras.
( ) As autoras explicam que a educação
sexual começa em casa. É neste meio que o menino aprende a ser homem e a
menina, mulher. Para elas esse tipo de ensino naturaliza a sexualidade enquanto
que isso é algo cultural.
( ) As autoras afirmam que educação
sexual é prejudicial quando acontece em famílias que concebem a sexualidade
como algo natural e não construído culturalmente.
( ) As autoras abordam que as
diferenças biológicas são essenciais para que a educação heterossexual se
consolide na vida de seus filhos.
( ) as autoras apreciam a atitude
de pais que abordam a educação sexual como algo limitado as diferenças
biológicas. Para elas, quem nasce com pênis é homem e, com vagina, é mulher.
Estes devem relacionar-se com pessoas do sexo oposto, natural, como desde o
início dos tempos.
( )As autoras afirmam que a
cultura dos pais em naturalizar as diferenças biológicas entre homens e
mulheres revelam um excelente educação sexual.
Escolha uma:
a.
F.F.V.V.
b.
F.V.V.F.
c.
V.V.F.F.
d.
F.V.V.F.
e.
V.F.F.F.
A educação familiar tradicional rompe com esse
posicionamento afirmando que ser homem ou mulher é natural e não
Durante muito tempo, o mundo do trabalho era
essencialmente masculino. Algumas concessões eram feitas às mulheres,
principalmente nas atividades que tivessem alguma correlação com a feminilidade,
como o magistério infantil.
Diante deste fato, analise as seguintes afirmações:
I. A maioria dos docentes na Educação Básica é do sexo feminino;
I. A maioria dos docentes na Educação Básica é do sexo feminino;
II. A maioria dos docentes no ensino superior é
masculina.
III. De modo geral, os salários dos homens são maiores
que os das mulheres.
IV.O sistema capitalista não trata os trabalhadores
e as trabalhadoras com igualdade.
Quanto às afirmações, estão corretas:
Escolha uma:
a.
As afirmações III e IV.
b.
As afirmações I e II.
c.
Todas as afirmações estão corretas.
A maioria dos professores da Educação Básica são
mulheres. Já no ensino superior a maioria é composta por homens, cujos salários
são mais altos que os das mulheres, numa clara demonstração da desigualdade de
gênero por parte do sistema capitalista.
d.
Apenas a afirmação II.
e.
Apenas a afirmação I.
Questão 9
A prática de discriminar uma pessoa em função de
seu sexo é denominada como:
Escolha uma:
a.
Sexologia.
b.
Sexismo.
“O sexismo é uma prática discriminatória em relação
a um dos sexos”.
c.
Racismo;
d.
Machismo.
e.
Xenofobia.
Questão 10
O preconceito e a discriminação é tão cruel que os
que sofrem disso chegam até mesmo esconder sua identidade. Sobre preconceito é
correto dizer que:
I. Preconceito é um conjunto de valores e crenças
estereotipadas que levam um indivíduo ou um grupo alimentar opiniões negativas
a respeito do outro;
II. Preconceito e racismo é a mesma coisa. Ela se
baseia em informações incorretas, incompletas e com ideias pré-concebidas.
III. Um tipo de preconceito mais frequente é o
racismo. Ela é baseada na ideia de que existem raças superiores (brancos) e
inferiores (negros).
Escolha uma:
a.
As sentenças I e III estão incorretas.
b.
As sentenças II e III estão corretas.
c.
As sentenças I e II estão corretas.
d.
As sentenças I e III estão corretas.
O preconceito existe pelas mais diversas diferenças
étnico-raciais, revelam violência simbólica e extingue a ideia de que todos são
iguais, pessoas de direitos e deveres comuns. O racismo é a mais frequente
forma de preconceito e existe desde a colonização do Brasil.
e.
As sentenças II e III estão incorretas.
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