Questão 1
Existem
atividades que, além de favorecer a análise do oral, traz à tona uma
série de dificuldades das mais variadas, entre elas a ortografia e a
pontuação. Bem trabalhadas pelo professor, tais dificuldades servirão de
auxílio na descoberta do contraste entre o oral e o escrito.
Normalmente, esse tipo de comunicação ocorre por meio de:
Escolha uma:
A
alternativa está correta, porque escrever histórias em quadrinhos, com
ou sem o auxílio de sequência de desenhos, preparar, escrever e
apresentar reportagens e entrevistas são algumas das atividades que
reproduzem por escrito aquilo é falado. Além disso, esse tipo de
atividade favorece a análise do oral, traz à tona uma série de
dificuldades das mais variadas, entre elas a ortografia e a pontuação.
Se bem trabalhadas pelo professor, tais dificuldades servirão de auxílio
na descoberta do contraste entre o oral e o escrito.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.
Feedback
A resposta correta é: Histórias em quadrinhos, reportagens, entrevistas..
Questão 2
Têm
como intenção principal provocar o riso mediante recursos linguísticos
e/ou iconográficos que alteram ou quebram a ordem natural dos fatos ou
acontecimentos, ou que deformam as características das personagens. Os
recursos mais frequentes são zombaria, ironia, sátira, caricatura,
sarcasmo. Normalmente, esse tipo de comunicação ocorre por meio de:
Escolha uma:
A
alternativa encontra-se correta porque a utilização de textos de humor
em sala de aula estimula a interpretação, o questionamento sobre o texto
e a descoberta da lógica linguística do conjunto, levando à busca de
novas leituras de um mesmo enunciado.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana.
Feedback
A resposta correta é: Textos humorísticos (piada, anedota, tirinhas)..
Questão 3
Alguns
especialistas teorizam que os gêneros são uma condição didática para
trabalhar o comportamento de leitores e escritores. Cabe ao professor
possibilitar que os alunos pratiquem esses comportamentos utilizando
textos de diferentes gêneros, e sua preocupação deve fazer com que os
alunos transitem pelas três posições enunciativas do texto. Sendo elas:
Escolha uma:
A
alternativa encontra-se correta porque a preocupação do professor deve
ser fazer com que os alunos transitem pelas três posições enunciativas
do texto: ouvinte, leitor e escritor.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.
Feedback
A resposta correta é: Ouvinte, leitor e escritor..
Questão 4
A
necessidade de repensar o ensino da Língua Portuguesa deve-se aos
avanços da pesquisa sobre a linguagem e o ensino de línguas. No âmbito
das discussões sobre o assunto, tem prevalecido a concepção de linguagem
que vem sendo chamada de interacionista, na qual o conhecimento da
linguagem é interiorizado a partir de atividades com a própria linguagem
tecida nas relações sociais, na interlocução. Ao ensinar a língua,
tem-se por objetivo desenvolver quatro habilidades comunicacionais
básicas, são elas:
Escolha uma:
A
alternativa encontra-se correta porque ao ensinar a língua, tem-se por
objetivo desenvolver quatro habilidades comunicacionais básicas: ouvir,
falar, ler e escrever. Para tanto, é imprescindível que o professor
trabalhe em sala de aula com atividades que proporcionem o
desenvolvimento da oralidade, leitura e produção de textos.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.
Feedback
A resposta correta é: Ouvir, falar, ler e escrever..
Questão 5
A
maior parte da comunicação de nossa sociedade se dá pela oralidade,
mesmo sendo uma sociedade grafocêntrica. É por meio da linguagem oral
que o ser humano se desenvolve como participante de uma determinada
cultura. Ao propor o desenvolvimento da oralidade por parte do aluno, o
que o professor enfatiza? Avalie as afirmações a seguir I. Oportunidade de o aluno se expressar, de ser ouvido. II. Oportunidade de o aluno tirar suas dúvidas em sala de aula. III. Oportunidade de o aluno contribuir de alguma forma com a discussão dos conteúdos. IV. Oportunidade de o aluno participar de debates, teatros, entrevistas, leituras entre outros. V.
Oportunidade para o professor de analisar e estabelecer, junto com os
alunos, as normas consensuais que regulam essas ocorrências, como ouvir o
outro com atenção, aguardar a vez de falar, quando e como intervir, que
formas utilizar, entre outros. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
Todas as afirmativas propõem o desenvolvimento da oralidade por parte do aluno.
Feedback
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..
Questão 6
O
estabelecimento de eixos organizadores dos conteúdos de Língua
Portuguesa no Ensino Fundamental parte do pressuposto de que a língua se
realiza no uso e nas práticas sociais; que os indivíduos se apropriam
dos conteúdos e que os transforma em conhecimento próprio, por meio da
ação sobre eles; que é importante que o indivíduo possa expandir sua
capacidade de uso da língua e adquirir outras que não possui em
situações linguisticamente significativas ou situações de uso de fato.
Diante do exposto, assinale a alternativa que indica quais são os quatro
eixos organizadores dos conteúdos de Língua Portuguesa.
Escolha uma:
A
oralidade, leitura, escrita e produção são os quatro eixos
organizadores dos conteúdos de língua portuguesa no ensino fundamental.
Feedback
A resposta correta é: Oralidade, leitura, escrita e produção..
Questão 7
Pressupondo
que o aluno escreverá para um leitor real e não simplesmente para
encher a página de seu caderno, ou para não perder nota, deve-se
observar numa produção de texto: I. Se o aluno escreve não apenas corretamente, mas expressivamente. II. Se ele sabe combinar períodos e formar parágrafos coerentes e se sabe combinar parágrafos para compor um texto coeso. III. Se ele transfere para seus escritos os conhecimentos adquiridos no campo da gramática. IV. Se o aluno copia corretamente o gênero textual escolhido. V. Se na reescrita apresenta realmente melhoras significativas, a partir das observações apontadas no texto. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
Numa
produção de texto deve-se observar: se o aluno escreve não apenas
corretamente, mas expressivamente; se ele sabe combinar períodos e
formar parágrafos coerentes e se sabe combinar parágrafos para compor um
texto coeso; se ele transfere para seus escritos os conhecimentos
adquiridos no campo da gramática; se na reescrita apresenta realmente
melhoras significativas, a partir das observações apontadas no texto.
Feedback
A resposta correta é: I, II, III e V..
Questão 8
Se
aquilo que o aluno disser, ler ou escrever não estiver claro, preciso e
adequado, o professor deve fazer ou sugerir a devida correção, pois nas
atividades de linguagem, o ensino-aprendizagem deve acontecer conforme
as ocorrências reais de recepção e produção oral e escrita. Segundo
Possenti (1996, p. 45), quais os objetivos que o professor deve buscar
nas atividades de linguagem, tanto orais como escritas?
Escolha uma:
nas atividades de linguagem, tanto orais como escritas, o grande objetivo é a clareza, a precisão e a adequação.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.
Feedback
A resposta correta é: Clareza, a precisão e a adequação..
Questão 9
A
vida social contemporânea exige que todos desenvolvam habilidades
comunicativas que possibilitem a interação participativa e crítica no
mundo de forma que possam intervir na dinâmica social. O conhecimento
sobre práticas discursivas e sociais torna-se, consequentemente, um
pré-requisito para que se reconheça a necessidade de desenvolver novas
perspectivas educacionais relativas à linguagem e ao seu uso.
Especificamente no desenvolvimento do trabalho em sala de aula com
textos de diversos gêneros textuais, qual deve ser a preocupação do
professor?
Escolha uma:
A
preocupação do professor deve ser: fazer com que os alunos transitem
pelas três posições: de ouvinte, de leitor e de escritor. Nessa
transição eles exercitarão o comportamento de leitores e escritores e
integrarão as atividades com diferentes propósitos. Dessa forma, os
alunos irão muito além das características de cada gênero aprenderão, de
fato, a ler e escrever, inclusive fazendo uso da ortografia e gramática
em situações reais. Qualquer gênero pode ser trabalhado em qualquer
ano; a complexidade dos textos é que deve variar conforme a idade.
Feedback
A
resposta correta é: A preocupação do professor é fazer com que os
alunos transitem por três posições: de ouvinte, de leitor e de
escritor..
Questão 10
“Só
por meio da vivência das formas de comunicação, em situações reais e
concretas de uso social da escrita, o aluno apreenderá a noção do que é
escrever. Perceberá que a escrita envolve um modelo, um plano, um todo
organizado, e que as exigências com relação à estruturação e à
representação, via de regra, só poderão ser satisfeitas mediante a
multiplicidade de papéis assumidos pelo produtor do texto.” (MAROTE E
FERRO, 1994, p. 87). Sobre os gêneros textuais é correto afirmar:
Escolha uma:
O
professor deve utilizar em suas aulas diversos gêneros textuais, uma
vez que os alunos terão contato com variadas formas de interação social,
nas mais diversas práticas cotidianas de comunicação.
Feedback
A
resposta correta é: O professor deve estar atento para os usos sociais
da linguagem para fazer da sala de aula um ambiente em que circulem os
mais diferentes gêneros..
Conteúdo útil, obg
ResponderExcluir