01 - A
operação de multiplicação nos leva a pensar na ideia de adição de
parcelas iguais. De acordo com Vergnaud (2009, p. 183), ao ensinar a
multiplicação, utilizando-se de materiais concretos, introduzimos,
obrigatoriamente, “a multiplicação como adição reiterada de uma mesma
quantidade e, em consequência, a fazer do multiplicando uma medida, e do
multiplicador um simples operador sem dimensões físicas.” Conforme
trecho acima, sobre as operações de multiplicação, o que significa
adição de parcelas iguais?
Escolha uma:
As
tendências atuais da educação matemática propõem a construção de fatos
básicos fundamentais da multiplicação com a devida compreensão e
significado, de forma contextualizada, por meio do uso de materiais
manipuláveis, como jogos e brincadeiras relacionados aos registros
matemáticos gradativos de cada fato construído e vivenciado.
02 - Luckesi
(2003) mostra a importância de ultrapassar o sentido de examinar, ainda
presente na sala de aula, assumindo o real sentido de avaliar. A
avaliação é processual, tem por objetivo diagnosticar, é dinâmica, é
inclusiva, é democrática e exige uma prática pedagógica dialógica. Dessa
forma, temos uma prática avaliativa formativa, ou seja, a avaliação
pode ser feita por meio de diversos instrumentos, como: observações e
registros, provas e testes, resolução de problemas, trabalhos e
participação em atividades, portfólio e caderno do aluno, entrevistas e
conversas informais, autoavaliação, entre outros. Conforme o texto
acima, que diz que a avaliação pode ser realizada de várias formas,
quais seriam os outros aspectos relevantes a serem descritos sobre a
realização da avaliação formativa?
Escolha uma:
Estes
aspectos relevantes sobre a avaliação formativa devem ser desenvolvidos
a partir do erro do aluno. Ao analisar e refletir sobre o erro do
aluno, o professor obtém informações sobre como o estudante está
pensando, que conhecimentos e raciocínios ele já domina e quais ele
ainda não conseguiu adquirir.
03 - O
trabalho pedagógico, na perspectiva da educação matemática, não é
compatível com a avaliação que apresenta características exclusivas de
examinar a aprendizagem do aluno. Segundo Luckesi (2003), a avaliação
praticada pela escola ainda possui características de exame, as quais
têm por objetivo:
Escolha uma:
04 - Luckesi
(2003, p. 13-14) destaca as características de uma avaliação da
aprendizagem. Tais características devem promover a formação contínua do
indivíduo, em que todos os sujeitos sejam responsáveis pelos avanços e
pela qualidade do processo do ensinar e do aprender. Dessa forma, a
avaliação: I. Tem por objetivo diagnosticar a situação de aprendizagem do educando.
II É diagnóstica e processual.
II É diagnóstica e processual.
III. É dinâmica, ou seja, não
classifica o educando em um determinado nível de aprendizagem, mas
diagnostica a situação para melhorá-la.
IV. É inclusiva, na medida em que separa os educandos melhores dos piores.
V. Decorrente do fato de ser inclusiva e democrática, devendo incluir todos. É correto apenas o que se afirma:
Escolha uma:
É
nessa perspectiva que deve ser organizada a avaliação da aprendizagem
em educação matemática, de modo a vislumbrar a formação do indivíduo em
todos os momentos do processo. Não é inclusiva a avaliação que separa os
educandos melhores dos piores.
05 - A
avaliação é um elemento inerente à prática pedagógica, que deve ser
realizada com cuidado e coerência, com a participação de todos os
sujeitos envolvidos no processo educacional, assim como os recursos e
estratégias utilizados no ensinar e no aprender matemática. Ela deve ser
realizada por meio de diversos instrumentos. Leia as afirmativas abaixo
e assinale aquela que não faz parte do processo de avaliação:
Escolha uma:
É
verdadeiro afirmar que, na perspectiva da educação matemática, a
avaliação deve subsidiar a prática pedagógica, de forma a redirecionar o
trabalho com o ensinar e o aprender matemática e não deve proporcionar
somente a compreensão de processos educativos individuais.
06 - Segundo
Vergnaud (2009, p. 190), “a divisão é uma operação complexa. Há para
isso várias razões: algumas são de ordem conceitual, outras são ligadas à
complexidade das regras operatórias implicadas pela divisão”. A
operação matemática de divisão, por sua vez, supõe a ação de separar,
repartir certo número em subgrupos com a mesma quantidade de elementos,
ou mesmo um inteiro em partes iguais. Ao trabalhar com a operação de
divisão, na prática pedagógica, é fundamental proporcionar à criança:
Escolha uma:
Comentário: no estudo da operação de divisão, devem ser exploradas as
duas ideias, apresentando os diferentes registros, para que a criança
perceba a contextualização da divisão e construa os significados com
compreensão. Segundo Saiz (2001, p. 182) “temos que permitir que as
crianças comprovem seus próprios procedimentos, suas próprias soluções,
antes de conhecer os algoritmos tradicionais”.
07 - No
estudo da operação de divisão, devem ser exploradas as duas ideias,
apresentando os diferentes registros, para que a criança perceba a
contextualização da divisão e construa os significados com compreensão,
ou seja, para resolver uma operação de divisão, há vários procedimentos e
formas de registros, como por exemplo: Marta tem 25 flores para
distribuir igualmente em 3 vasos. Quantas flores ela colocará em cada
vaso? A ideia presente nessa situação-problema é a de divisão em partes
iguais, ou seja, ideia de distribuição, repartitiva. Quais são os dois
processos de resolução que podem ser utilizados para resolver o problema
acima, demonstrando as diferentes possibilidades de registro matemático
de uma operação de divisão?
Escolha uma:
No
processo convencional, a operação é resolvida dividindo-se cada uma das
ordens numéricas do dividendo pelo divisor. Pode ser usado o método
"curto" ou "longo”. Na resolução por estimativa, os registros variam de
acordo com a compreensão e o desenvolvimento cognitivo de cada criança,
ou seja, elas vão abreviando os cálculos na medida em que desenvolvem o
cálculo mental e a habilidade de estimar e fazer cálculos aproximados.
08 - Alguns
educadores matemáticos procuram classificar as problematizações
matemáticas em diferentes grupos de acordo com determinadas
características. Butts (1997) ampliou a discussão em torno da resolução
de problemas, incluindo diferentes níveis de conhecimento e de aplicação
dos exercícios e da resolução de problemas, classificando-os em cinco
categorias. Assinale a alternativa que indica essas cinco categorias
apontadas por Butts:
Escolha uma:
As
cinco categorias apontadas por Butts são: exercícios de reconhecimento;
exercícios algorítmicos; problemas de aplicação; problemas em aberto e
situações-problema.
09 - A
educação matemática tem proposto e valorizado a resolução de problemas
“ao longo dos últimos anos, sendo um dos tópicos mais difíceis de ser
trabalhado na sala de aula. É comum os alunos saberem efetuar todos os
algoritmos (as “continhas” de adição, subtração, multiplicação e
divisão), mas não conseguem resolver um problema que envolva um ou mais
desses algoritmos” (DANTE, 1998, p. 8). De acordo com os PCNs (BRASIL,
1997, p. 42), a prática pedagógica de resolução de problemas nem sempre
tem desempenhado sua função no processo do ensinar e do aprender
matemática, se limitando a ser usado basicamente “como forma de
aplicação de conhecimentos adquiridos anteriormente pelos alunos”.
Neste caso, a matemática:
Neste caso, a matemática:
Escolha uma:
É
por meio da resolução de problemas que o aluno desenvolve o pensar
matematicamente, adquire e reorganiza conceitos e habilidades e aplica
conhecimentos e saberes matemáticos, atribuindo significado aos mesmos.
10 - A riqueza do trabalho pedagógico de resolução de problemas se dá na medida em que o professor promove o debate, o confronto de ideias e opiniões sobre as formas diferentes de pensar em torno das possibilidades de resolução de cada problematização proposta. Portanto, nesse contexto, a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática tende a dar ênfase:
Escolha uma:
Nas atividades do dia a dia, as crianças estabelecem correspondência entre objetos, seres ou ações, descobrindo e vivenciando propriedades relacionadas ao conhecimento matemático. Para estabelecer os conteúdos matemáticos que devem ser trabalhados na Educação Infantil, é necessário ter presentes os aspectos relacionados: Assinale V para as afirmações que considerar verdadeiras e F para as falsas.
ResponderExcluirA avaliação tem caráter formativo e se propõe a acompanhar a aprendizagem matemática do aluno, favorecendo o desenvolvimento do seu potencial e ampliando-o sempre mais.Quais são as características que definem corretamente uma avaliação formativa
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