quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa - Exercício de Fixação 2

Questão 1

A leitura de formação de leitor tem por objetivo desenvolver no aluno a familiaridade com a língua escrita mediante a leitura de vários gêneros textuais, numa quantidade tal que o faça gostar de ler e de perceber a importância da leitura para sua vida pessoal e social, transformando-a num hábito capaz de satisfazer o gosto e a necessidade. Com base no enunciado analise as afirmações a seguir:
Escolha uma:

É o professor quem deve orientar o aluno para a definição de interlocutores, reais ou possíveis, para a reflexão mais profunda sobre os fatos abordados nos textos produzidos, fazendo sempre perguntas ao aluno a partir do seu texto para que seja enriquecido, ampliado. Ao mesmo tempo em que o educando reflete sobre o uso da linguagem no texto produzido por ele, deve refletir sobre a linguagem dos textos produzidos por outros.

Feedback

Questão 2

Aponte qual dessas atividades está menos adequada ao propósito de trabalho com gêneros textuais.
Escolha uma:

Não adianta o professor apresentar belos textos, mas de conteúdo abstrato para uma turma de segunda série, por exemplo. Considera-se que a exploração do texto deve ser principalmente oral, porque desperta e desenvolve a atenção, o diálogo e o senso crítico. Nesse sentido, devem ser evitadas as perguntas que fazem da resposta uma cópia mecânica.

Feedback

Questão 3

Geraldi (1991, p. 100) define texto como uma sequência verbal escrita coerente formando um todo acabado, definitivo e publicado não quer dizer lançado por uma editora, mas simplesmente dado a público, isto é, cumprindo sua finalidade de ser lido. A destinação de um texto é sua leitura pelo outro, imaginário ou real. Por isso, cada professor em sala de aula deve vincular por meio da produção escrita conteúdos específicos da disciplina com a vida de seus alunos, solicitando-lhes que escrevam sobre aspectos de suas vidas e propor que esses textos sejam lidos para colegas e discutidos em sala de aula. Quanto à produção do texto na escola, Geraldi (2002) apresenta algumas condições necessárias. Seriam elas:
I. É preciso que o aluno tenha o que dizer.
II. Que tenha uma razão para dizer.
III. Que tenha para quem dizer.
IV. Que domine totalmente a escrita e a norma padrão.
V. Que domine a fala e a escrita na norma padrão;
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:

Quanto à produção do texto na escola, Geraldi (2002) apresenta algumas condições necessárias. É preciso que o aluno tenha o que dizer, que tenha uma razão para dizer, que tenha para quem dizer que se constitua como sujeito, assumindo a responsabilidade da palavra e que sejam escolhidas estratégias adequadas, de acordo com o interlocutor.

Feedback

Questão 4

O desenvolvimento da capacidade de expressão na língua portuguesa, propiciando o acesso a uma nova forma de leitura do mundo e introduzindo o aluno num contexto gradativo de sistematização das situações de aprendizagem é uma finalidade da educação. Qual é afinal, a finalidade do trabalho com a língua portuguesa?
Escolha uma:

É o professor quem deve orientar o aluno para a definição de interlocutores, reais ou possíveis, para a reflexão mais profunda sobre os fatos abordados nos textos produzidos, fazendo sempre perguntas ao aluno a partir do seu texto para que seja enriquecido, ampliado. Ao mesmo tempo em que o educando reflete sobre o uso da linguagem no texto produzido por ele, deve refletir sobre a linguagem dos textos produzidos por outros.

Feedback

Questão 5

Para os PCN (1998), ensinar a língua oral deve significar para a escola possibilitar acesso a usos da linguagem mais formalizados e convencionais, tendo em vista a importância que o domínio da palavra pública tem no exercício da cidadania.
A Professora Iêda Maria Janz Woitowicz, em sua aula de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, destaca que a oralidade é contraída nas relações sociais do nosso cotidiano, desde o nosso nascimento, somos participantes de circunstâncias sociais e cabe a nós nos comportarmos de um modo distinto em cada circunstância comunicativa.
Marque a alternativa correta segundo o que afirma o autor Luiz Antônio Marcuschi sobre a oralidade:
Escolha uma:

Segundo o autor Luiz Antônio Marcuschi a oralidade seria uma prática social interativa para fins comunicativos que se apresenta sob várias formas ou gêneros textuais fundados na realidade sonora, ela vai desde uma realização mais informal a mais formal nos mais variados contextos de uso.

Feedback

Questão 6

A Professora Iêda Maria Janz Woitowicz, em sua aula de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, destaca que letramento não é um método e sim uma prática implantada nas ações habituais da sociedade havendo desse modo a precisão de uma modificação nas propostas pedagógicas para que se possa alfabetizar letrando, pois o processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita na escola não pode ser aceito como um mundo à parte e não ter o desígnio de preparar o sujeito para a realidade na qual ele se coloca.
Assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F segundo o que constata a autora Magda Soares sobre a escrita. ( ) A autora afirma que a escrita é a maneira pela qual a criança interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma. É o momento em que a criança faz correspondência da escrita com a fala.
( ) Magda Soares aponta que a inserção no mundo da escrita se dá por meio da aquisição de uma tecnologia a alfabetização, e por meio do desenvolvimento de competências (habilidades, conhecimentos e atitudes) de uso efetivo dessa tecnologia em práticas sociais que envolvam a língua escrita.
( ) O letramento compreende tanto a apropriação das técnicas para a alfabetização quanto esse aspecto de convívio e hábito de utilização da leitura e da escrita.
( ) A escrita é um fenômeno natural equivalente para todos os homens, ainda que se manifestem em línguas que se fizeram historicamente desiguais.
( ) Escrever é um ato voluntário, mas só ler ou escrever não significa que o indivíduo é letrado. É preciso decifrar símbolos.
Alternativa correta é:
Escolha uma:

Como destaca a Professora Iêda Maria Janz Woitowicz, para a autora Magda Soares, a inserção no mundo da escrita se dá por meio da aquisição de uma tecnologia a alfabetização, e por meio do desenvolvimento de competências (habilidades, conhecimentos e atitudes) de uso efetivo dessa tecnologia em práticas sociais que envolvam a língua escrita.

Feedback

Questão 7

Somente o conhecimento pleno da língua que a escrita representa é capaz de oferecer ao leitor condições adequadas para uma leitura que englobe a decifração e a compreensão. Ou seja, para que o aluno leia um texto e compreenda o que está escrito, não basta decifrar os sons da escrita, nem é suficiente descobrir os significados individuais das palavras. Um texto é composto das relações entre as palavras e as frases em todos os níveis linguísticos. Baseado no que diz o enunciado, podemos dizer que: I. O adequado é uma leitura na qual o leitor decifra o que está escrito, apropria-se das ideias que descobriu no texto, elabora todos esses conhecimentos como se fossem seus e, seguindo a lei da fidelidade ao literal do texto, passa a dizer o que leu, em uma fala que traduz o texto e revela seu modo de interpretá-lo.
II. A leitura é ponto vital para a interpretação. Interpretar é, antes de mais nada, compreender. A interpretação bem feita envolve uma leitura criteriosa.
III. Em se tratando de um texto, interpretar significa ir às entrelinhas, aos detalhes, às sutilezas da mensagem. Interpretar é ir além da superfície, penetrar fundo no texto, sentir todas as emoções que ele pode despertar.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:

A adequação do texto à turma é outro fator de grande importância. Não adianta o professor apresentar belos textos, mas de conteúdo abstrato para uma turma de segunda série, por exemplo. Considera-se que a exploração do texto deve ser principalmente oral, porque desperta e desenvolve a atenção, o diálogo e o senso crítico. Nesse sentido, devem ser evitadas as perguntas que fazem da resposta uma cópia mecânica.

Feedback

Questão 8

A Professora Camila Marcelina Pasqual, em sua aula de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, nos faz relembrar que os gêneros são entendidos como uma ferramenta que amplia a competência comunicativa dos alunos, tanto na produção quanto na compreensão de textos adequados a esferas de circulação. Os gêneros textuais são praticamente infinitos visto que são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em algum momento histórico. Diante dessa infinita variedade de práticas textuais, a professora Camila Marcelina Pasqual destaca o gênero poesia visto que este gênero desenvolve a oralidade, imaginação e a criatividade.
Nesse contexto avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. Os gêneros orais desempenham um importante papel na realidade escolar e extraescolar: a oralização da escrita.
PORQUE
Assim sendo, contribui também para formação leitora do aluno.
Escolha uma:

A Professora Camila Marcelina Pasqual, afirma que os Gêneros Orais desempenham um importante papel na realidade escolar e extraescolar: a oralização da escrita. Três formas são particularmente importantes: a recitação de poemas, a performance teatral em suas múltiplas formas e a leitura em voz alta. Trabalhar com a oralidade além de incluir o lúdico nas atividades cotidianas em sala de aula, contribui para a formação leitora do aluno.

Feedback

Questão 9

A Professora Camila Marcelina Pasqual, em sua aula de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, nos questiona da seguinte forma: O que é uma hibridização de gêneros? Hibridização é a mescla de gêneros em que uma forma de gêneros serve de função para outros gêneros, isso ocorre frequentemente no ambiente virtual. Podemos citar como um exemplo híbrido de gênero digital, o chat, um gênero hipertextual que carrega sinais de transmutação do diálogo cotidiano, mesclando oralidade e escrita em um mesmo texto de suporte.
Nesse contexto avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. O hipertexto proporciona uma leitura dinâmica não sequencial e não linear, que permite ao leitor percorrer diversos caminhos em busca de informações.
PORQUE
Vale ressaltar que os gêneros digitais são semelhantes ao hipertexto, visto que o hipertexto é um modo de produção textual dos ambientes digitais ou virtuais e que se estende a diversos gêneros. Diante do contexto, contribui também para formação leitora do aluno.
Escolha uma:

A Professora Camila Marcelina Pasqual, afirma que os Gêneros Orais desempenham um importante papel na realidade escolar e extraescolar: a oralização da escrita. Três formas são particularmente importantes: a recitação de poemas, a performance teatral em suas múltiplas formas e a leitura em voz alta. Trabalhar com a oralidade além de incluir o lúdico nas atividades cotidianas em sala de aula, contribui para a formação leitora do aluno.

Feedback

Questão 10

Na sociedade contemporânea, preparar os alunos para uma ação mais consciente no exercício da cidadania requer a elaboração de estratégias de ensino que contemplem as atuais orientações pedagógicas.
Diante desse contexto, quais gêneros discursivos devemos ensinar na disciplina de língua portuguesa, em especial, na literatura infantil?
Escolha uma:

Como destaca a Professora Camila Marcelina Pasqual, quais gêneros discursivos devemos ensinar na disciplina de língua portuguesa em especial na literatura infantil? Para que os gêneros discursivos se tornem válidos como práticas sociais na literatura infantil, é necessário apostar em trabalhos a partir de determinados gêneros escritos para crianças, porque o modo como se configuram requer um trabalho diferenciado, deve ter também planejamentos claros e precisos para o benefício do aluno.

Feedback

Nenhum comentário:

Postar um comentário