terça-feira, 18 de setembro de 2018

Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática - Exercícios de Fixação 1

Questão 1 - Nessa fase, a criança brinca, também, de faz de conta, ou seja, começa a criar representações simbólicas para situações do real; ela mostra sinais da ação do imaginário, com isso, as regras começam a ser estabelecidas e a fazer parte das suas brincadeiras e jogos.

A descrição acima se refere à fase:
Escolha uma:

Na fase Pré-operatória, a criança brinca, também, de faz de conta, ou seja, começa a criar representações simbólicas para situações do real; ela mostra sinais da ação do imaginário, com isso, as regras começam a ser estabelecidas e a fazer parte das suas brincadeiras e jogos.

Questão 2 - De acordo com Piaget, nos primeiros anos de vida, a criança está na fase que é caracterizada, principalmente, pelo brincar sozinha e pela não vinculação de regras nas brincadeiras. O que predomina, nessa fase, é o que lhe chama mais a atenção momentânea e intuitivamente.

A descrição acima se refere à fase:
Escolha uma:

É a fase Sensório-motora, que é caracterizada, principalmente, pelo brincar sozinha e pela não vinculação de regras nas brincadeiras. O que predomina, nessa fase, é o que lhe chama mais a atenção momentânea e intuitivamente.

Questão 3 - Com inúmeras críticas, vários educadores e pesquisadores do ensino da matemática consideram que o Movimento da Matemática Moderna deixou um saldo positivo, no sentido de favorecer novas formas de conduzir o ensino da matemática em sala de aula, ampliando o debate e as discussões em torno do processo do ensinar e do aprender matemática. Esse educador se destacou no Movimento da Matemática Moderna e contribuiu positivamente para a diminuição na ênfase, quase que exclusiva, em contas e “carroções” e cálculos envolvendo muita “decoreba”, favorecendo, assim, uma participação maior do aluno e de novas formas de pensar o ensino da matemática.

A descrição acima se refere a qual educador:
Escolha uma:

No final da década de 1950 e no decorrer da década de 1960, foram realizados cinco congressos nacionais para discutir a situação do ensino da matemática no Brasil, acompanhando as discussões e tendências internacionais. A partir da mobilização dos professores e educadores matemáticos, desencadeada nos congressos nacionais citados anteriormente, foi criado o Grupo de Estudos do Ensino da Matemática (GEEM).

Questão 4 - Complete a sentença: De acordo com Piaget, a primeira fase de desenvolvimento da criança denomina-se ______________; em seguida, ela passa pela fase _________________ e, depois, pela fase das __________________até chegar à fase das abstrações.

Assinale a alternativa que complementa a questão exposta:
Escolha uma:

Questão 5 - A partir da mobilização dos professores e educadores matemáticos, desencadeada nos congressos nacionais no final da década de 50 e no decorrer de 1960, em 1961 na cidade de São Paulo, foi criado um Grupo de Estudos Do Ensino Da Matemática (GEEM) e a divulgação da Matemática Moderna no Brasil. Tendo em vista o relato acima, um professor foi uns dos pioneiros na divulgação e coordenador do grupo de estudos.

A descrição acima se refere ao professor:
Escolha uma:

No ano de 1961, em São Paulo foi criado um Grupo de Estudos Do Ensino Da Matemática (GEEM), sob a coordenação do Professor Osvaldo Sangiorgi, que foi também um dos pioneiros na divulgação da Matemática Moderna no Brasil. # No ano de 1961, em São Paulo foi criado um Grupo de Estudos Do Ensino Da Matemática (GEEM), sob a coordenação do Professor Osvaldo Sangiorgi, que foi também um dos pioneiros na divulgação da Matemática Moderna no Brasil.

Questão 6 - A conquista do conhecimento matemático se dá desde o nascimento da criança. No começo acontece de forma intuitiva e se amplia de acordo com as interferências sociais e culturais presentes no ambiente em que ela está inserida. Além dessas interferências, a aprendizagem matemática está relacionada a determinadas fases do desenvolvimento da criança. De acordo com Piaget, para a criança construir estruturas cognitivas, ela deve passar por quatro etapas distintas. São elas:

Escolha uma:

De acordo com Piaget, a primeira fase de desenvolvimento da criança denomina-se sensório-motora; em seguida, ela passa pela fase pré-operatória e, depois, pela fase das operações concretas até chegar à fase das abstrações.
 

Questão 7 - Pensar sobre o ensino tradicional da matemática é especificar uma prática educacional que atravessa várias décadas e ainda se faz presente em muitos momentos da prática pedagógica, às vezes, se mostra mascarada por novos discursos ou tendências de novos encaminhamentos. Na concepção tradicional de ensino da matemática, ficam evidentes os papéis bem distintos do professor e do aluno, no processo do ensinar e de aprender. Assinale a alternativa que mostra quais são os papéis do professor e do aluno no ensino tradicional da matemática:

Escolha uma:

Na concepção tradicional de ensino da matemática, evidenciam-se dois papéis bem distintos no processo do ensinar e do aprender:
do professor que ensina, avalia, pergunta, cobra, enfim, detém o saber, o poder e o controle sobre o que ensina e deve ser ensinado;
do aluno que aprende, busca o saber que não possui, responde, reproduz o que o professor ensina, somente é avaliado (não participa do processo de avaliação), enfim, é um ser passivo que só recebe o saber. A responsabilidade pela aprendizagem recai toda sobre o aluno.

Questão 8 - Os objetivos da educação matemática para crianças de 0 a 3 anos são pensados e organizados nacionalmente para a Educação Infantil, no que se refere ao conhecimento matemático para a formação da criança desta faixa etária. Esse objetivo pode ser pensado a partir dos seguintes objetivos específicos:

Assinale V para as afirmações que considerar verdadeiras e F para as falsas: ( ) perceber que há diferentes espaços que compõem o meio social em que ela vive, aprendendo a localizar-se gradativamente nesses espaços;
( ) desenvolver, de forma progressiva, noções de orientação, movimentação e localização do próprio corpo em relação a si próprio, às outras pessoas, aos objetos e ao espaço em que a criança está;
( ) identificar gradativamente as noções de: dentro, fora, perto, longe, aberto, fechado, entre outras;
( ) compreender e executar comandos lógicos simples, estabelecendo relação de causa e efeito, como: bater palmas (relacionar o comando ao som); empurrar um objeto (pode produzir som ou cair);
( ) Reconhecer e valorizar os números, operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
A sequência correta é:
Escolha uma:

Como se pode observar nas páginas indicadas, os objetivos da educação matemática para crianças de 0 a 3 anos são pensados e organizados nacionalmente para a Educação Infantil no que se refere ao conhecimento matemático para a formação da criança desta faixa etária. Esse objetivo pode ser pensado a partir dos seguintes objetivos específicos:
- Perceber que há diferentes espaços que compõem o meio social em que ela vive, aprendendo a localizar-se gradativamente nesses espaços;
- Desenvolver, de forma progressiva, noções de orientação, movimentação e localização do próprio corpo em relação a si próprio, às outras pessoas, aos objetos e ao espaço em que a criança está;
- Identificar gradativamente as noções de: dentro, fora, perto, longe, aberto, fechado, entre outras;
- Compreender e executar comandos lógicos simples, estabelecendo relação de causa e efeito, como: bater palmas (relacionar o comando ao som); empurrar um objeto (pode produzir som ou cair).
A última assertiva é falsa para a faixa etária indicada.

Questão 9 - As operações mentais se constituem por meio das ações motoras e sensoriais vivenciadas pelo ser humano desde a mais tenra idade. As experiências vivenciadas concretamente pela criança favorecem o desenvolvimento das estruturas de pensamento e ação, que fazem parte do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. Considerando as ideias sobre as operações mentais, analise as afirmações a seguir: I. As operações mentais que permitem à criança estabelecer relações entre os elementos, iguais ou diferentes, com maior intensidade quando o egocentrismo diminui e a convivência e a cooperação com outras crianças assumem o lugar do brinquedo isolado. II. A contagem numérica pode ser iniciada pelas crianças em diferentes idades, de acordo com a interferência do meio social na aquisição dessa habilidade. III. Uma criança que aprendeu a contar até dez ou mais e que relacione corretamente o número falado à quantidade de objetos reais, independente da idade, já possui as estruturas mentais desenvolvidas para a compreensão dos números e para a resolução de operações matemáticas mais complexas. IV. Para construir e atribuir significado ao conhecimento matemático, como o Sistema de Numeração Decimal, faz-se necessária a construção de determinadas estruturas mentais, bem como a formação de certos hábitos de pensamento e ação. V. As variações nas idades das crianças, em que ocorrem os processos de apropriação de determinadas estruturas mentais e de raciocínio lógico-matemático, devem-se às ações e às relações da vida social da criança e aos estímulos proporcionados em função do seu desenvolvimento humano. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa incorreta:

Escolha uma:

A contagem numérica, por exemplo, pode ser iniciada pelas crianças em diferentes idades, de acordo com a interferência do meio social na aquisição dessa habilidade. Destaca-se, no entanto, que uma criança que aprendeu a contar até dez ou mais, mesmo que relacione corretamente o número falado à quantidade de objetos reais, não garante que ela já possua as estruturas mentais desenvolvidas para a compreensão dos números ou mesmo para a resolução de operações matemáticas mais complexas. Isso ainda pode levar algum tempo.

Questão 10 - Desde pequena, a criança começa a reconhecer objetos, pessoas ou seres que ocupam o espaço. Ao reconhecer, por meio do contato, o mundo ao seu redor, começa a nomear e identificar brinquedos, pessoas, animais, objetos, entre outros, identificando intuitivamente características dos seres e coisas que fazem parte do seu mundo. Dessa forma, a criança inicia o desenvolvimento da operação mental de classificação, a qual se modifica à medida que ela cresce e sofre as influências e intervenções do meio social em que vive. Portanto, de acordo com Piaget (1975), a classificação é uma operação lógica que consiste na capacidade de separar objetos, pessoas, fatos, ações ou ideias em classes ou grupos, tendo por critério uma ou várias características comuns. De acordo com a leitura realizada, quais são as outras palavras que estão associadas à operação mental de classificar?

Escolha uma:

As outras palavras que são associadas à operação mental de classificar são: organizar; juntar; separar; reagrupar. Para classificar é necessário estabelecer critérios ou atributos, que visam a identificar se um elemento pertence ou não àquele grupo, ou seja, se faz parte de um determinado grupo ou classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário