Questão 1
Existem
 atividades que, além de favorecer a análise do oral, traz à tona uma 
série de dificuldades das mais variadas, entre elas a ortografia e a 
pontuação. Bem trabalhadas pelo professor, tais dificuldades servirão de
 auxílio na descoberta do contraste entre o oral e o escrito. 
Normalmente, esse tipo de comunicação ocorre por meio de:
Escolha uma:
A
 alternativa está correta, porque escrever histórias em quadrinhos, com 
ou sem o auxílio de sequência de desenhos, preparar, escrever e 
apresentar reportagens e entrevistas são algumas das atividades que 
reproduzem por escrito aquilo é falado. Além disso, esse tipo de 
atividade favorece a análise do oral, traz à tona uma série de 
dificuldades das mais variadas, entre elas a ortografia e a pontuação. 
Se bem trabalhadas pelo professor, tais dificuldades servirão de auxílio
 na descoberta do contraste entre o oral e o escrito.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.
Feedback
A resposta correta é: Histórias em quadrinhos, reportagens, entrevistas..
Questão 2
Têm
 como intenção principal provocar o riso mediante recursos linguísticos 
e/ou iconográficos que alteram ou quebram a ordem natural dos fatos ou 
acontecimentos, ou que deformam as características das personagens. Os 
recursos mais frequentes são zombaria, ironia, sátira, caricatura, 
sarcasmo. Normalmente, esse tipo de comunicação ocorre por meio de:
Escolha uma:
A
 alternativa encontra-se correta porque a utilização de textos de humor 
em sala de aula estimula a interpretação, o questionamento sobre o texto
 e a descoberta da lógica linguística do conjunto, levando à busca de 
novas leituras de um mesmo enunciado.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana.
Feedback
A resposta correta é: Textos humorísticos (piada, anedota, tirinhas)..
Questão 3
Alguns
 especialistas teorizam que os gêneros são uma condição didática para 
trabalhar o comportamento de leitores e escritores. Cabe ao professor 
possibilitar que os alunos pratiquem esses comportamentos utilizando 
textos de diferentes gêneros, e sua preocupação deve fazer com que os 
alunos transitem pelas três posições enunciativas do texto. Sendo elas:
Escolha uma:
A
 alternativa encontra-se correta porque a preocupação do professor deve 
ser fazer com que os alunos transitem pelas três posições enunciativas 
do texto: ouvinte, leitor e escritor.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.
Feedback
A resposta correta é: Ouvinte, leitor e escritor..
Questão 4
A
 necessidade de repensar o ensino da Língua Portuguesa deve-se aos 
avanços da pesquisa sobre a linguagem e o ensino de línguas. No âmbito 
das discussões sobre o assunto, tem prevalecido a concepção de linguagem
 que vem sendo chamada de interacionista, na qual o conhecimento da 
linguagem é interiorizado a partir de atividades com a própria linguagem
 tecida nas relações sociais, na interlocução. Ao ensinar a língua, 
tem-se por objetivo desenvolver quatro habilidades comunicacionais 
básicas, são elas:
Escolha uma:
A
 alternativa encontra-se correta porque ao ensinar a língua, tem-se por 
objetivo desenvolver quatro habilidades comunicacionais básicas: ouvir, 
falar, ler e escrever. Para tanto, é imprescindível que o professor 
trabalhe em sala de aula com atividades que proporcionem o 
desenvolvimento da oralidade, leitura e produção de textos.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.
Feedback
A resposta correta é: Ouvir, falar, ler e escrever..
Questão 5
A
 maior parte da comunicação de nossa sociedade se dá pela oralidade, 
mesmo sendo uma sociedade grafocêntrica. É por meio da linguagem oral 
que o ser humano se desenvolve como participante de uma determinada 
cultura. Ao propor o desenvolvimento da oralidade por parte do aluno, o 
que o professor enfatiza? Avalie as afirmações a seguir I. Oportunidade de o aluno se expressar, de ser ouvido. II. Oportunidade de o aluno tirar suas dúvidas em sala de aula. III. Oportunidade de o aluno contribuir de alguma forma com a discussão dos conteúdos. IV. Oportunidade de o aluno participar de debates, teatros, entrevistas, leituras entre outros. V.
 Oportunidade para o professor de analisar e estabelecer, junto com os 
alunos, as normas consensuais que regulam essas ocorrências, como ouvir o
 outro com atenção, aguardar a vez de falar, quando e como intervir, que
 formas utilizar, entre outros. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
Todas as afirmativas propõem o desenvolvimento da oralidade por parte do aluno.
Feedback
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..
Questão 6
O
 estabelecimento de eixos organizadores dos conteúdos de Língua 
Portuguesa no Ensino Fundamental parte do pressuposto de que a língua se
 realiza no uso e nas práticas sociais; que os indivíduos se apropriam 
dos conteúdos e que os transforma em conhecimento próprio, por meio da 
ação sobre eles; que é importante que o indivíduo possa expandir sua 
capacidade de uso da língua e adquirir outras que não possui em 
situações linguisticamente significativas ou situações de uso de fato. 
Diante do exposto, assinale a alternativa que indica quais são os quatro
 eixos organizadores dos conteúdos de Língua Portuguesa.
Escolha uma:
A
 oralidade, leitura, escrita e produção são os quatro eixos 
organizadores dos conteúdos de língua portuguesa no ensino fundamental.
Feedback
A resposta correta é: Oralidade, leitura, escrita e produção..
Questão 7
Pressupondo
 que o aluno escreverá para um leitor real e não simplesmente para 
encher a página de seu caderno, ou para não perder nota, deve-se 
observar numa produção de texto: I. Se o aluno escreve não apenas corretamente, mas expressivamente. II. Se ele sabe combinar períodos e formar parágrafos coerentes e se sabe combinar parágrafos para compor um texto coeso. III. Se ele transfere para seus escritos os conhecimentos adquiridos no campo da gramática. IV. Se o aluno copia corretamente o gênero textual escolhido. V. Se na reescrita apresenta realmente melhoras significativas, a partir das observações apontadas no texto. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
Numa
 produção de texto deve-se observar: se o aluno escreve não apenas 
corretamente, mas expressivamente; se ele sabe combinar períodos e 
formar parágrafos coerentes e se sabe combinar parágrafos para compor um
 texto coeso; se ele transfere para seus escritos os conhecimentos 
adquiridos no campo da gramática; se na reescrita apresenta realmente 
melhoras significativas, a partir das observações apontadas no texto.
Feedback
A resposta correta é: I, II, III e V..
Questão 8
Se
 aquilo que o aluno disser, ler ou escrever não estiver claro, preciso e
 adequado, o professor deve fazer ou sugerir a devida correção, pois nas
 atividades de linguagem, o ensino-aprendizagem deve acontecer conforme 
as ocorrências reais de recepção e produção oral e escrita. Segundo 
Possenti (1996, p. 45), quais os objetivos que o professor deve buscar 
nas atividades de linguagem, tanto orais como escritas?
Escolha uma:
nas atividades de linguagem, tanto orais como escritas, o grande objetivo é a clareza, a precisão e a adequação.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.
Feedback
A resposta correta é: Clareza, a precisão e a adequação..
Questão 9
A
 vida social contemporânea exige que todos desenvolvam habilidades 
comunicativas que possibilitem a interação participativa e crítica no 
mundo de forma que possam intervir na dinâmica social. O conhecimento 
sobre práticas discursivas e sociais torna-se, consequentemente, um 
pré-requisito para que se reconheça a necessidade de desenvolver novas 
perspectivas educacionais relativas à linguagem e ao seu uso. 
Especificamente no desenvolvimento do trabalho em sala de aula com 
textos de diversos gêneros textuais, qual deve ser a preocupação do 
professor?
Escolha uma:
A
 preocupação do professor deve ser: fazer com que os alunos transitem 
pelas três posições: de  ouvinte, de leitor e de escritor. Nessa 
transição eles exercitarão o comportamento de leitores e escritores e 
integrarão as atividades com diferentes propósitos. Dessa forma, os 
alunos irão muito além das características de cada gênero aprenderão, de
 fato, a ler e escrever, inclusive fazendo uso da ortografia e gramática
 em situações reais. Qualquer gênero pode ser trabalhado em qualquer 
ano; a complexidade dos textos é que deve variar conforme a idade.
Feedback
A
 resposta correta é: A preocupação do professor é fazer com que os 
alunos transitem por três posições: de ouvinte, de leitor e de 
escritor..
Questão 10
“Só
 por meio da vivência das formas de comunicação, em situações reais e 
concretas de uso social da escrita, o aluno apreenderá a noção do que é 
escrever. Perceberá que a escrita envolve um modelo, um plano, um todo 
organizado, e que as exigências com relação à estruturação e à 
representação, via de regra, só poderão ser satisfeitas mediante a 
multiplicidade de papéis assumidos pelo produtor do texto.” (MAROTE E 
FERRO, 1994, p. 87). Sobre os gêneros textuais é correto afirmar:
Escolha uma:
O
 professor deve utilizar em suas aulas diversos gêneros textuais, uma 
vez que os alunos terão contato com variadas formas de interação social,
 nas mais diversas práticas cotidianas de comunicação.
Feedback
A
 resposta correta é: O professor deve estar atento para os usos sociais 
da linguagem para fazer da sala de aula um ambiente em que circulem os 
mais diferentes gêneros..
Conteúdo útil, obg
ResponderExcluir