Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil e Psicomotricidade - Exercícios de Fixação 1
Questão 1 - Pestalozzi
pregou que a função principal do ensino é levar as crianças a
desenvolverem habilidades naturais e inatas. Considerou que o ato de
educar “deveria ocorrer em um ambiente o mais natural possível, num
clima de disciplina estrita, mas amorosa, e pôr em ação o que a criança
já possui dentro de si, contribuindo para o desenvolvimento do caráter
infantil”.(OLIVEIRA, 2007, p. 66) Centrado nos princípios de
tranquilidade, amor, segurança e afeto, de forma que se assemelhasse ao
ambiente familiar, o ambiente escolar era considerado por ele como um
ambiente ideal para a aprendizagem.
Sobre as várias influências de Pestalozzi na educação, assinale a
alternativa que corresponde aos benefícios dos professores:
I. A necessidade da formação do professor das crianças pequenas, uma
vez que considerava a infância como um período bom para se ensinar boas
maneiras do desenvolvimento humano.
II. O professor é o sábio que repassa o conhecimento organizado.
III. Formalizou procedimentos de treinamento para os mestres, levando
em conta suas preocupações: a educação pelos sentidos e as atividades
diversificadas, como artes, música, soletração, geografia, aritmética,
linguagem oral e contato com a natureza.
IV. Preocupou-se com a educação terapêutica, partiu para as fases de
desenvolvimento infantil e as diferenças individuais, preocupando-se com
o corpo e o espírito do aluno e o seu processo de adaptação à vida
social. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
Tem
o objetivo de fazer com que os acadêmicos possam refletir sobre os
estudos de Pestalozzi, as sua influências de alcançaram, também, a
formação dos professores, pois ele formalizou procedimentos de
treinamento para os mestres, levando em conta suas preocupações: a
educação pelos sentidos e as atividades diversificadas, como artes,
música, soletração, geografia, aritmética, linguagem oral e contato com a
natureza.
Questão 2 - Até
o século XVII a sociedade não dava muita importância para as crianças.
Devido às más condições de higiene e saúde, a mortalidade infantil
alcançava níveis alarmantes nessa época, por isso a criança era vista
como um ser ao qual não se podia apegar, pois a qualquer momento ela
poderia deixar de existir. Com base nas informações acima, assinale a
alternativa que melhor destaca o entendimento da infância pela sociedade
na época a que se refere:
Escolha uma:
Na
época a higiene não era prioridade principalmente para as crianças
ficando estas mais vulneráveis a doenças sendo assim a mortalidade
infantil era muito grande, por esse motivo os adultos não se apegavam
muito as crianças, visto que corriam o risco de perdê-las, no caso de
serem acometidas por alguma das doenças características da época. O
entendimento da infância/ criança nesta época era considerado uma
miniatura de adulto, tanto nas ações, quanto em seu desenvolvimento
socioemocional.
Questão 3 - Considerado
autor da racionalidade pedagógica moderna, Rousseau contrário à ideia
de que a educação de crianças deveria ter como referência os interesses
dos adultos, propôs que, em uma educação apropriada à faixa etária, as
crianças deveriam ser incentivadas desde cedo a experimentar situações
variáveis, de acordo com o ritmo de maturação. Dessa forma, chamou a
atenção para as necessidades da criança em seus diferentes estágios de
desenvolvimento. As propostas de Rousseau eram muitas e diferentes das
praticadas pelas sociedades da época.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre os elementos que ele
propôs trabalhar com as crianças:
Escolha uma:
a. O uso de cópias e desenhos prontos.
b. O uso da memória e a rígida disciplina.
c. Brinquedo, esporte, agricultura, uso de instrumentos de variados ofícios, linguagem, canto, aritmética e geometria.
Tem
o objetivo de fazer com que os acadêmicos possam refletir sobre os
estudos de Rousseau, as propostas de Rousseau eram muitas e diferentes
das praticadas pelas sociedades da época, propôs trabalhar com as
crianças alguns elementos como: brinquedo, esporte, agricultura, uso de
instrumentos de variados ofícios, linguagem, canto, aritmética e
geometria.
d. A criança era considerada uma miniatura de adulto.
e. Desenvolveu o método para trabalhar com crianças excepcionais. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Questão 4 - Observe
a descrição a seguir: Combateu os métodos educacionais usados na época
medieval, sendo o primeiro filósofo do qual se tem notícia que
considerou os sentimentos das crianças. Costumava reagir à ideia de que a
educação deveria ser autoritária usando a expressão: “Por que não se
pode aprender brincando?” e é criador do conceito de que podemos e
devemos ensinar tudo a todos, considerando, dessa forma, que todos os
homens têm direito de conhecer e aprender sobre o mundo em que vivem.
Tais considerações se referem a um dos principais pensadores que
questionou como deveria acontecer a educação para as crianças.
Marque a alternativa correta que informa a que autor se refere:
Escolha uma:
a. Jean Jacques Rousseau (1712-1778).
b. Maria Montessori (1870- 1952).
c. Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827).
d. Jan Amos Komenský (1592-1670) –em português conhecido como Comênius ou Comênio.
A
descrição apresentada na questão, tem o objetivo de fazer com que os
acadêmicos possam refletir sobre os estudos do pioneiro, Jan Amos
Komenský conhecido como Comênius ou Comênio, combateu os métodos
educacionais usados na época medieval, sendo o primeiro filósofo do qual
se tem notícia que considerou os sentimentos das crianças.
e. Fröbel (1782-1852). ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Questão 5 - Muitos
foram os pensadores que contribuíram com a Educação Infantil. Eles
viveram num período histórico marcado por profundas transformações: o
século XIX. Nesse período, a Europa estava vivendo o grande
desenvolvimento das forças produtivas e avanços tecnológicos, bem como
da consolidação da ideologia e da divisão social. Nesse processo, a
educação tomou seu lugar de destaque na busca de transformação social.
Analise os fundamentos abaixo, e relacione cada um dos pensadores (Maria
Montessori, Fröebel, Pestalozzi e Rousseau) com as principais
contribuições dos mesmos na teoria educacional:
I.Maria Montessori.
II.Fröebel.
III.Pestalozzi.
IV.Rousseau
( ) Criou um espaço especial, a primeira instituição com caráter
educacional para crianças de Educação Infantil, chamada por ele de
kindergarten (jardim de infância, em alemão).
( ) Propôs trabalhar com a criança alguns elementos, como:
brinquedo, esporte, agricultura, uso de instrumentos de variados
ofícios, linguagem, canto, aritmética e geometria
( ) Criou materiais coloridos, facilmente manipuláveis, pois
defendia a ideia de que elas deveriam construir suas aprendizagens a
partir do que existia em seus ambientes.
( ) Centrado nos princípios de tranquilidade, amor, segurança e
afeto, de forma que se assemelhasse ao ambiente familiar, o ambiente
escolar era considerado por ele como um ambiente ideal para a
aprendizagem.
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. III, II, IV e I.
b. IV, I, III e II.
c. I, III, IV e II.
d. II, IV, I e III.
Tem
o objetivo de fazer com que os acadêmicos possam refletir sobre os
estudos de alguns dos principais pensadores que contribuíram com a
Educação Infantil. Eles viveram num período histórico marcado por
profundas transformações: o século XIX. Nesse período, a Europa estava
vivendo o grande desenvolvimento das forças produtivas e avanços
tecnológicos, bem como da consolidação da ideologia e da divisão social.
Nesse processo, a educação tomou seu lugar de destaque na busca de
transformação social. Maria Montessori:criou materiais coloridos,
facilmente manipuláveis, pois defendia a ideia de que elas deveriam
construir suas aprendizagens a partir do que existia em seus ambientes.
Fröebel: criou um espaço especial, a primeira instituição com caráter
educacional para crianças de Educação Infantil, chamada por ele de
kindergarten(jardim de infância, em alemão). Pestalozzi: centrado nos
princípios de tranquilidade, amor, segurança e afeto, de forma que se
assemelhasse ao ambiente familiar, o ambiente escolar era considerado
por ele como um ambiente ideal para a aprendizagem. Rousseau: propôs
trabalhar com a criança alguns elementos, como: brinquedo, esporte,
agricultura, uso de instrumentos de variados ofícios, linguagem, canto,
aritmética e geometria.
e. I, II, III e IV.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Questão 6 - Maria
Montessori, médica psiquiatra, iniciou seus estudos e trabalho com
crianças deficientes mentais em uma clínica psiquiatra de Roma. Para
essas crianças, criou materiais coloridos, facilmente manipuláveis, pois
defendia a ideia de que elas deveriam construir suas aprendizagens a
partir do que existia em seus ambientes. O sucesso foi imediato e é
graças a ela até hoje, na Educação Infantil: a percepção de que as
crianças, com materiais adequados e interessantes, respondem aos
estímulos com rapidez e entusiasmo.
A teoria de educação de Maria Montessori possui três princípios base,
assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Jogos coletivos, memorização e individualidade.
b. Repetição, memorização e trabalho em conjunto.
c. Linguagem oral, coordenação motora e canto.
d. Individualidade, memorização e repetição.
e. Individualidade, atividade e liberdade do aluno.
Tem
o objetivo de fazer com que os acadêmicos possam refletir sobre os
estudos de Maria Montessori sua teoria de educação possui três
princípios base: Individualidade, atividade e liberdade do aluno.A
prioridade dos estudos dessa autora foram os anos iniciais do
desenvolvimento infantil, o que a torna fundamental para a faixa etária
de 0 a 6 anos. Para colocar em prática sua teoria, Montessori fundou sua
primeira escola, na periferia de Roma, chamada Casa dei Bambini(Casa
das Crianças). -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------Questão 7 - Com
a Constituição promulgada em 1988 surgiu uma visão diferente da que
havia acerca do atendimento a crianças pequenas: opondo-se à visão
tradicional e de período preparatório, a creche passou a ser reconhecida
como uma instituição educativa, “um direito da família e um dever do
Estado”.Com a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, trouxe a primeira
grande atenção em relação à diferença da ideia de atendimento oferecido
às crianças pequenas. Assinale a alternativa que corresponde a essa
nova concepção da creche para a educação brasileira.
Escolha uma:
a. Ambientes que tinham por função cuidar dos problemas dos pobres e existiam na medida da necessidade da economia agrária.
b. Instituição que guarda e abriga crianças pequenas rebeldes consideradas desnecessárias para a sociedade atual.
c.
Passa a ter função educativa, que exige o planejamento de um currículo
de atividades, o qual deverá considerar tanto o grau de desenvolvimento
da criança, quanto os conhecimentos culturais básicos a serem por ela
apropriados.
Com
a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, trouxe a primeira grande
atenção em relação à diferença da ideia de atendimento oferecido às
crianças pequenas, graças a ela a creche passa a ter função educativa,
que exige o planejamento de um currículo de atividades, o qual deverá
considerar tanto o grau de desenvolvimento da criança, quanto os
conhecimentos culturais básicos a serem por ela apropriados. Por essa e
por tantas outras literaturas, nesse sentido, e pelas práticas
educativas que estão se modificando em direção a ações educativas,
percebe-se que está nascendo uma nova concepção acerca da Educação
Infantil, que altera fundamentalmente a visão que se tinha antes sobre o
atendimento a crianças pequenas. a atual lei reconhece-as por meio de
suas necessidades e especificidades, destacando, ainda, a importância de
práticas pedagógicas adequadas à faixa etária.
d. Escola voltada para meninos que tinha como objetivo ensinamentos militares.
e. Sua função era organizar seu espaço e seu cotidiano em função de alimentar, higienizar e dar segurança física às crianças. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Questão 8 - Através
da sua teoria de desenvolvimento humano não propriamente relacionada ao
ambiente escolar, Jean Piaget ajudou a formar várias linhas
educacionais atuais, na psicologia e na pedagogia. Sua teoria
revolucionou nossa compreensão do crescimento mental do ser humano no
campo do pensamento, da linguagem e da afetividade. Sobre as etapas de
desenvolvimento infantil, marque V para as sentenças verdadeiras e F
para as falsas.
( ) Estágio sensório motor: mais ou menos
de 0 a 2 anos – a atividade intelectual da criança é de natureza
sensorial e motora. ( ) Estágio pré-operatório: mais ou
menos de 2 a 6 anos – nessa etapa, a criança já não depende tanto de seu
movimento e sensações, como no estágio anterior, e já distingue um
significador (imagem, palavra ou símbolo) daquilo que ele significa (o
objeto ausente), o significado. ( ) Estágio operatório
concreto: mais ou menos dos 7 aos 11 anos – é capaz de ver a totalidade
dos fatos por meio de diferentes ângulos. ( ) Estágio
operatório formal: mais ou menos dos 12 anos em diante – ocorre o
desenvolvimento das operações de raciocínio abstrato. A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. V – V – V - V.
E
sua teoria classificou o desenvolvimento infantil em 4 etapas sendo
elas: Estágio sensório motor: mais ou menos de 0 a 2 anos – a atividade
intelectual da criança é de natureza sensorial e motora. Estágio
pré-operatório: mais ou menos de 2 a 6 anos – nessa etapa, a criança já
não depende tanto de seu movimento e sensações, como no estágio
anterior, e já distingue um significador (imagem, palavra ou símbolo)
daquilo que ele significa (o objeto ausente), o significado. Estágio
operatório concreto: mais ou menos dos 7 aos 11 anos – é capaz de ver a
totalidade dos fatos por meio de diferentes ângulos. Estágio operatório
formal: mais ou menos dos 12 anos em diante – ocorre o desenvolvimento
das operações de raciocínio abstrato. O que se deve ter em mente é que
todas as pessoas passam por todas essas fases em uma sequência.
Portanto, nenhuma criança vai “pular de fase”, mas pode demorar mais ou
menos tempo em cada uma dela, dependendo dos estímulos e desafios a que
for submetida.
b. V – V – F – V.
c. F –F –V – F.
d. V – F – V - F.
e. V - F – V – V. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Questão 9 - “A
psicomotricidade integra _________________ e _______________, de modo a
permitir que a criança perceba o seu corpo, domine os seus movimentos e
melhore a sua expressão corporal.”
Quais palavras completam corretamente a frase acima?
Escolha uma:
a. Complexidade e integração.
b. Membros e coração.
c. Necessidades e Potencialidades.
d. Mente e corpo.
Fonseca
(1988) afirma que a psicomotricidade integra mente e corpo, de modo a
permitir que a criança perceba o seu corpo, domine os seus movimentos e
melhore a sua expressão corporal.
e. Desenvolvimento e emoção. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Questão 10 - Na
virada para a década de 1880, Rui Barbosa envolveu-se na questão da
reforma do ensino. O ensino primário estava praticamente abandonado
pelas autoridades e a massa da população continuava analfabeta, sem
perspectivas de obter qualquer tipo de educação. Foi então que o
professor Leôncio Carvalho enviou a Câmara o projeto de reforma
educacional, durante o Período Imperial, no qual, encontra-se a primeira
referência oficial à pré-escola no Brasil. Nessa época, Rui Barbosa,
parlamentar, ficou responsável por relatar sobre esse projeto na Câmara,
o qual após quatro anos de estudo, emitiu dois pareceres a respeito da
reforma; sendo que em um deles o parlamentar penetrava nos problemas da
organização e administração escolar, defendia a instalação de "jardins
de crianças" - os atuais jardins de infância - e educação para ambos os
sexos no plano moral, religioso, técnico e artístico. Nesses documentos
contêm uma apreciação sobre a metodologia dos jardins de infância.
Neles, empregou expressões utilizadas até hoje, como:
Escolha uma:
a. “atividade livre da criança” e “espontaneidade de ação”.
b. “currículo orientado para a primeira infância” e “respeito à espontaneidade infantil”.
c. “atividades alienadoras para as crianças” e “total controle das ações”.
d. “atividades orientadas para as crianças” e “controle de ações”.
e. ” atividades orientadas para as crianças” e “espontaneidade de linguagem”.
amei posta mais
ResponderExcluirgostei muito tudo o que estou aprendendo muito legal !!!!
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluirAmei posta mais
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