sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências - Exercício de Fixação 1

Questão 1

No processo de ensino-aprendizagem de Ciências Naturais, a avaliação é uma atividade essencial. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 9394/96, a avaliação deve ser contínua e cumulativa quanto ao desempenho do aluno e apresentar uma prevalência de aspectos qualitativos sobre os quantitativos. No entanto, professores utilizam, com frequência, instrumentos que primam pela solicitação de conhecimentos memorizados, nomenclaturas e outras informações objetivas, que de forma alguma conseguem fazer perceber se houve aprendizagem significativa dos conteúdos trabalhados. Assinale as afirmativas que contemplam as ações das ideias apresentadas pela LDB no processo avaliativo. I. É um processo de avaliação como classificatório, sentencioso, com base no modelo “transmitir-verificar-registrar”, no qual se valoriza a reprodução do que foi trabalhado pelo professor em sala de aula.
II. A avaliação como prática pedagógica deve ser entendida como “ação, movimento, provocação, na tentativa de reciprocidade intelectual entre os elementos da ação educativa. Professor e aluno buscando coordenar seus pontos de vista, trocando ideias, reorganizando-as.
III. A avaliação é importante no processo de ensino-aprendizagem, pois propicia um momento de interação e construção de significados, no qual o estudante aprende. É importante que o professor reflita sobre os procedimentos a serem utilizados, planeje e supere o modelo consolidado da avaliação classificatória e excludente.
IV. Deve-se ressaltar que a avaliação acontece de acordo com o projeto pedagógico da instituição de ensino. Esse projeto explicita as concepções de escola e de sociedade que se deseja formar. Na disciplina de Ciências, deve contribuir para formar cidadãos que conheçam o ambiente e saibam agir conscientemente, quando solicitada a sua participação.
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
A avaliação como prática pedagógica deve ser entendida como “ação, movimento, provocação, na tentativa de reciprocidade intelectual entre os elementos da ação educativa. Professor e aluno buscando coordenar seus pontos de vista, trocando ideias, reorganizando-as. III. A avaliação é importante no processo de ensino-aprendizagem, pois propicia um momento de interação e construção de significados, no qual o estudante aprende. É importante que o professor reflita sobre os procedimentos a serem utilizados, planeje e supere o modelo consolidado da avaliação classificatória e excludente IV. Deve-se ressaltar que a avaliação acontece de acordo com o projeto pedagógico da instituição de ensino. Esse projeto explicita as concepções de escola e de sociedade que se deseja formar. Na disciplina de Ciências, deve contribuir para formar cidadãos que conheçam o ambiente e saibam agir conscientemente, quando solicitada a sua participação.

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Questão 2

Como em qualquer outra disciplina, o ensino das Ciências Naturais exige uma metodologia diferenciada, buscando uma nova abordagem para os conteúdos que serão trabalhados, dessa forma torna‐se imprescindível a busca de uma melhoria no trabalho e superação das concepções tradicionais, muito presentes nas salas de aula. Os autores Demétrio Delizoicov, José A. P.Angotti e Maria M. Pernambuco, defendem que o melhor método passa por três fases. Classifique as sentenças na ordem correta. I. Organização do conhecimento, esta sistematiza e estuda o tema, visando à sua compreensão, com a orientação dos professores.
II. Aplicação do conhecimento, neste o aluno deve articular o conhecimento científico com situações cotidianas e significativas.
III. Problematização inicial, na qual faz-se a introdução do conteúdo, valorizando a participação dos alunos, que relatam seu conhecimento e experiências em relação ao tema.
A sequência correta é:
Escolha uma:
A sequência inicia-se com a problematização inicial, na qual se faz a introdução do conteúdo, valorizando a participação dos alunos, que relatam seu conhecimento e experiências em relação ao tema. Na sequência, o momento da organização do conhecimento, sistematizando e estudando o tema, visando à sua compreensão, com a orientação dos professores. A etapa final diz respeito à aplicação do conhecimento, na qual o aluno deverá articular o conhecimento científico com situações cotidianas e significativas.

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Questão 3

As atividades de laboratório na escola requerem a participação efetiva dos alunos e a intervenção do professor quando necessária, visto que o docente precisa respeitar o princípio da contextualidade. O laboratório de Ciências é o espaço no qual a prática de experimentos científicos e a observação in loco de fenômenos biológicos, físicos e químicos vêm aproximar a teoria da prática. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir sobre as contribuições do laboratório na escola. I. As experiências despertam, em geral, um grande interesse nos alunos, além de propiciar uma situação de investigação.
II. Quando bem planejadas, constituem-se em momentos muito ricos no processo de ensino-aprendizagem.
III. É importante que o trabalho experimental possibilite o levantamento de questões e a interpretação dos resultados obtidos no processo, independentemente de quais forem, com o professor atuando de maneira a levar os alunos a descobrirem e desenvolverem conceitos, leis e teorias envolvidos na experimentação.
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Quais as contribuições do laboratório na escola? I. As experiências despertam, em geral, um grande interesse nos alunos, além de propiciar uma situação de investigação. II. Quando bem planejadas, constituem-se em momentos muito ricos no processo de ensino-aprendizagem. III. É importante que o trabalho experimental possibilite o levantamento de questões e a interpretação dos resultados obtidos no processo, independentemente de quais forem, com o professor atuando de maneira a levar os alunos a descobrirem e desenvolverem conceitos, leis e teorias envolvidos na experimentação.

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Questão 4

A construção da proposta curricular de uma disciplina é um grande desafio para a escola. Paraná (2008) afirma que quando se busca a elaboração de uma nova proposta curricular de Ciências, é necessário refletir sobre sua vasta abrangência, que percorre todas as dimensões da existência humana na sociedade. O homem é diretamente influenciado pelas relações da ciência com a cultura, tecnologia, problemas sociais, éticos e filosóficos. A ciência não somente interfere, como também altera o modo de viver, pensar e agir. São incontestáveis os avanços da ciência e da tecnologia na sociedade, e o lugar que elas ocupam na vida cultural atual. Isso acaba se refletindo no contexto escolar. A todo momento surgem novas produções científicas, veiculadas pela mídia, o que determina a complexidade do ensino de Ciências, comprovada por meio de exemplos, como o tratamento que utiliza as células-tronco e a nanotecnologia, configurando novas demandas para a disciplina. A transposição dialética desses novos saberes na escola determina a necessidade de propostas curriculares adequadas à realidade, que possibilitem espaços efetivos para discussão e reflexão a respeito da identidade científica, procurando instrumentalizar o educando para que, de maneira consciente, possa compreender e intervir no mundo. Conforme o enunciado pode-se afirmar que: I. A todo momento surgem novas produções científicas, veiculadas pela mídia, o que determina a complexidade do ensino de Ciências.
II. Para elaboração de uma nova proposta curricular de Ciências, é necessário refletir sobre sua vasta abrangência, que percorre todas as dimensões da existência humana na sociedade.
III. Os novos saberes determinam a necessidade de propostas curriculares adequadas à realidade, que possibilitem espaços efetivos para discussão e reflexão a respeito da identidade científica, procurando instrumentalizar o educando.
IV. O ser humano não sofre nenhuma influência pelas diferentes relações da ciência com a cultura, tecnologia, problemas sociais, éticos e filosóficos.
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Conforme o enunciado podemos afirmar. I. Que surgem novas produções científicas com uma grande frequência e dessa maneira determina a complexidade do ensino de Ciências. II. Que para elaboração de uma nova proposta curricular de Ciências, é necessário refletir sobre sua vasta abrangência, que percorre todas as dimensões da existência humana na sociedade. III. Os novos saberes determinam a necessidade de propostas curriculares adequadas à realidade, que possibilitem espaços efetivos para discussão e reflexão a respeito da identidade científica, procurando instrumentalizar o educando.

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Questão 5

Existem diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento de senso comum ou cotidiano . Com base no pensamento de Bizzo (2007) e nas ideias apresentadas no livro da disciplina sobre o Conhecimento de Senso comum , analise as asserções a seguir sobre esse tipo de conhecimento e a relação entre elas. O conhecimento de senso comum surge da necessidade de resolver problemas diários, não é programado ou planejado, mas elaborado e organizado de forma espontânea e intuitiva. Pode-se dizer que é ingênuo, funcionando em condições específicas, nas quais as práticas são inspiradas nos indivíduos mais velhos, e resulta em benefício imediato (BIZZO, 2007).
PORQUE
Apresenta pouca objetividade, visto que está muito ligado ao afetivo, ao emocional. As interpretações do senso comum são predeterminadas por interesses e crenças.
Escolha uma:

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Questão 6

Segundo Mendes (2010), “Definir ciência e procurar, por meio da percepção de diferentes autores, apresentá-la como uma construção histórica que sofre diferentes influências em um mundo globalizado, no qual as informações circulam com uma velocidade espetacular, é o ponto de partida do trabalho da disciplina de Ciências”. Desta forma, por que são relevantes o estudo e o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil?
 
Escolha uma:
O autor destaca que o estudo e o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil são relevantes para a compreensão de que a Ciência faz parte da vida cotidiana e interfere diretamente na sociedade.

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Questão 7

Existem diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento de senso comum ou cotidiano. Com base nas ideias de Bizzo (2007) e de Köche (1997) sobre o conhecimento científico e o conhecimento de senso comum ou cotidiano, marque a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo. O ......................surge da necessidade de resolver problemas diários, não é programado ou planejado, elaborado e organizado de forma espontânea e intuitiva , é ingênuo, funcionando em condições específicas, nas quais as práticas são inspiradas nos indivíduos mais velhos, e resulta em benefício imediato . Apresenta pouca objetividade, visto que está muito ligado ao afetivo, ao emocional. Suas interpretações são predeterminadas por interesses e crenças ( BIZZO, 2007) .
O-.....................................tem origem na necessidade do homem em desvendar o mundo, compreendê-lo, explicá-lo e dominá-lo, entender a cadeia de relações, descobrir princípios explicativos e sustentados, assim proporcionando a compreensão do tipo de relação que se estabelece entre fatos, coisas e fenômenos((KÖCHE, 1997).
Escolha uma:
O conhecimento de senso comum surge da necessidade de resolver problemas diários, não é programado ou planejado, mas elaborado e organizado de forma espontânea e intuitiva. Pode-se dizer que é ingênuo, funcionando em condições específicas, nas quais as práticas são inspiradas nos indivíduos mais velhos, e resulta em benefício imediato (BIZZO, 2007). Apresenta pouca objetividade, visto que está muito ligado ao afetivo, ao emocional. As interpretações do senso comum são predeterminadas por interesses e crenças . O conhecimento científico tem origem na necessidade do homem em desvendar o mundo, compreendê-lo, explicá-lo e dominá-lo, entender a cadeia de relações, descobrir princípios explicativos e sustentados, que poderão proporcionar a compreensão do tipo de relação que se estabelece entre fatos, coisas e fenômenos (KÖCHE, 1997).

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Questão 8

Para a criança o mundo é dinâmico e vivo, “[...] cada vez que ensinamos, prematuramente, a uma criança, alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e consequentemente de entender completamente” (PIAGET, 1975, p. 89).Refletindo sobre as palavras de Piaget ,marque V para as alternativas que descrevem a melhor maneira do professor desenvolver em seus alunos o espirito de investigação na disciplina de Ciências e F para as que julgar falsas. ( ) A criança precisa aprender experenciando a vida.
( )A criança precisa de atividades desafiadoras.
( )A criança precisa apenas de transmissão de informações.
( )A criança precisa de atividades que desenvolvam habilidades e competências.
( )A criança precisa de atividades que favoreçam a construção do pensamento lógico acerca dos fatos do dia a dia, e na resolução de problemas práticos.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
A criança precisa aprender experenciando a vida. É essa vivência que permite o conhecimento e o domínio das relações que norteiam a vida científica. É de fundamental importância para a criança que o ensino de Ciências tenha como foco a sua participação no processo de aquisição do conhecimento, a partir de atividades desafiadoras. É necessária uma metodologia de trabalho que não tenha como preocupação apenas a transmissão de informações, mas também a promoção de atividades que desenvolvam habilidades e competências, as quais possibilitem a observação e a comparação como um todo, de forma reveladora, em relação ao conhecimento vivenciado. A disciplina pode auxiliar as crianças na construção do pensamento lógico acerca dos fatos do dia a dia, e na resolução de problemas práticos.

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Questão 9

Pode-se afirmar que a Ciência é uma das maiores atividades humanas, é a contemplação e compreensão de inúmeros fenômenos naturais. Sobre a Ciência, analise as sentenças abaixo:

I. A Ciência é o esforço humano para alcançar um entendimento melhor do mundo por observação, comparação, experimentação, análise, síntese e conceitualização.
II. O principal objetivo da Ciência é estabelecer a verdade absoluta.
III. A Ciência é um processo pelo qual o homem se relaciona com a natureza, visando à dominação dela em seu próprio benefício.
IV. A Ciência sistematiza, sintetiza, conceitua e pode fornecer modelos, teorias, descrições de fatos, fenômenos que explicam diferentes situações vivenciadas.
V. Ciência é Conhecimento. É saber que se adquire pela leitura e mediação; instrução, erudição, sabedoria.
As afirmações corretas em relação à Ciência se encontram nas alternativas:
 
Escolha uma:
Fazendo uma análise das definições de Ciência, pode-se dizer que um dos principais objetivos da Ciência não é descobrir verdades absolutas, mas sim fornecer conhecimentos que possibilitem, muitas vezes provisoriamente, a interação com o mundo, com previsões confiáveis sobre eventos futuros, criando mecanismos de controle sobre os quais o homem possa intervir.

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Questão 10

As atividades de laboratório assumem papel relevante, uma vez que aproximam o conhecimento científico do cotidiano dos alunos, auxiliando o professor nos encaminhamentos metodológicos dos conteúdos de Ciências. As atividades de laboratório requerem a participação efetiva dos alunos e a intervenção do professor quando necessária, visto que o docente precisa respeitar o princípio da contextualidade. Assim, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação às atividades de laboratório: I ( ) O laboratório de Ciências da escola é o espaço no qual ocorre a prática de experimentos científicos e a observação in loco de fenômenos biológicos, físicos e químicos, aproximando, assim, a teoria da prática.
II ( ) As experiências com atividades de laboratório despertam, em geral, um grande interesse nos alunos, além de serem momentos muito ricos no processo ensino-aprendizagem.
III. ( ) Piaget (1978) não faz qualquer crítica ao trabalho experimental, inclusive considerando-o importante, pois possibilita o levantamento de questões e a interpretação dos resultados obtidos, levando os alunos a desenvolverem conceitos, leis e teorias envolvidos na experimentação.
IV. ( ) Por meio do experimento, o aluno consegue refletir sobre determinado fenômeno, sendo assim uma tarefa importante que deve ser acompanhada pelos professores.
V. ( ) Para a autora Hilda Weissmann (1998), em sua obra Didática das Ciências Naturais – contribuições e reflexões, o laboratório ou o local destinado ao desenvolvimento de atividades experimentais podem ser realizados em locais públicos como praças, centros comerciais ou igrejas, porém, sem qualquer vantagem quando o local escolhido for a sala de aula.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
Piaget (1978) critica o ensino experimental, que se limita apenas a mostrar o que já foi exposto pelo professor. Critica ainda, o “espetáculo de experiências e demonstrações”, fazendo analogia dessa prática à possibilidade de se aprender a nadar apenas com a observação do banhista na praia. A autora Hilda Weissmann (1998), em sua obra Didática das Ciências Naturais – contribuições e reflexões, cita que o laboratório, a sala de Ciências, ou qualquer outro local destinado ao desenvolvimento de atividades experimentais, é um espaço aberto à experiência controlada. Em um sentido mais amplo, pode-se pensar que qualquer atividade envolvendo a realização de experiências de Ciências, tanto na sala de aula, quanto no laboratório, oficina, parque, museu ou zoológico. A autora ainda apresenta algumas vantagens quanto ao laboratório em sala de aula, conforme páginas 50 e 51 do livro da disciplina.

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