Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e
Geografia
Questão 1
É
comum a associação do uso deste recurso tecnológico como método tradicional.
Entretanto, considerando o que abordamos sobre o conceito de tecnologia, ou
seja, que a tecnologia educacional está na ação do professor e não no objeto, o
uso desse recurso será tradicional ou não, de acordo com a utilização que o
professor fizer, é imprescindível para fazer desenhos ou esquemas como forma de
favorecer o diálogo entre professor e educando, tendo em vista possibilitar a
apropriação de conceitos. Sendo assim, marque a alternativa que destaca o
recurso tecnológico de acordo com o conceito acima.
Escolha
uma:
a.
Retroprojetor e transparências.
Entretanto,
considerando o que abordamos sobre o conceito de tecnologia, ou seja, que a
tecnologia educacional está na ação do professor e não no objeto, o uso desse
recurso será tradicional ou não, de acordo com a utilização que o professor fizer
dele. O quadro de giz é imprescindível para fazer desenhos ou esquemas como
forma de favorecer o diálogo entre professor e educando, tendo em vista
possibilitar a apropriação de conceitos. Embora possam ser utilizados recursos
tecnológicos, como ilustrações, esquemas, fotografias e slides, durante o
encaminhamento do trabalho podem surgir questionamentos ou observações inéditas
por parte dos alunos e, nesse caso, o professor pode aproveitar o quadro para
desenhar ou esquematizar respostas a essas colocações.
b.
Globo terrestre
c.
Quadro de giz
d.
Mapa mural e atlas
e. Livros didáticos de geografia
Feedback
A
resposta correta é: Quadro de giz.
Questão 2
Texto da questão
O que
se entende por tecnologia? E quais suas contribuições para o ensino de geografia?
Ao pronunciar a palavra tecnologia, nos referimos a máquinas e equipamentos,
analisados nessa perspectiva, os aparelhos, máquinas, equipamentos, entre
outros, são apenas produtos da tecnologia. A aplicação de recursos tecnológicos
aos processos de ensino e aprendizagem de geografia na Educação Infantil e nos
anos iniciais do Ensino Fundamental requer que o professor desse nível de
ensino considere aspectos do espaço de vivências dos educandos que já são
percebidos por eles, como determinados tipos de poluição e suas causas,
contrastes entre pobreza e riqueza, enfim, a maneira como os seres humanos
desse lugar interagem com a natureza, a fim de atender a determinadas
necessidades e interesses. De acordo com Vargas (1994), a tecnologia pode ser
definida como “um saber fazer baseado em teoria e experimentação científica”.
Com relação a esta temática, assinale as alternativas verdadeiras com V e as
falsas com F onde Gama (1986) aponta o que não é tecnologia:
( ) É
um processo que tem continuidade, que passa por modificações e
aperfeiçoamentos. E desse processo resultam, então, os recursos tecnológicos;
( )
um conjunto de técnicas ou de todas as técnicas, e nem é uma sofisticação da
técnica;
( ) a
maneira como os homens fazem as coisas porque, em primeiro lugar, não se
distingue técnica de tecnologia e, em segundo, há muitas coisas que os homens
fazem que são técnicas;
( ) o
conjunto de ferramentas, máquinas, aparelhos ou dispositivos quer mecânicos,
quer eletrônicos, quer manuais ou automáticos.
Assinale
a alternativa correta:
Escolha uma:
a. F, F, F, F.
b. V, V, V, V.
c. F, V, V, V.
d. V, F, V, F.
A tecnologia não é um conjunto de
técnicas ou de todas técnicas, e nem é uma sofisticação da técnica. A
tecnologia não é a “maneira como os homens fazem as coisas” porque, em primeiro
lugar, não se distingue técnica de tecnologia e, em segundo, há muitas coisas
que os homens fazem que são técnicas. A tecnologia não é o conjunto de
ferramentas, máquinas, aparelhos ou dispositivos quer mecânicos, quer
eletrônicos, quer manuais ou automáticos. A tecnologia não é o conjunto de
invenções ou qualquer uma delas individualmente. O avião não é uma tecnologia,
como não o é o rádio, o radar ou a televisão, muito embora seja esta a acepção
mais difundida em marketing.
e. V,
V, V, F.
Feedback
A
resposta correta é: F, V, V, V..
Questão 3
Texto da questão
O
potencial de contribuição do computador para os processos de ensino e
aprendizagem de geografia consiste na sua interatividade. Em um mesmo
equipamento temos recursos de cores, sons, imagens estáticas e em movimento, ou
seja, ele é multissensorial, interativo e intuitivo. Esse potencial decorre,
também, da sua característica de meio de comunicação. Na escola, o computador
permite a interatividade entre os educandos e o professor e, também,
intercâmbios com alunos de outras escolas. Ao se referirem ao uso do computador
no ensino. Oliveira et al (2001) afirmam que “se adequadamente usado, torna-se
um instrumento capaz de favorecer a reflexão do aluno, viabilizando a sua
interação ativa com determinado conteúdo de uma disciplina”. Os autores
destacam, ainda, o potencial de contribuição do computador para o ensino de
geografia por meio da utilização de softwares educacionais, por exemplo, os
softwares educacionais podem ser aplicados no trabalho com fenômenos
geográficos difíceis de serem observados diretamente, como um terremoto, uma
erupção vulcânica ou no desenvolvimento de conceitos complexos, como o ciclo
hidrológico, ciclo das rochas, alfabetização cartográfica, etc. Sobre os
fundamentos apresentados, assinale as alternativas verdadeiras com V e as
falsas com F em que Oliveira et al. (2001) destacam alguns parâmetros que podem
servir de orientação do professor na escolha de um software educacional.
( ) O
software precisa apresentar uma clara definição de uma Proposta pedagógica que
embasa o trabalho;
( )
Apresentar como finalidade didática a construção de conhecimentos relacionados
ao currículo escolar;
( )
interação entre educando (ou educandos) e software, mediada pelo professor;
( )
facilidade de uso, ou seja, o software não pode exigir do educando
conhecimentos técnicos. Precisa permitir que qualquer usuário seja capaz de
desenvolver suas atividades.
Assinale
a alternativa correta:
Escolha uma:
a. F, F, F, V.
b. V, F, V, F.
c. F, V, F, V.
d. V, V, V, V.
Destacam alguns parâmetros que podem
servir de orientação do professor na escolha de um software educacional. O
software precisa apresentar uma clara definição de uma proposta pedagógica que
embasa o trabalho. Apresentar como finalidade didática a construção de
conhecimentos relacionados ao currículo escolar. Interação entre educando (ou
educandos) e software, mediada pelo professor. Facilidade de uso, ou seja, o
software não pode exigir do educando conhecimentos técnicos. Precisa permitir
que qualquer usuário seja capaz de desenvolver suas atividades.
e. V,
V, F, F.
Feedback
A
resposta correta é: V, V, V, V..
Questão 4
Texto da questão
Os
pocessos de ensino e aprendizagem de geografia requerem a aplicação de diversos
recursos tecnológicos. Ela é imprescindível como forma de possibilitar ao
educando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e o entendimento do espaço
e do tempo em que vive, para neles agir de maneira consciente. A aplicação de recursos
tecnológicos é facilitada quando eles estão reunidos e disponíveis sem
burocracia para uso do professor e dos educandos. Destacamos, assim, a
importância da sala ambiente ou laboratório de geografia, uma vez que, para a
participação ativa dos alunos nos processos de ensino e aprendizagem, faz-se
necessário que observem, descrevam, utilizem mapas, globos, amostras e vários
outros recursos tecnológicos. Do contrário, além das dificuldades postas pelo
transporte desses recursos pelo professor, em muitos casos a burocracia
administrativa dificulta e até impede sua utilização. Sobre os recursos
tecnológicos apresentados, analise cada alternativa e assinale (V) para as que
julgar verdadeiras e (F) para as falsas, no que diz respeito aos recursos que
uma sala ambiente ou laboratório de geografia deve conter:
(
) Amplo mural para avisos ou exposição de textos, poemas, cartazes ou outros
trabalhos realizados pelos educandos;
(
) Desenho de uma rosa dos ventos no chão, no centro da sala, para
auxiliar o trabalho com mapas ou outras atividades práticas;
(
) Fácil acesso ao pátio para a realização de observações diretas, ou aos
arredores da escola;
(
) Amplo quadro de giz e telas de projeções e cortinas de escurecimento.
Assinale
a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V, V, F, F
b. V, V, V, V
c. F, F, V, V.
d. V, F, V, F
Sugerimos que uma sala ambiente ou
laboratório de geografia contenha os recursos explicitados a seguir. Mesas que
possibilitem aos alunos o trabalho com o livro-texto, atlas, mapas ou cadernos,
acompanhadas de cadeiras individuais e dispostas em círculo. Elas devem ser
organizadas de maneira a deixar no centro desse ambiente espaço para interação
entre os educandos, apresentação de trabalho, realização de experimentos,
debates, etc. Amplo quadro de giz e telas de projeções e cortinas de
escurecimento. Retroprojetor e datashow. Estantes para guardar trabalhos
realizados pelos educandos, amostras coletadas em aula de campo, sendo algumas
com gavetas para armazenar recursos, como transparências, slides, etc. Armários
para guardar livros, revistas, fitas de vídeo, coleções multimídia, recursos
didáticos, etc., além de mapoteca. No caso de armazenamento de recursos
didáticos, é importante que não se permita ao educando vê-los, pois isso
diminui a sensação de novidade. Instalação de água com pia ou tanque para
realização de trabalhos práticos, limpezas de materiais, etc. Fácil acesso ao
pátio para a realização de observações diretas, ou aos arredores da escola.
Desenho de uma rosa dos ventos no chão, no centro da sala, para auxiliar o
trabalho com mapas ou outras atividades práticas. Amplo mural para avisos ou
exposição de textos, poemas, cartazes ou outros trabalhos realizados pelos
educandos.
e. F,
V, V, F
Feedback
A
resposta correta é: V, V, V, V.
Questão 5
Texto da questão
O trabalho com determinados conceitos
geográficos, a representação de suas características reais torna-se
fundamental, o que pode ser viabilizado por meio da utilização das fotografias.
As diferenças nas paisagens de um determinado lugar, por exemplo, são
evidenciadas por meio de uma sequência de fotografias. A fotografia constitui
um estímulo visual imediato, por isso é importante que seja uma novidade para
que incite no educando a curiosidade. Dessa forma, a fotografia apresenta uma
contribuição significativa para:
Escolha uma:
a. Aproximar mais dos contornos e das
formas da Terra, como acontece com o planisfério ou mapa-múndi.
b. O desenvolvimento de habilidades de
observação, descrição e análise dos elementos nelas representados.
Comentário: O professor poderá
problematizar o trabalho fazendo perguntas instigantes, de forma a levar a
criança à interpretação dos elementos representados nas fotografias, bem como à
troca de informações com seus colegas. Dessa forma, a apropriação de conceitos
é facilitada pela combinação de fotografias e da interação social entre os
educandos.
c. Desenvolver no educando a habilidade
de localizar municípios, estados, países, continentes, oceanos e mares.
d. Permite a combinação de dados representados
em duas ou mais representações cartográficas.
e.
Aproximar de sua forma real e constituir recursos que podem ser utilizados em
todas as disciplinas escolares.
Feedback
A
resposta correta é: O desenvolvimento de habilidades de observação, descrição e
análise dos elementos nelas representados..
Questão 6
Texto da questão
Gama
(1986, p. 205), procurando esclarecer alguns conceitos, aponta o que não é
tecnologia. Considerando as ideias de Gama a respeito do que não é tecnologia,
avalie as afirmações a seguir.
I. Um
conjunto de técnicas ou de todas as técnicas, e nem é uma sofisticação da
técnica [...].
II.Maneira
como os homens fazem as coisas” porque, em primeiro lugar, não se distingue
técnica de tecnologia e, em segundo, há muitas coisas que os homens fazem que
são técnicas.
III.Conjunto
de ferramentas, máquinas, aparelhos ou dispositivos quer mecânicos, quer
eletrônicos, quer manuais ou automáticos.
IV.Conjunto
de invenções ou qualquer uma delas individualmente. O avião não é uma tecnologia,
como não o é o rádio, o radar ou a televisão, muito embora seja esta a acepção
mais difundida em marketing.
É
correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II, III e IV;
b. I, IV
c. I, II e III;
Comentário: Com os esclarecimentos do autor,
evidenciamos que a tecnologia não é somente o objeto, ou seja, neste contexto,
na aplicação dos recursos tecnológicos aos processos de ensino e aprendizagem
de geografia, por exemplo, se vinculássemos a tecnologia aos aparelhos e ao seu
manuseio técnico estaríamos valorizando mais os aparelhos do que os processos
que a eles deram origem.
d. I, II, III e IV;
e.
III e IV;
Feedback
A
resposta correta é: I, II, III e IV;.
Questão 7
Texto da questão
No
que diz respeito à geografia, a mídia possibilita ao educando conhecer
paisagens e vivências de outras localidades e aprofundar as mediações de seu
lugar com o mundo, relacionando o que acontece em nível local com o global,
além de reconstituir cenários históricos, pode também induzir determinados
modos de pensamento e atitudes. Assim, é necessário que o professor auxilie o
educando na leitura das “entrelinhas” das notícias, reportagens e outras
situações apresentadas por esses meios, desenvolvendo, assim, o pensamento
crítico. Caso contrário, a simples utilização dos meios de comunicação de massa
nos processos de ensino e aprendizagem de geografia e história podem reforçar
ideologias, preconceitos, estereótipos e visões do senso comum. Napolitano
(2004) destaca alguns pontos essenciais a serem considerados quanto ao uso dos
meios de comunicação de massa. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e
a relação proposta entre elas.
Exposição do educando ao meio de comunicação a ser utilizado, nessa fase, é importante explorar as ideias centrais e reconhecimentos dos códigos básicos utilizados, como tema, textos, imagens, cenários, local, entre outros, além do tipo de mídia: informativo, documentário, crônica, telejornal, seriados, etc.
Exposição do educando ao meio de comunicação a ser utilizado, nessa fase, é importante explorar as ideias centrais e reconhecimentos dos códigos básicos utilizados, como tema, textos, imagens, cenários, local, entre outros, além do tipo de mídia: informativo, documentário, crônica, telejornal, seriados, etc.
PORQUE
Após
a análise do discurso, é importante que o professor instigue os educandos a
refletir e a se posicionar sobre eles.
Escolha uma:
a. As duas são alternativas verdadeiras
e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
refere-se ao primeiro contato do educando
com o recurso tecnológico em questão. Nessa fase, é importante explorar as
ideias centrais e reconhecimentos dos códigos básicos utilizados, como tema,
textos, imagens, cenários, local, entre outros, além do tipo de mídia:
informativo, documentário, crônica, telejornal, seriados, etc. Análise do
discurso: após a exposição e constatação das características principais,
procura-se analisar as mensagens nele explícitas e implícitas. Nessa fase, é
importante o confronto com outros do mesmo gênero. Assim, é possível apontar as
diferenças entre pontos de vista e abordagens e identificar opiniões
ideológicas, linguagens, contradições, valores, etc. Análise crítica: após a
análise do discurso, é importante que o professor instigue os educandos a
refletir e a se posicionar sobre eles. Sistematização e vínculos aos conceitos:
é importante que o educando registre, individualmente ou em grupos, seu
posicionamento quanto ao conteúdo veiculado pelo meio de comunicação com o qual
está sendo desenvolvido o trabalho.
b. A primeira é uma alternativa
verdadeira e, a segunda, falsa.
c. As duas são alternativas verdadeiras,
mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d. A segunda é verdadeira e não
complementa a primeira alternativa.
e. A
primeira é uma alternativa falsa e, a segunda, verdadeira.
Feedback
A resposta
correta é: As duas são alternativas verdadeiras, mas a segunda não é uma
justificativa correta da primeira..
Questão 8
Texto da questão
O globo terrestre é a representação da
Terra que mais se aproxima de sua forma real e constitui um recurso que pode
ser utilizado em todas as disciplinas escolares. Portanto, no ensino da
geografia, é fundamental para o trabalho com o desenvolvimento de conceitos
relacionados à localização de continentes, oceanos, mares, países e paralelos e
meridianos principais. Os globos terrestres mais comuns são aqueles que
representam a divisão política dos países, porém, há também aqueles que
relacionam os aspectos físicos e sua distribuição pela superfície do Planeta.
Conforme contexto acima, o que é importante que o professor trabalhe com seus
alunos através do globo terrestre? Escolha uma das opções apresentadas a seguir
para responder à questão levantada, no enunciado.
Escolha uma:
a. Os conceitos relacionados à
representação de partes da superfície cartográfica.
b. A localização dos continentes,
oceanos, polos e direção do movimento de rotação.
c. Os temas, conceitos e variações de
cores de difícil compreensão dos slides.
Comentário: O globo terrestre,
normalmente, traz no local que corresponde ao centro do Oceano Pacífico a
legenda e a escala. Por isso,é importante que o professor realize atividades
relacionadas à interpretação da linguagem cartográfica nele utilizada.
d. Possibilita ao aluno desenvolver
noções de magnitude, aumento ou reduções relacionadas a conceitos geográficos.
e. O
desenvolvimento de habilidades de observação, descrição e análise dos elementos
fotográficos.
Feedback
A
resposta correta é: A localização dos continentes, oceanos, polos e direção do
movimento de rotação..
Questão 9
Texto da questão
Segundo o autor Leite (2003, p. 40), ser
um periódico impresso, dedicado à divulgação de informações, notícias e
opiniões de forma a atingir um grande público, o jornal, assim como a revista,
podem trazer contribuições significativas aos processos de ensino e aprendizagem
de geografia. Isso porque os encaminhamentos desses processos necessitam
envolver artigos desses veículos comunicativos como forma de possibilitar ao
aluno atribuir significados aos aspectos geográficos, que comumente fazem parte
desse tipo de publicação.
As ideias do autor Leite, reproduzidas acima propõe uma reflexão sobre:
As ideias do autor Leite, reproduzidas acima propõe uma reflexão sobre:
Escolha uma:
a. A utilização de textos, são feitas das
mesmas considerações quanto ao uso das transparências para o retroprojetor.
b. Representam uma forma de instigar o diálogo
entre professor e educandos, pois pode ilustrar as explicações do professor e
despertar a curiosidade.
c. A elaboração de jornais ou revistas
que também é uma forma de permitir ao educando entender aspectos desses meios
de comunicação, além de desenvolver a habilidade de escrita, trabalho em
grupos, expressão, etc.
d. O fato de que os jogos computacionais
normalmente despertam o interesse da criança por um tempo reduzido.
Os jornais e revistas também contribuem
para o trabalho com ilustrações e fotografias relacionadas a aspectos
geográficos, pois é possível encaminhar atividades de recortes para elaboração
de cartazes, murais, álbum seriado, etc., enfocando a visualização de paisagens
que retratem aspectos geográficos e históricos. Além de criar o hábito da
leitura, esse trabalho é importante para o desenvolvimento do senso crítico do
educando em relação aos meios de comunicação de massa, visto que, na maioria
das vezes, veiculam mensagens que induzem a determinados tipos de visões e
pensamentos.
e. O
desenvolvimento das habilidades cognitivas, esse recurso tem importante
significado, pois envolve aspectos motivacionais, emocionais e sociais do
jogador.
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A
resposta correta é: A elaboração de jornais ou revistas que também é uma forma
de permitir ao educando entender aspectos desses meios de comunicação, além de
desenvolver a habilidade de escrita, trabalho em grupos, expressão, etc..
Questão 10
Texto da questão
Segundo Leite (2003, p. 45), o livro
didático se caracteriza como “um material impresso que, baseado nas áreas do
currículo, contém um roteiro básico de conteúdos de uma ou várias áreas do
conhecimento e é específico para cada nível de ensino”. Normalmente, apresenta
os conceitos de forma sistemática e propõe atividades para que, passo a passo,
o educando possa desenvolver habilidades cognitivas. Conforme trecho acima, o
que é preciso para que um livro didático de geografia cumpra suas funções?
Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão
levantada, no enunciado.
Escolha uma:
a. Atender requisitos pedagógicos e
didáticos.
b. A capacidade de interpretação da
representação artesanal.
c. Conceitos construídos na alfabetização
fotográfica.
d. Identificações e comparações de
magnitudes históricas.
e. Forma de instigar o diálogo entre
professor e educandos, pois pode ilustrar as explicações do professor e
despertar a curiosidade.
Além
dos requisitos pedagógicos e didáticos, o livro de geografia precisa atender,
também, a requisitos técnicos, como: letra de tamanho adequado à etapa do
desenvolvimento cognitivo; suficiente espaço entrelinhas; destaque de conceitos
novos e definições; papel que não reflete luz (para facilitar a leitura);
dimensões apropriadas ao transporte pela criança e ilustrações coloridas para facilitar
a visualização.
Feedback
A
resposta correta é: Atender requisitos pedagógicos e didáticos..
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