quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa - Exercício de Fixação 3

Questão 1

Existem atividades que, além de favorecer a análise do oral, traz à tona uma série de dificuldades das mais variadas, entre elas a ortografia e a pontuação. Bem trabalhadas pelo professor, tais dificuldades servirão de auxílio na descoberta do contraste entre o oral e o escrito. Normalmente, esse tipo de comunicação ocorre por meio de:
Escolha uma:

A alternativa está correta, porque escrever histórias em quadrinhos, com ou sem o auxílio de sequência de desenhos, preparar, escrever e apresentar reportagens e entrevistas são algumas das atividades que reproduzem por escrito aquilo é falado. Além disso, esse tipo de atividade favorece a análise do oral, traz à tona uma série de dificuldades das mais variadas, entre elas a ortografia e a pontuação. Se bem trabalhadas pelo professor, tais dificuldades servirão de auxílio na descoberta do contraste entre o oral e o escrito.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.

Feedback

Questão 2

Têm como intenção principal provocar o riso mediante recursos linguísticos e/ou iconográficos que alteram ou quebram a ordem natural dos fatos ou acontecimentos, ou que deformam as características das personagens. Os recursos mais frequentes são zombaria, ironia, sátira, caricatura, sarcasmo. Normalmente, esse tipo de comunicação ocorre por meio de:
Escolha uma:

A alternativa encontra-se correta porque a utilização de textos de humor em sala de aula estimula a interpretação, o questionamento sobre o texto e a descoberta da lógica linguística do conjunto, levando à busca de novas leituras de um mesmo enunciado.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana.

Feedback

Questão 3

Alguns especialistas teorizam que os gêneros são uma condição didática para trabalhar o comportamento de leitores e escritores. Cabe ao professor possibilitar que os alunos pratiquem esses comportamentos utilizando textos de diferentes gêneros, e sua preocupação deve fazer com que os alunos transitem pelas três posições enunciativas do texto. Sendo elas:
Escolha uma:

A alternativa encontra-se correta porque a preocupação do professor deve ser fazer com que os alunos transitem pelas três posições enunciativas do texto: ouvinte, leitor e escritor.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.

Feedback

Questão 4

A necessidade de repensar o ensino da Língua Portuguesa deve-se aos avanços da pesquisa sobre a linguagem e o ensino de línguas. No âmbito das discussões sobre o assunto, tem prevalecido a concepção de linguagem que vem sendo chamada de interacionista, na qual o conhecimento da linguagem é interiorizado a partir de atividades com a própria linguagem tecida nas relações sociais, na interlocução. Ao ensinar a língua, tem-se por objetivo desenvolver quatro habilidades comunicacionais básicas, são elas:
Escolha uma:

A alternativa encontra-se correta porque ao ensinar a língua, tem-se por objetivo desenvolver quatro habilidades comunicacionais básicas: ouvir, falar, ler e escrever. Para tanto, é imprescindível que o professor trabalhe em sala de aula com atividades que proporcionem o desenvolvimento da oralidade, leitura e produção de textos.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.

Feedback

Questão 5

A maior parte da comunicação de nossa sociedade se dá pela oralidade, mesmo sendo uma sociedade grafocêntrica. É por meio da linguagem oral que o ser humano se desenvolve como participante de uma determinada cultura. Ao propor o desenvolvimento da oralidade por parte do aluno, o que o professor enfatiza? Avalie as afirmações a seguir I. Oportunidade de o aluno se expressar, de ser ouvido. II. Oportunidade de o aluno tirar suas dúvidas em sala de aula. III. Oportunidade de o aluno contribuir de alguma forma com a discussão dos conteúdos. IV. Oportunidade de o aluno participar de debates, teatros, entrevistas, leituras entre outros. V. Oportunidade para o professor de analisar e estabelecer, junto com os alunos, as normas consensuais que regulam essas ocorrências, como ouvir o outro com atenção, aguardar a vez de falar, quando e como intervir, que formas utilizar, entre outros. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:

Todas as afirmativas propõem o desenvolvimento da oralidade por parte do aluno.

Feedback

Questão 6

O estabelecimento de eixos organizadores dos conteúdos de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental parte do pressuposto de que a língua se realiza no uso e nas práticas sociais; que os indivíduos se apropriam dos conteúdos e que os transforma em conhecimento próprio, por meio da ação sobre eles; que é importante que o indivíduo possa expandir sua capacidade de uso da língua e adquirir outras que não possui em situações linguisticamente significativas ou situações de uso de fato. Diante do exposto, assinale a alternativa que indica quais são os quatro eixos organizadores dos conteúdos de Língua Portuguesa.
Escolha uma:

A oralidade, leitura, escrita e produção são os quatro eixos organizadores dos conteúdos de língua portuguesa no ensino fundamental.

Feedback

Questão 7

Pressupondo que o aluno escreverá para um leitor real e não simplesmente para encher a página de seu caderno, ou para não perder nota, deve-se observar numa produção de texto: I. Se o aluno escreve não apenas corretamente, mas expressivamente. II. Se ele sabe combinar períodos e formar parágrafos coerentes e se sabe combinar parágrafos para compor um texto coeso. III. Se ele transfere para seus escritos os conhecimentos adquiridos no campo da gramática. IV. Se o aluno copia corretamente o gênero textual escolhido. V. Se na reescrita apresenta realmente melhoras significativas, a partir das observações apontadas no texto. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:

Numa produção de texto deve-se observar: se o aluno escreve não apenas corretamente, mas expressivamente; se ele sabe combinar períodos e formar parágrafos coerentes e se sabe combinar parágrafos para compor um texto coeso; se ele transfere para seus escritos os conhecimentos adquiridos no campo da gramática; se na reescrita apresenta realmente melhoras significativas, a partir das observações apontadas no texto.

Feedback

Questão 8

Se aquilo que o aluno disser, ler ou escrever não estiver claro, preciso e adequado, o professor deve fazer ou sugerir a devida correção, pois nas atividades de linguagem, o ensino-aprendizagem deve acontecer conforme as ocorrências reais de recepção e produção oral e escrita. Segundo Possenti (1996, p. 45), quais os objetivos que o professor deve buscar nas atividades de linguagem, tanto orais como escritas?
Escolha uma:

nas atividades de linguagem, tanto orais como escritas, o grande objetivo é a clareza, a precisão e a adequação.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.

Feedback

Questão 9

A vida social contemporânea exige que todos desenvolvam habilidades comunicativas que possibilitem a interação participativa e crítica no mundo de forma que possam intervir na dinâmica social. O conhecimento sobre práticas discursivas e sociais torna-se, consequentemente, um pré-requisito para que se reconheça a necessidade de desenvolver novas perspectivas educacionais relativas à linguagem e ao seu uso. Especificamente no desenvolvimento do trabalho em sala de aula com textos de diversos gêneros textuais, qual deve ser a preocupação do professor?
Escolha uma:

A preocupação do professor deve ser: fazer com que os alunos transitem pelas três posições: de ouvinte, de leitor e de escritor. Nessa transição eles exercitarão o comportamento de leitores e escritores e integrarão as atividades com diferentes propósitos. Dessa forma, os alunos irão muito além das características de cada gênero aprenderão, de fato, a ler e escrever, inclusive fazendo uso da ortografia e gramática em situações reais. Qualquer gênero pode ser trabalhado em qualquer ano; a complexidade dos textos é que deve variar conforme a idade.

Feedback

Questão 10

“Só por meio da vivência das formas de comunicação, em situações reais e concretas de uso social da escrita, o aluno apreenderá a noção do que é escrever. Perceberá que a escrita envolve um modelo, um plano, um todo organizado, e que as exigências com relação à estruturação e à representação, via de regra, só poderão ser satisfeitas mediante a multiplicidade de papéis assumidos pelo produtor do texto.” (MAROTE E FERRO, 1994, p. 87). Sobre os gêneros textuais é correto afirmar:
Escolha uma:

O professor deve utilizar em suas aulas diversos gêneros textuais, uma vez que os alunos terão contato com variadas formas de interação social, nas mais diversas práticas cotidianas de comunicação.

Feedback

Um comentário: