segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil e Psicomotricidade - Exercícios de Fixação 1

Questão 1 - Pestalozzi pregou que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolverem habilidades naturais e inatas. Considerou que o ato de educar “deveria ocorrer em um ambiente o mais natural possível, num clima de disciplina estrita, mas amorosa, e pôr em ação o que a criança já possui dentro de si, contribuindo para o desenvolvimento do caráter infantil”.(OLIVEIRA, 2007, p. 66) Centrado nos princípios de tranquilidade, amor, segurança e afeto, de forma que se assemelhasse ao ambiente familiar, o ambiente escolar era considerado por ele como um ambiente ideal para a aprendizagem. Sobre as várias influências de Pestalozzi na educação, assinale a alternativa que corresponde aos benefícios dos professores:

I. A necessidade da formação do professor das crianças pequenas, uma vez que considerava a infância como um período bom para se ensinar boas maneiras do desenvolvimento humano.
II. O professor é o sábio que repassa o conhecimento organizado.
III. Formalizou procedimentos de treinamento para os mestres, levando em conta suas preocupações: a educação pelos sentidos e as atividades diversificadas, como artes, música, soletração, geografia, aritmética, linguagem oral e contato com a natureza.
IV. Preocupou-se com a educação terapêutica, partiu para as fases de desenvolvimento infantil e as diferenças individuais, preocupando-se com o corpo e o espírito do aluno e o seu processo de adaptação à vida social.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:

Tem o objetivo de fazer com que os acadêmicos possam refletir sobre os estudos de Pestalozzi, as sua influências de alcançaram, também, a formação dos professores, pois ele formalizou procedimentos de treinamento para os mestres, levando em conta suas preocupações: a educação pelos sentidos e as atividades diversificadas, como artes, música, soletração, geografia, aritmética, linguagem oral e contato com a natureza.

 
Questão 2 - Até o século XVII a sociedade não dava muita importância para as crianças. Devido às más condições de higiene e saúde, a mortalidade infantil alcançava níveis alarmantes nessa época, por isso a criança era vista como um ser ao qual não se podia apegar, pois a qualquer momento ela poderia deixar de existir. Com base nas informações acima, assinale a alternativa que melhor destaca o entendimento da infância pela sociedade na época a que se refere:
Escolha uma:

Na época a higiene não era prioridade principalmente para as crianças ficando estas mais vulneráveis a doenças sendo assim a mortalidade infantil era muito grande, por esse motivo os adultos não se apegavam muito as crianças, visto que corriam o risco de perdê-las, no caso de serem acometidas por alguma das doenças características da época. O entendimento da infância/ criança nesta época era considerado uma miniatura de adulto, tanto nas ações, quanto em seu desenvolvimento socioemocional.

 
Questão 3 - Considerado autor da racionalidade pedagógica moderna, Rousseau contrário à ideia de que a educação de crianças deveria ter como referência os interesses dos adultos, propôs que, em uma educação apropriada à faixa etária, as crianças deveriam ser incentivadas desde cedo a experimentar situações variáveis, de acordo com o ritmo de maturação. Dessa forma, chamou a atenção para as necessidades da criança em seus diferentes estágios de desenvolvimento. As propostas de Rousseau eram muitas e diferentes das praticadas pelas sociedades da época. Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre os elementos que ele propôs trabalhar com as crianças:
Escolha uma:

Tem o objetivo de fazer com que os acadêmicos possam refletir sobre os estudos de Rousseau, as propostas de Rousseau eram muitas e diferentes das praticadas pelas sociedades da época, propôs trabalhar com as crianças alguns elementos como: brinquedo, esporte, agricultura, uso de instrumentos de variados ofícios, linguagem, canto, aritmética e geometria.

 
Questão 4 - Observe a descrição a seguir: Combateu os métodos educacionais usados na época medieval, sendo o primeiro filósofo do qual se tem notícia que considerou os sentimentos das crianças. Costumava reagir à ideia de que a educação deveria ser autoritária usando a expressão: “Por que não se pode aprender brincando?” e é criador do conceito de que podemos e devemos ensinar tudo a todos, considerando, dessa forma, que todos os homens têm direito de conhecer e aprender sobre o mundo em que vivem. Tais considerações se referem a um dos principais pensadores que questionou como deveria acontecer a educação para as crianças. Marque a alternativa correta que informa a que autor se refere:
Escolha uma:

A descrição apresentada na questão, tem o objetivo de fazer com que os acadêmicos possam refletir sobre os estudos do pioneiro, Jan Amos Komenský conhecido como Comênius ou Comênio, combateu os métodos educacionais usados na época medieval, sendo o primeiro filósofo do qual se tem notícia que considerou os sentimentos das crianças.

 
Questão 5 - Muitos foram os pensadores que contribuíram com a Educação Infantil. Eles viveram num período histórico marcado por profundas transformações: o século XIX. Nesse período, a Europa estava vivendo o grande desenvolvimento das forças produtivas e avanços tecnológicos, bem como da consolidação da ideologia e da divisão social. Nesse processo, a educação tomou seu lugar de destaque na busca de transformação social. Analise os fundamentos abaixo, e relacione cada um dos pensadores (Maria Montessori, Fröebel, Pestalozzi e Rousseau) com as principais contribuições dos mesmos na teoria educacional:
I.Maria Montessori.
II.Fröebel.
III.Pestalozzi.
IV.Rousseau
( ) Criou um espaço especial, a primeira instituição com caráter educacional para crianças de Educação Infantil, chamada por ele de kindergarten (jardim de infância, em alemão).
( ) Propôs trabalhar com a criança alguns elementos, como: brinquedo, esporte, agricultura, uso de instrumentos de variados ofícios, linguagem, canto, aritmética e geometria
( ) Criou materiais coloridos, facilmente manipuláveis, pois defendia a ideia de que elas deveriam construir suas aprendizagens a partir do que existia em seus ambientes.
( ) Centrado nos princípios de tranquilidade, amor, segurança e afeto, de forma que se assemelhasse ao ambiente familiar, o ambiente escolar era considerado por ele como um ambiente ideal para a aprendizagem.
A alternativa correta é:
Escolha uma:

Tem o objetivo de fazer com que os acadêmicos possam refletir sobre os estudos de alguns dos principais pensadores que contribuíram com a Educação Infantil. Eles viveram num período histórico marcado por profundas transformações: o século XIX. Nesse período, a Europa estava vivendo o grande desenvolvimento das forças produtivas e avanços tecnológicos, bem como da consolidação da ideologia e da divisão social. Nesse processo, a educação tomou seu lugar de destaque na busca de transformação social. Maria Montessori:criou materiais coloridos, facilmente manipuláveis, pois defendia a ideia de que elas deveriam construir suas aprendizagens a partir do que existia em seus ambientes. Fröebel: criou um espaço especial, a primeira instituição com caráter educacional para crianças de Educação Infantil, chamada por ele de kindergarten(jardim de infância, em alemão). Pestalozzi: centrado nos princípios de tranquilidade, amor, segurança e afeto, de forma que se assemelhasse ao ambiente familiar, o ambiente escolar era considerado por ele como um ambiente ideal para a aprendizagem. Rousseau: propôs trabalhar com a criança alguns elementos, como: brinquedo, esporte, agricultura, uso de instrumentos de variados ofícios, linguagem, canto, aritmética e geometria.
 
Questão 6 - Maria Montessori, médica psiquiatra, iniciou seus estudos e trabalho com crianças deficientes mentais em uma clínica psiquiatra de Roma. Para essas crianças, criou materiais coloridos, facilmente manipuláveis, pois defendia a ideia de que elas deveriam construir suas aprendizagens a partir do que existia em seus ambientes. O sucesso foi imediato e é graças a ela até hoje, na Educação Infantil: a percepção de que as crianças, com materiais adequados e interessantes, respondem aos estímulos com rapidez e entusiasmo. A teoria de educação de Maria Montessori possui três princípios base, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:

Tem o objetivo de fazer com que os acadêmicos possam refletir sobre os estudos de Maria Montessori sua teoria de educação possui três princípios base: Individualidade, atividade e liberdade do aluno.A prioridade dos estudos dessa autora foram os anos iniciais do desenvolvimento infantil, o que a torna fundamental para a faixa etária de 0 a 6 anos. Para colocar em prática sua teoria, Montessori fundou sua primeira escola, na periferia de Roma, chamada Casa dei Bambini(Casa das Crianças). Questão 7 - Com a Constituição promulgada em 1988 surgiu uma visão diferente da que havia acerca do atendimento a crianças pequenas: opondo-se à visão tradicional e de período preparatório, a creche passou a ser reconhecida como uma instituição educativa, “um direito da família e um dever do Estado”.Com a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, trouxe a primeira grande atenção em relação à diferença da ideia de atendimento oferecido às crianças pequenas. Assinale a alternativa que corresponde a essa nova concepção da creche para a educação brasileira.
Escolha uma:

Com a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, trouxe a primeira grande atenção em relação à diferença da ideia de atendimento oferecido às crianças pequenas, graças a ela a creche passa a ter função educativa, que exige o planejamento de um currículo de atividades, o qual deverá considerar tanto o grau de desenvolvimento da criança, quanto os conhecimentos culturais básicos a serem por ela apropriados. Por essa e por tantas outras literaturas, nesse sentido, e pelas práticas educativas que estão se modificando em direção a ações educativas, percebe-se que está nascendo uma nova concepção acerca da Educação Infantil, que altera fundamentalmente a visão que se tinha antes sobre o atendimento a crianças pequenas. a atual lei reconhece-as por meio de suas necessidades e especificidades, destacando, ainda, a importância de práticas pedagógicas adequadas à faixa etária.

 
Questão 8 - Através da sua teoria de desenvolvimento humano não propriamente relacionada ao ambiente escolar, Jean Piaget ajudou a formar várias linhas educacionais atuais, na psicologia e na pedagogia. Sua teoria revolucionou nossa compreensão do crescimento mental do ser humano no campo do pensamento, da linguagem e da afetividade. Sobre as etapas de desenvolvimento infantil, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) Estágio sensório motor: mais ou menos de 0 a 2 anos – a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora.
( ) Estágio pré-operatório: mais ou menos de 2 a 6 anos – nessa etapa, a criança já não depende tanto de seu movimento e sensações, como no estágio anterior, e já distingue um significador (imagem, palavra ou símbolo) daquilo que ele significa (o objeto ausente), o significado.
( ) Estágio operatório concreto: mais ou menos dos 7 aos 11 anos – é capaz de ver a totalidade dos fatos por meio de diferentes ângulos.
( ) Estágio operatório formal: mais ou menos dos 12 anos em diante – ocorre o desenvolvimento das operações de raciocínio abstrato.
A alternativa correta é:
Escolha uma:

E sua teoria classificou o desenvolvimento infantil em 4 etapas sendo elas: Estágio sensório motor: mais ou menos de 0 a 2 anos – a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora. Estágio pré-operatório: mais ou menos de 2 a 6 anos – nessa etapa, a criança já não depende tanto de seu movimento e sensações, como no estágio anterior, e já distingue um significador (imagem, palavra ou símbolo) daquilo que ele significa (o objeto ausente), o significado. Estágio operatório concreto: mais ou menos dos 7 aos 11 anos – é capaz de ver a totalidade dos fatos por meio de diferentes ângulos. Estágio operatório formal: mais ou menos dos 12 anos em diante – ocorre o desenvolvimento das operações de raciocínio abstrato. O que se deve ter em mente é que todas as pessoas passam por todas essas fases em uma sequência. Portanto, nenhuma criança vai “pular de fase”, mas pode demorar mais ou menos tempo em cada uma dela, dependendo dos estímulos e desafios a que for submetida.

 
Questão 9 - “A psicomotricidade integra _________________ e _______________, de modo a permitir que a criança perceba o seu corpo, domine os seus movimentos e melhore a sua expressão corporal.”
Quais palavras completam corretamente a frase acima?
Escolha uma:

Fonseca (1988) afirma que a psicomotricidade integra mente e corpo, de modo a permitir que a criança perceba o seu corpo, domine os seus movimentos e melhore a sua expressão corporal.

 
Questão 10 - Na virada para a década de 1880, Rui Barbosa envolveu-se na questão da reforma do ensino. O ensino primário estava praticamente abandonado pelas autoridades e a massa da população continuava analfabeta, sem perspectivas de obter qualquer tipo de educação. Foi então que o professor Leôncio Carvalho enviou a Câmara o projeto de reforma educacional, durante o Período Imperial, no qual, encontra-se a primeira referência oficial à pré-escola no Brasil. Nessa época, Rui Barbosa, parlamentar, ficou responsável por relatar sobre esse projeto na Câmara, o qual após quatro anos de estudo, emitiu dois pareceres a respeito da reforma; sendo que em um deles o parlamentar penetrava nos problemas da organização e administração escolar, defendia a instalação de "jardins de crianças" - os atuais jardins de infância - e educação para ambos os sexos no plano moral, religioso, técnico e artístico. Nesses documentos contêm uma apreciação sobre a metodologia dos jardins de infância. Neles, empregou expressões utilizadas até hoje, como:
Escolha uma:

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