terça-feira, 18 de setembro de 2018

Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática - Exercícios de Fixação 3

01 - A operação de multiplicação nos leva a pensar na ideia de adição de parcelas iguais. De acordo com Vergnaud (2009, p. 183), ao ensinar a multiplicação, utilizando-se de materiais concretos, introduzimos, obrigatoriamente, “a multiplicação como adição reiterada de uma mesma quantidade e, em consequência, a fazer do multiplicando uma medida, e do multiplicador um simples operador sem dimensões físicas.” Conforme trecho acima, sobre as operações de multiplicação, o que significa adição de parcelas iguais?
 
Escolha uma:
As tendências atuais da educação matemática propõem a construção de fatos básicos fundamentais da multiplicação com a devida compreensão e significado, de forma contextualizada, por meio do uso de materiais manipuláveis, como jogos e brincadeiras relacionados aos registros matemáticos gradativos de cada fato construído e vivenciado.

02 - Luckesi (2003) mostra a importância de ultrapassar o sentido de examinar, ainda presente na sala de aula, assumindo o real sentido de avaliar. A avaliação é processual, tem por objetivo diagnosticar, é dinâmica, é inclusiva, é democrática e exige uma prática pedagógica dialógica. Dessa forma, temos uma prática avaliativa formativa, ou seja, a avaliação pode ser feita por meio de diversos instrumentos, como: observações e registros, provas e testes, resolução de problemas, trabalhos e participação em atividades, portfólio e caderno do aluno, entrevistas e conversas informais, autoavaliação, entre outros. Conforme o texto acima, que diz que a avaliação pode ser realizada de várias formas, quais seriam os outros aspectos relevantes a serem descritos sobre a realização da avaliação formativa?
 
Escolha uma:
Estes aspectos relevantes sobre a avaliação formativa devem ser desenvolvidos a partir do erro do aluno. Ao analisar e refletir sobre o erro do aluno, o professor obtém informações sobre como o estudante está pensando, que conhecimentos e raciocínios ele já domina e quais ele ainda não conseguiu adquirir.

03 - O trabalho pedagógico, na perspectiva da educação matemática, não é compatível com a avaliação que apresenta características exclusivas de examinar a aprendizagem do aluno. Segundo Luckesi (2003), a avaliação praticada pela escola ainda possui características de exame, as quais têm por objetivo:
 
Escolha uma:

04 - Luckesi (2003, p. 13-14) destaca as características de uma avaliação da aprendizagem. Tais características devem promover a formação contínua do indivíduo, em que todos os sujeitos sejam responsáveis pelos avanços e pela qualidade do processo do ensinar e do aprender. Dessa forma, a avaliação: I. Tem por objetivo diagnosticar a situação de aprendizagem do educando.
II É diagnóstica e processual. 
III. É dinâmica, ou seja, não classifica o educando em um determinado nível de aprendizagem, mas diagnostica a situação para melhorá-la. 
IV. É inclusiva, na medida em que separa os educandos melhores dos piores. 
V. Decorrente do fato de ser inclusiva e democrática, devendo incluir todos. É correto apenas o que se afirma:
 
Escolha uma:
É nessa perspectiva que deve ser organizada a avaliação da aprendizagem em educação matemática, de modo a vislumbrar a formação do indivíduo em todos os momentos do processo. Não é inclusiva a avaliação que separa os educandos melhores dos piores.

05 - A avaliação é um elemento inerente à prática pedagógica, que deve ser realizada com cuidado e coerência, com a participação de todos os sujeitos envolvidos no processo educacional, assim como os recursos e estratégias utilizados no ensinar e no aprender matemática. Ela deve ser realizada por meio de diversos instrumentos. Leia as afirmativas abaixo e assinale aquela que não faz parte do processo de avaliação:
 
Escolha uma:
É verdadeiro afirmar que, na perspectiva da educação matemática, a avaliação deve subsidiar a prática pedagógica, de forma a redirecionar o trabalho com o ensinar e o aprender matemática e não deve proporcionar somente a compreensão de processos educativos individuais.

06 - Segundo Vergnaud (2009, p. 190), “a divisão é uma operação complexa. Há para isso várias razões: algumas são de ordem conceitual, outras são ligadas à complexidade das regras operatórias implicadas pela divisão”. A operação matemática de divisão, por sua vez, supõe a ação de separar, repartir certo número em subgrupos com a mesma quantidade de elementos, ou mesmo um inteiro em partes iguais. Ao trabalhar com a operação de divisão, na prática pedagógica, é fundamental proporcionar à criança:
 
Escolha uma:
Comentário: no estudo da operação de divisão, devem ser exploradas as duas ideias, apresentando os diferentes registros, para que a criança perceba a contextualização da divisão e construa os significados com compreensão. Segundo Saiz (2001, p. 182) “temos que permitir que as crianças comprovem seus próprios procedimentos, suas próprias soluções, antes de conhecer os algoritmos tradicionais”.

07 - No estudo da operação de divisão, devem ser exploradas as duas ideias, apresentando os diferentes registros, para que a criança perceba a contextualização da divisão e construa os significados com compreensão, ou seja, para resolver uma operação de divisão, há vários procedimentos e formas de registros, como por exemplo: Marta tem 25 flores para distribuir igualmente em 3 vasos. Quantas flores ela colocará em cada vaso? A ideia presente nessa situação-problema é a de divisão em partes iguais, ou seja, ideia de distribuição, repartitiva. Quais são os dois processos de resolução que podem ser utilizados para resolver o problema acima, demonstrando as diferentes possibilidades de registro matemático de uma operação de divisão?
 
Escolha uma:
No processo convencional, a operação é resolvida dividindo-se cada uma das ordens numéricas do dividendo pelo divisor. Pode ser usado o método "curto" ou "longo”. Na resolução por estimativa, os registros variam de acordo com a compreensão e o desenvolvimento cognitivo de cada criança, ou seja, elas vão abreviando os cálculos na medida em que desenvolvem o cálculo mental e a habilidade de estimar e fazer cálculos aproximados.

08 - Alguns educadores matemáticos procuram classificar as problematizações matemáticas em diferentes grupos de acordo com determinadas características. Butts (1997) ampliou a discussão em torno da resolução de problemas, incluindo diferentes níveis de conhecimento e de aplicação dos exercícios e da resolução de problemas, classificando-os em cinco categorias. Assinale a alternativa que indica essas cinco categorias apontadas por Butts:
 
Escolha uma:
As cinco categorias apontadas por Butts são: exercícios de reconhecimento; exercícios algorítmicos; problemas de aplicação; problemas em aberto e situações-problema.

09 - A educação matemática tem proposto e valorizado a resolução de problemas “ao longo dos últimos anos, sendo um dos tópicos mais difíceis de ser trabalhado na sala de aula. É comum os alunos saberem efetuar todos os algoritmos (as “continhas” de adição, subtração, multiplicação e divisão), mas não conseguem resolver um problema que envolva um ou mais desses algoritmos” (DANTE, 1998, p. 8). De acordo com os PCNs (BRASIL, 1997, p. 42), a prática pedagógica de resolução de problemas nem sempre tem desempenhado sua função no processo do ensinar e do aprender matemática, se limitando a ser usado basicamente “como forma de aplicação de conhecimentos adquiridos anteriormente pelos alunos”.
Neste caso, a matemática:
 
Escolha uma:
É por meio da resolução de problemas que o aluno desenvolve o pensar matematicamente, adquire e reorganiza conceitos e habilidades e aplica conhecimentos e saberes matemáticos, atribuindo significado aos mesmos.

10 - A riqueza do trabalho pedagógico de resolução de problemas se dá na medida em que o professor promove o debate, o confronto de ideias e opiniões sobre as formas diferentes de pensar em torno das possibilidades de resolução de cada problematização proposta. Portanto, nesse contexto, a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática tende a dar ênfase:

Escolha uma:

2 comentários:

  1. Nas atividades do dia a dia, as crianças estabelecem correspondência entre objetos, seres ou ações, descobrindo e vivenciando propriedades relacionadas ao conhecimento matemático. Para estabelecer os conteúdos matemáticos que devem ser trabalhados na Educação Infantil, é necessário ter presentes os aspectos relacionados: Assinale V para as afirmações que considerar verdadeiras e F para as falsas.

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  2. A avaliação tem caráter formativo e se propõe a acompanhar a aprendizagem matemática do aluno, favorecendo o desenvolvimento do seu potencial e ampliando-o sempre mais.Quais são as características que definem corretamente uma avaliação formativa

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