Questão 1
No
processo de ensino-aprendizagem de Ciências Naturais, a avaliação é uma
atividade essencial. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação n. 9394/96, a avaliação deve ser contínua e cumulativa quanto
ao desempenho do aluno e apresentar uma prevalência de aspectos
qualitativos sobre os quantitativos. No entanto, professores utilizam,
com frequência, instrumentos que primam pela solicitação de
conhecimentos memorizados, nomenclaturas e outras informações objetivas,
que de forma alguma conseguem fazer perceber se houve aprendizagem
significativa dos conteúdos trabalhados. Assinale as afirmativas que
contemplam as ações das ideias apresentadas pela LDB no processo
avaliativo. I. É um processo de avaliação como
classificatório, sentencioso, com base no modelo
“transmitir-verificar-registrar”, no qual se valoriza a reprodução do
que foi trabalhado pelo professor em sala de aula.
II. A avaliação como prática pedagógica deve ser entendida como “ação, movimento, provocação, na tentativa de reciprocidade intelectual entre os elementos da ação educativa. Professor e aluno buscando coordenar seus pontos de vista, trocando ideias, reorganizando-as.
III. A avaliação é importante no processo de ensino-aprendizagem, pois propicia um momento de interação e construção de significados, no qual o estudante aprende. É importante que o professor reflita sobre os procedimentos a serem utilizados, planeje e supere o modelo consolidado da avaliação classificatória e excludente.
IV. Deve-se ressaltar que a avaliação acontece de acordo com o projeto pedagógico da instituição de ensino. Esse projeto explicita as concepções de escola e de sociedade que se deseja formar. Na disciplina de Ciências, deve contribuir para formar cidadãos que conheçam o ambiente e saibam agir conscientemente, quando solicitada a sua participação.
Assinale a alternativa correta.
II. A avaliação como prática pedagógica deve ser entendida como “ação, movimento, provocação, na tentativa de reciprocidade intelectual entre os elementos da ação educativa. Professor e aluno buscando coordenar seus pontos de vista, trocando ideias, reorganizando-as.
III. A avaliação é importante no processo de ensino-aprendizagem, pois propicia um momento de interação e construção de significados, no qual o estudante aprende. É importante que o professor reflita sobre os procedimentos a serem utilizados, planeje e supere o modelo consolidado da avaliação classificatória e excludente.
IV. Deve-se ressaltar que a avaliação acontece de acordo com o projeto pedagógico da instituição de ensino. Esse projeto explicita as concepções de escola e de sociedade que se deseja formar. Na disciplina de Ciências, deve contribuir para formar cidadãos que conheçam o ambiente e saibam agir conscientemente, quando solicitada a sua participação.
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
A
avaliação como prática pedagógica deve ser entendida como “ação,
movimento, provocação, na tentativa de reciprocidade intelectual entre
os elementos da ação educativa. Professor e aluno buscando coordenar
seus pontos de vista, trocando ideias, reorganizando-as. III. A
avaliação é importante no processo de ensino-aprendizagem, pois propicia
um momento de interação e construção de significados, no qual o
estudante aprende. É importante que o professor reflita sobre os
procedimentos a serem utilizados, planeje e supere o modelo consolidado
da avaliação classificatória e excludente IV. Deve-se ressaltar que a
avaliação acontece de acordo com o projeto pedagógico da instituição de
ensino. Esse projeto explicita as concepções de escola e de sociedade
que se deseja formar. Na disciplina de Ciências, deve contribuir para
formar cidadãos que conheçam o ambiente e saibam agir conscientemente,
quando solicitada a sua participação.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas as afirmativas II, III e IV..
Questão 2
Como
em qualquer outra disciplina, o ensino das Ciências Naturais exige uma
metodologia diferenciada, buscando uma nova abordagem para os conteúdos
que serão trabalhados, dessa forma torna‐se imprescindível a busca de
uma melhoria no trabalho e superação das concepções tradicionais, muito
presentes nas salas de aula. Os autores Demétrio Delizoicov, José A.
P.Angotti e Maria M. Pernambuco, defendem que o melhor método passa por
três fases. Classifique as sentenças na ordem correta. I. Organização do conhecimento, esta sistematiza e estuda o tema, visando à sua compreensão, com a orientação dos professores.
II. Aplicação do conhecimento, neste o aluno deve articular o conhecimento científico com situações cotidianas e significativas.
III. Problematização inicial, na qual faz-se a introdução do conteúdo, valorizando a participação dos alunos, que relatam seu conhecimento e experiências em relação ao tema.
A sequência correta é:
II. Aplicação do conhecimento, neste o aluno deve articular o conhecimento científico com situações cotidianas e significativas.
III. Problematização inicial, na qual faz-se a introdução do conteúdo, valorizando a participação dos alunos, que relatam seu conhecimento e experiências em relação ao tema.
A sequência correta é:
Escolha uma:
A
sequência inicia-se com a problematização inicial, na qual se faz a
introdução do conteúdo, valorizando a participação dos alunos, que
relatam seu conhecimento e experiências em relação ao tema. Na
sequência, o momento da organização do conhecimento, sistematizando e
estudando o tema, visando à sua compreensão, com a orientação dos
professores. A etapa final diz respeito à aplicação do conhecimento, na
qual o aluno deverá articular o conhecimento científico com situações
cotidianas e significativas.
Feedback
A resposta correta é: C, A e B..
Questão 3
As
atividades de laboratório na escola requerem a participação efetiva dos
alunos e a intervenção do professor quando necessária, visto que o
docente precisa respeitar o princípio da contextualidade. O laboratório
de Ciências é o espaço no qual a prática de experimentos científicos e a
observação in loco de fenômenos biológicos, físicos e químicos vêm
aproximar a teoria da prática. Sendo assim, analise as afirmativas a
seguir sobre as contribuições do laboratório na escola. I. As experiências despertam, em geral, um grande interesse nos alunos, além de propiciar uma situação de investigação.
II. Quando bem planejadas, constituem-se em momentos muito ricos no processo de ensino-aprendizagem.
III. É importante que o trabalho experimental possibilite o levantamento de questões e a interpretação dos resultados obtidos no processo, independentemente de quais forem, com o professor atuando de maneira a levar os alunos a descobrirem e desenvolverem conceitos, leis e teorias envolvidos na experimentação.
Assinale a alternativa correta.
II. Quando bem planejadas, constituem-se em momentos muito ricos no processo de ensino-aprendizagem.
III. É importante que o trabalho experimental possibilite o levantamento de questões e a interpretação dos resultados obtidos no processo, independentemente de quais forem, com o professor atuando de maneira a levar os alunos a descobrirem e desenvolverem conceitos, leis e teorias envolvidos na experimentação.
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Quais
as contribuições do laboratório na escola? I. As experiências
despertam, em geral, um grande interesse nos alunos, além de propiciar
uma situação de investigação. II. Quando bem planejadas, constituem-se
em momentos muito ricos no processo de ensino-aprendizagem. III. É
importante que o trabalho experimental possibilite o levantamento de
questões e a interpretação dos resultados obtidos no processo,
independentemente de quais forem, com o professor atuando de maneira a
levar os alunos a descobrirem e desenvolverem conceitos, leis e teorias
envolvidos na experimentação.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas as afirmativas I, II e III..
Questão 4
A
construção da proposta curricular de uma disciplina é um grande desafio
para a escola. Paraná (2008) afirma que quando se busca a elaboração de
uma nova proposta curricular de Ciências, é necessário refletir sobre
sua vasta abrangência, que percorre todas as dimensões da existência
humana na sociedade. O homem é diretamente influenciado pelas relações
da ciência com a cultura, tecnologia, problemas sociais, éticos e
filosóficos. A ciência não somente interfere, como também altera o modo
de viver, pensar e agir. São incontestáveis os avanços da ciência e da
tecnologia na sociedade, e o lugar que elas ocupam na vida cultural
atual. Isso acaba se refletindo no contexto escolar. A todo momento
surgem novas produções científicas, veiculadas pela mídia, o que
determina a complexidade do ensino de Ciências, comprovada por meio de
exemplos, como o tratamento que utiliza as células-tronco e a
nanotecnologia, configurando novas demandas para a disciplina. A
transposição dialética desses novos saberes na escola determina a
necessidade de propostas curriculares adequadas à realidade, que
possibilitem espaços efetivos para discussão e reflexão a respeito da
identidade científica, procurando instrumentalizar o educando para que,
de maneira consciente, possa compreender e intervir no mundo. Conforme o
enunciado pode-se afirmar que: I. A todo momento surgem novas
produções científicas, veiculadas pela mídia, o que determina a
complexidade do ensino de Ciências.
II. Para elaboração de uma nova proposta curricular de Ciências, é necessário refletir sobre sua vasta abrangência, que percorre todas as dimensões da existência humana na sociedade.
III. Os novos saberes determinam a necessidade de propostas curriculares adequadas à realidade, que possibilitem espaços efetivos para discussão e reflexão a respeito da identidade científica, procurando instrumentalizar o educando.
IV. O ser humano não sofre nenhuma influência pelas diferentes relações da ciência com a cultura, tecnologia, problemas sociais, éticos e filosóficos.
Assinale a alternativa correta.
II. Para elaboração de uma nova proposta curricular de Ciências, é necessário refletir sobre sua vasta abrangência, que percorre todas as dimensões da existência humana na sociedade.
III. Os novos saberes determinam a necessidade de propostas curriculares adequadas à realidade, que possibilitem espaços efetivos para discussão e reflexão a respeito da identidade científica, procurando instrumentalizar o educando.
IV. O ser humano não sofre nenhuma influência pelas diferentes relações da ciência com a cultura, tecnologia, problemas sociais, éticos e filosóficos.
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Conforme
o enunciado podemos afirmar. I. Que surgem novas produções científicas
com uma grande frequência e dessa maneira determina a complexidade do
ensino de Ciências. II. Que para elaboração de uma nova proposta
curricular de Ciências, é necessário refletir sobre sua vasta
abrangência, que percorre todas as dimensões da existência humana na
sociedade. III. Os novos saberes determinam a necessidade de propostas
curriculares adequadas à realidade, que possibilitem espaços efetivos
para discussão e reflexão a respeito da identidade científica,
procurando instrumentalizar o educando.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas as alternativas I, II e III..
Questão 5
Existem
diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento de senso
comum ou cotidiano . Com base no pensamento de Bizzo (2007) e nas
ideias apresentadas no livro da disciplina sobre o Conhecimento de
Senso comum , analise as asserções a seguir sobre esse tipo de
conhecimento e a relação entre elas. O conhecimento de senso
comum surge da necessidade de resolver problemas diários, não é
programado ou planejado, mas elaborado e organizado de forma espontânea e
intuitiva. Pode-se dizer que é ingênuo, funcionando em condições
específicas, nas quais as práticas são inspiradas nos indivíduos mais
velhos, e resulta em benefício imediato (BIZZO, 2007).
PORQUE
Apresenta pouca objetividade, visto que está muito ligado ao afetivo, ao emocional. As interpretações do senso comum são predeterminadas por interesses e crenças.
PORQUE
Apresenta pouca objetividade, visto que está muito ligado ao afetivo, ao emocional. As interpretações do senso comum são predeterminadas por interesses e crenças.
Escolha uma:
Feedback
A resposta correta é: As duas afirmativas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira..
Questão 6
Segundo
Mendes (2010), “Definir ciência e procurar, por meio da percepção de
diferentes autores, apresentá-la como uma construção histórica que sofre
diferentes influências em um mundo globalizado, no qual as informações
circulam com uma velocidade espetacular, é o ponto de partida do
trabalho da disciplina de Ciências”. Desta forma, por que são relevantes
o estudo e o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino
Fundamental e na Educação Infantil?
Escolha uma:
O
autor destaca que o estudo e o ensino de Ciências Naturais nos anos
iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil são relevantes
para a compreensão de que a Ciência faz parte da vida cotidiana e
interfere diretamente na sociedade.
Feedback
A resposta correta é: Para a compreensão de que a ciência faz parte da vida cotidiana e interfere diretamente na sociedade..
Questão 7
Existem
diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento de senso
comum ou cotidiano. Com base nas ideias de Bizzo (2007) e de Köche
(1997) sobre o conhecimento científico e o conhecimento de senso comum
ou cotidiano, marque a alternativa que completa corretamente as lacunas
do texto abaixo. O ......................surge da necessidade
de resolver problemas diários, não é programado ou planejado, elaborado e
organizado de forma espontânea e intuitiva , é ingênuo, funcionando em
condições específicas, nas quais as práticas são inspiradas nos
indivíduos mais velhos, e resulta em benefício imediato . Apresenta
pouca objetividade, visto que está muito ligado ao afetivo, ao
emocional. Suas interpretações são predeterminadas por interesses e
crenças ( BIZZO, 2007) .
O-.....................................tem origem na necessidade do homem em desvendar o mundo, compreendê-lo, explicá-lo e dominá-lo, entender a cadeia de relações, descobrir princípios explicativos e sustentados, assim proporcionando a compreensão do tipo de relação que se estabelece entre fatos, coisas e fenômenos((KÖCHE, 1997).
O-.....................................tem origem na necessidade do homem em desvendar o mundo, compreendê-lo, explicá-lo e dominá-lo, entender a cadeia de relações, descobrir princípios explicativos e sustentados, assim proporcionando a compreensão do tipo de relação que se estabelece entre fatos, coisas e fenômenos((KÖCHE, 1997).
Escolha uma:
O
conhecimento de senso comum surge da necessidade de resolver problemas
diários, não é programado ou planejado, mas elaborado e organizado de
forma espontânea e intuitiva. Pode-se dizer que é ingênuo, funcionando
em condições específicas, nas quais as práticas são inspiradas nos
indivíduos mais velhos, e resulta em benefício imediato (BIZZO, 2007).
Apresenta pouca objetividade, visto que está muito ligado ao afetivo, ao
emocional. As interpretações do senso comum são predeterminadas por
interesses e crenças . O conhecimento científico tem origem na
necessidade do homem em desvendar o mundo, compreendê-lo, explicá-lo e
dominá-lo, entender a cadeia de relações, descobrir princípios
explicativos e sustentados, que poderão proporcionar a compreensão do
tipo de relação que se estabelece entre fatos, coisas e fenômenos
(KÖCHE, 1997).
Feedback
A resposta correta é: Conhecimento de senso comum – conhecimento científico..
Questão 8
Para
a criança o mundo é dinâmico e vivo, “[...] cada vez que ensinamos,
prematuramente, a uma criança, alguma coisa que poderia ter descoberto
por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e consequentemente
de entender completamente” (PIAGET, 1975, p. 89).Refletindo sobre as
palavras de Piaget ,marque V para as alternativas que descrevem a
melhor maneira do professor desenvolver em seus alunos o espirito de
investigação na disciplina de Ciências e F para as que julgar falsas. ( ) A criança precisa aprender experenciando a vida.
( )A criança precisa de atividades desafiadoras.
( )A criança precisa apenas de transmissão de informações.
( )A criança precisa de atividades que desenvolvam habilidades e competências.
( )A criança precisa de atividades que favoreçam a construção do pensamento lógico acerca dos fatos do dia a dia, e na resolução de problemas práticos.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
( )A criança precisa de atividades desafiadoras.
( )A criança precisa apenas de transmissão de informações.
( )A criança precisa de atividades que desenvolvam habilidades e competências.
( )A criança precisa de atividades que favoreçam a construção do pensamento lógico acerca dos fatos do dia a dia, e na resolução de problemas práticos.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
A
criança precisa aprender experenciando a vida. É essa vivência que
permite o conhecimento e o domínio das relações que norteiam a vida
científica. É de fundamental importância para a criança que o ensino de
Ciências tenha como foco a sua participação no processo de aquisição do
conhecimento, a partir de atividades desafiadoras. É necessária uma
metodologia de trabalho que não tenha como preocupação apenas a
transmissão de informações, mas também a promoção de atividades que
desenvolvam habilidades e competências, as quais possibilitem a
observação e a comparação como um todo, de forma reveladora, em relação
ao conhecimento vivenciado. A disciplina pode auxiliar as crianças na
construção do pensamento lógico acerca dos fatos do dia a dia, e na
resolução de problemas práticos.
Feedback
A resposta correta é: V-V-F-V-V..
Questão 9
Pode-se
afirmar que a Ciência é uma das maiores atividades humanas, é a
contemplação e compreensão de inúmeros fenômenos naturais. Sobre a
Ciência, analise as sentenças abaixo:
I. A Ciência é o esforço humano para alcançar um entendimento melhor do mundo por observação, comparação, experimentação, análise, síntese e conceitualização.
II. O principal objetivo da Ciência é estabelecer a verdade absoluta.
III. A Ciência é um processo pelo qual o homem se relaciona com a natureza, visando à dominação dela em seu próprio benefício.
IV. A Ciência sistematiza, sintetiza, conceitua e pode fornecer modelos, teorias, descrições de fatos, fenômenos que explicam diferentes situações vivenciadas.
V. Ciência é Conhecimento. É saber que se adquire pela leitura e mediação; instrução, erudição, sabedoria.
As afirmações corretas em relação à Ciência se encontram nas alternativas:
I. A Ciência é o esforço humano para alcançar um entendimento melhor do mundo por observação, comparação, experimentação, análise, síntese e conceitualização.
II. O principal objetivo da Ciência é estabelecer a verdade absoluta.
III. A Ciência é um processo pelo qual o homem se relaciona com a natureza, visando à dominação dela em seu próprio benefício.
IV. A Ciência sistematiza, sintetiza, conceitua e pode fornecer modelos, teorias, descrições de fatos, fenômenos que explicam diferentes situações vivenciadas.
V. Ciência é Conhecimento. É saber que se adquire pela leitura e mediação; instrução, erudição, sabedoria.
As afirmações corretas em relação à Ciência se encontram nas alternativas:
Escolha uma:
Fazendo
uma análise das definições de Ciência, pode-se dizer que um dos
principais objetivos da Ciência não é descobrir verdades absolutas, mas
sim fornecer conhecimentos que possibilitem, muitas vezes
provisoriamente, a interação com o mundo, com previsões confiáveis sobre
eventos futuros, criando mecanismos de controle sobre os quais o homem
possa intervir.
Feedback
A resposta correta é: I, III, IV, V..
Questão 10
As
atividades de laboratório assumem papel relevante, uma vez que
aproximam o conhecimento científico do cotidiano dos alunos, auxiliando o
professor nos encaminhamentos metodológicos dos conteúdos de Ciências.
As atividades de laboratório requerem a participação efetiva dos alunos e
a intervenção do professor quando necessária, visto que o docente
precisa respeitar o princípio da contextualidade. Assim, analise as
sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F
para as afirmativas falsas em relação às atividades de laboratório: I
( ) O laboratório de Ciências da escola é o espaço no qual ocorre a
prática de experimentos científicos e a observação in loco de fenômenos
biológicos, físicos e químicos, aproximando, assim, a teoria da prática.
II ( ) As experiências com atividades de laboratório despertam, em geral, um grande interesse nos alunos, além de serem momentos muito ricos no processo ensino-aprendizagem.
III. ( ) Piaget (1978) não faz qualquer crítica ao trabalho experimental, inclusive considerando-o importante, pois possibilita o levantamento de questões e a interpretação dos resultados obtidos, levando os alunos a desenvolverem conceitos, leis e teorias envolvidos na experimentação.
IV. ( ) Por meio do experimento, o aluno consegue refletir sobre determinado fenômeno, sendo assim uma tarefa importante que deve ser acompanhada pelos professores.
V. ( ) Para a autora Hilda Weissmann (1998), em sua obra Didática das Ciências Naturais – contribuições e reflexões, o laboratório ou o local destinado ao desenvolvimento de atividades experimentais podem ser realizados em locais públicos como praças, centros comerciais ou igrejas, porém, sem qualquer vantagem quando o local escolhido for a sala de aula.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
II ( ) As experiências com atividades de laboratório despertam, em geral, um grande interesse nos alunos, além de serem momentos muito ricos no processo ensino-aprendizagem.
III. ( ) Piaget (1978) não faz qualquer crítica ao trabalho experimental, inclusive considerando-o importante, pois possibilita o levantamento de questões e a interpretação dos resultados obtidos, levando os alunos a desenvolverem conceitos, leis e teorias envolvidos na experimentação.
IV. ( ) Por meio do experimento, o aluno consegue refletir sobre determinado fenômeno, sendo assim uma tarefa importante que deve ser acompanhada pelos professores.
V. ( ) Para a autora Hilda Weissmann (1998), em sua obra Didática das Ciências Naturais – contribuições e reflexões, o laboratório ou o local destinado ao desenvolvimento de atividades experimentais podem ser realizados em locais públicos como praças, centros comerciais ou igrejas, porém, sem qualquer vantagem quando o local escolhido for a sala de aula.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
Piaget
(1978) critica o ensino experimental, que se limita apenas a mostrar o
que já foi exposto pelo professor. Critica ainda, o “espetáculo de
experiências e demonstrações”, fazendo analogia dessa prática à
possibilidade de se aprender a nadar apenas com a observação do banhista
na praia. A autora Hilda Weissmann (1998), em sua obra Didática das
Ciências Naturais – contribuições e reflexões, cita que o laboratório, a
sala de Ciências, ou qualquer outro local destinado ao desenvolvimento
de atividades experimentais, é um espaço aberto à experiência
controlada. Em um sentido mais amplo, pode-se pensar que qualquer
atividade envolvendo a realização de experiências de Ciências, tanto na
sala de aula, quanto no laboratório, oficina, parque, museu ou
zoológico. A autora ainda apresenta algumas vantagens quanto ao
laboratório em sala de aula, conforme páginas 50 e 51 do livro da
disciplina.
Feedback
A resposta correta é: V, V, F, V, F..
Ótima plataforma 🙏🏽👏🏾👏🏾👏🏾
ResponderExcluir👏🏾👏🏾👏🏾
ResponderExcluir👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
ResponderExcluir