Questão 1 - O
espaço em que vivemos é composto por inúmeras formas geométricas.
Estudar e compreender as propriedades das formas favorece o
desenvolvimento do pensamento geométrico, permite interpretar,
descrever, analisar e representar de maneira organizada o mundo em que
vivemos. As atividades de geometria desenvolvem também o sentido
espacial, a melhor ocupação do espaço, a observação, a análise e o
pensamento lógico. O ensino da geometria ganhou espaço maior na prática
pedagógica nesses últimos anos, talvez porque contribui
significativamente no desenvolvimento cognitivo da criança. O estudo da
geometria deve ter significado. Por isso, destacamos alguns princípios
que devem nortear a prática pedagógica no trabalho com os saberes
relacionados à geometria. São eles:
I. O trabalho em geometria
deve favorecer as relações entre as propriedades, princípios e conceitos
de modo que a criança as perceba de forma simultânea nos objetos e
formas que compõem o espaço em que ela vive.
II. O
desenvolvimento da prática pedagógica deve favorecer à criança a
construção gradativa e progressiva do conhecimento geométrico,
atribuindo significado a cada conteúdo trabalhado de forma que ela
relacione-o com o meio em que está inserida.
III. O estudo da
geometria deve favorecer a resolução de problemas. Por isso, é
fundamental que o conhecimento geométrico seja trabalhado por meio da
resolução e da proposição de problemas.
IV. O trabalho pedagógico
de geometria deve favorecer o pensamento dedutivo, de forma a aplicar
os conceitos e propriedades estudadas em outras situações concretas em
seu entorno. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
Espera-se
que o aluno compreenda que a geometria tem como principais objetivos
desenvolver o olhar e o pensar geométrico por meio das formas que ocupam
o espaço em que vivemos, sejam elas tridimensionais ou bidimensionais.
Destaca-se, também, a importância do estudo das propriedades, relações e
tudo o que envolve o espaço e as formas contidas nele. Assim como
afirma Gálvez (2001, p. 251), quando destaca a importância de gerar, no
âmbito escolar, “situações nas quais os alunos formulem problemas
relativos ao espaço e tentem resolvê-los baseados em suas concepções
‘espontâneas’ introduzindo-se em um processo no qual deverão elaborar
conhecimentos adequados e reformular suas concepções teóricas para
resolver problemas formulados”.
Questão 2 - O
número é uma construção mental e individual, portanto, é uma construção
interna e abstrata, que se dá na medida em que o sujeito vivencia e
estabelece relações entre a realidade e as estruturas mentais do
conhecimento que vão se constituindo. Para que a construção do número se
efetive, além do desenvolvimento das operações, considera-se essencial o
trabalho pedagógico e desenvolvimento de algumas habilidades,
raciocínios e vivências, dos quais se destacam:
(1) Contagem numérica sequencial.
(2) Relação quantidade X representação simbólica.
(3) Significado e contextualização do número. Relacione a coluna ao conceito correspondente:
(
) O zero não aparece nas contagens realizadas pelas crianças. Para
elas, é natural não contar se não há elementos a serem contados, isto é,
não faz sentido contar a partir do zero, ou se não aparecem elementos.
(
) Os registros simbólicos dos números são uma produção humana,
historicamente construídos para registrar e guardar as informações
quantitativas, repassadas socialmente e culturalmente para as novas
gerações.
( ) A contagem é uma estratégia fundamental para
estabelecer a relação entre a fala e a representação do conjunto de
objetos estabelecido pela quantidade numérica.
( ) A aplicação
do conceito de número em contextos reais permite identificar se a
criança, de fato, incorporou o significado de cada número construído. A sequência correta é:
Escolha uma:
Contagem
numérica sequencial: o zero não aparece nas contagens realizadas pelas
crianças. Para elas, é natural não contar se não há elementos a serem
contados, isto é, não faz sentido contar a partir do zero, ou se não
aparecem elementos. A contagem é uma estratégia fundamental para
estabelecer a relação entre a fala e a representação do conjunto de
objetos estabelecido pela quantidade numérica.
Relação quantidade X representação simbólica os registros simbólicos dos números são uma produção humana e, tais registros, são historicamente construídos para registrar e guardar as informações quantitativas, repassadas socialmente e culturalmente para as novas gerações.
Significado e contextualização do número: a aplicação do conceito de número em contextos reais permite identificar se a criança, de fato, incorporou o significado de cada número construído.
Relação quantidade X representação simbólica os registros simbólicos dos números são uma produção humana e, tais registros, são historicamente construídos para registrar e guardar as informações quantitativas, repassadas socialmente e culturalmente para as novas gerações.
Significado e contextualização do número: a aplicação do conceito de número em contextos reais permite identificar se a criança, de fato, incorporou o significado de cada número construído.
Questão 3 - O
trabalho com noções geométricas contribui com a aprendizagem de números
e medidas, pois estimula o aluno a observar, perceber semelhanças e
diferenças, identificar regularidades etc. Os PCNs (BRASIL, 1998, p.
122) enfatizam a importância do trabalho pedagógico com a geometria e o
desenvolvimento do pensar geometricamente, dizendo que: “é cada vez mais
indispensável que as pessoas desenvolvam a capacidade de observar o
espaço tridimensional e de elaborar modos de comunicar-se a respeito
dele, pois a imagem é um instrumento de informação essencial no mundo
moderno”. Muitos objetos que compõem o espaço em que vivemos possuem
formas mistas, ou seja, utilizam formas geométricas diferenciadas na sua
composição. As formas geométricas podem ser organizadas em dois grandes
grupos. São eles:
Escolha uma:
As formas geométricas podem ser organizadas em dois grandes grupos. São eles:
Formas geométricas tridimensionais: as formas tridimensionais possuem três dimensões: largura, comprimento e altura, isto é, são todas as formas geométricas que ocupam um lugar no espaço e são denominadas de sólidos geométricos.
Formas geométricas bidimensionais: essas possuem duas dimensões, largura e comprimento, e são denominadas de figuras planas.
Formas geométricas tridimensionais: as formas tridimensionais possuem três dimensões: largura, comprimento e altura, isto é, são todas as formas geométricas que ocupam um lugar no espaço e são denominadas de sólidos geométricos.
Formas geométricas bidimensionais: essas possuem duas dimensões, largura e comprimento, e são denominadas de figuras planas.
Questão 4 - Gundlach
(1992, p. 1) destaca a importância do conhecimento das informações
relativas a números e formas, considerando-as úteis e necessárias: “De
todas as formas de vida conhecidas sobre a terra, a espécie humana é a
única a ter desenvolvido um procedimento sistemático para armazenar
informações úteis e transmiti-las de uma geração a outra. Uma parte
considerável dessas informações relaciona-se com forma e quantidade. Uma
linguagem para relacionar forma e quantidade e suas várias
inter-relações é uma necessidade”. Diante do exposto, sobre a construção
e o conhecimento dos números, analise as afirmações a seguir: I.
A construção do número é considerada por muitos pesquisadores em
educação matemática como uma das noções mais importantes da matemática,
ensinada nos anos iniciais da escolarização da criança. II. Em
relação à construção do número pela criança, este é construído a partir
de todos os tipos de relações que ela cria entre os objetos. III.
Diferentemente da aquisição da leitura e da escrita, a formação da
ideia de número pelo sujeito independe e, portanto, não sofre
influências do meio em que está inserido. IV. Quanto maior e mais diversificadas forem as experiências vivenciadas pelo sujeito, maior será a sua compreensão numérica. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
A
construção do número é considerada por muitos pesquisadores em educação
matemática como uma das noções mais importantes da matemática, ensinada
nos anos iniciais da escolarização da criança. Kamii (1998, p. 13)
destaca que “o número é construído pela criança a partir de todos os
tipos de relações que ela cria entre os objetos”. Assim sendo, a
formação da ideia de número é interna e individual, que o sujeito
constrói a partir das relações que ele estabelece com o mundo que o
cerca. Portanto, quanto maior e mais diversificadas forem as
experiências vivenciadas pelo sujeito, maior será a sua compreensão
numérica.
Questão 5 - O
Sistema de Numeração Decimal foi organizado em ordens e classes, da
direita para a esquerda. Cada algarismo ocupa uma ordem no número, e a
cada três ordens forma-se uma classe numérica. Dessa forma, o SND possui
alguns princípios básicos, dos quais se destacam três. Assinale a
alternativa que cita esses três princípios básicos:
Escolha uma:
Os três princípios são: princípio decimal, princípio aditivo e princípio posicional.
Questão 6 - Os
objetivos da educação matemática para crianças de 4 e 5 anos são
reconhecer e valorizar os números, operações numéricas, as contagens
orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu
cotidiano. Esse objetivo pode ser pensado a partir dos seguintes
objetivos específicos:
Assinale V para as afirmações que considerar verdadeiras e F para as falsas: (
) identificar e compreender os números utilizados em diferentes
contextos sociais, apreendendo os números naturais utilizados na
contagem e na representação de quantidades.
( ) perceber a diversidade de formas geométricas que compõem o espaço, identificando algumas características dessas formas.
( ) classificar e seriar objetos, pessoas, ações, formas geométricas e quantidades numéricas presentes no espaço social e cultural em que a criança vive.
( ) ampliar as relações quantitativas, desenvolvendo, progressivamente, o conceito de número e as noções das operações básicas da matemática, por meio de situações concretas presentes no cotidiano da criança.
( ) ampliar as relações qualitativas, desenvolvendo, pausadamente, o conceito de número e as noções das operações básicas da matemática, por meio de situações abstratas presentes no cotidiano da criança.
A sequência correta é:
( ) perceber a diversidade de formas geométricas que compõem o espaço, identificando algumas características dessas formas.
( ) classificar e seriar objetos, pessoas, ações, formas geométricas e quantidades numéricas presentes no espaço social e cultural em que a criança vive.
( ) ampliar as relações quantitativas, desenvolvendo, progressivamente, o conceito de número e as noções das operações básicas da matemática, por meio de situações concretas presentes no cotidiano da criança.
( ) ampliar as relações qualitativas, desenvolvendo, pausadamente, o conceito de número e as noções das operações básicas da matemática, por meio de situações abstratas presentes no cotidiano da criança.
A sequência correta é:
Escolha uma:
Como
se pode observar nas páginas indicadas, os objetivos da educação
matemática para crianças de 4 e 5 anos são reconhecer e valorizar os
números, operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais
como ferramentas necessárias no seu cotidiano. Esse objetivo pode ser
alcançado a partir dos seguintes objetivos específicos:
- Identificar e compreender os números utilizados em diferentes contextos sociais, apreendendo os números naturais utilizados na contagem e na representação de quantidades;
- Perceber a diversidade de formas geométricas que compõem o espaço, identificando algumas características dessas formas;
- Classificar e seriar objetos, pessoas, ações, formas geométricas e quantidades numéricas presentes no espaço social e cultural em que a criança vive;
- Ampliar as relações quantitativas, desenvolvendo, progressivamente, o conceito de número e as noções das operações básicas da matemática, por meio de situações concretas presentes no cotidiano da criança.
A última assertiva é falsa para a faixa etária indicada.
- Identificar e compreender os números utilizados em diferentes contextos sociais, apreendendo os números naturais utilizados na contagem e na representação de quantidades;
- Perceber a diversidade de formas geométricas que compõem o espaço, identificando algumas características dessas formas;
- Classificar e seriar objetos, pessoas, ações, formas geométricas e quantidades numéricas presentes no espaço social e cultural em que a criança vive;
- Ampliar as relações quantitativas, desenvolvendo, progressivamente, o conceito de número e as noções das operações básicas da matemática, por meio de situações concretas presentes no cotidiano da criança.
A última assertiva é falsa para a faixa etária indicada.
Questão 7 - O
estudo do espaço geométrico e das formas parte do que é percebido ao
que é concebido, isto é, realiza-se por meio da percepção das formas
geométricas básicas e de suas características, desenvolvendo assim, um
tipo especial de pensamento que permite ao aluno compreender, descrever e
representar, de forma organizada, o mundo em que vive.
Na perspectiva do texto acima, avalie as seguintes asserções:
O trabalho da geometria favorece o trabalho com situações-problema, das quais os alunos, normalmente, gostam e pelas quais se interessam naturalmente.
PORQUE
A geometria contribui também no estudo e na compreensão de números, medidas e tratamento da informação, pois estimula o aluno a observar, a perceber semelhanças e diferenças, a identificar regularidades, a perceber representações simbólicas, entre outras habilidades. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
O trabalho da geometria favorece o trabalho com situações-problema, das quais os alunos, normalmente, gostam e pelas quais se interessam naturalmente.
PORQUE
A geometria contribui também no estudo e na compreensão de números, medidas e tratamento da informação, pois estimula o aluno a observar, a perceber semelhanças e diferenças, a identificar regularidades, a perceber representações simbólicas, entre outras habilidades. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
Como
se pode observar na página indicada, o estudo do espaço geométrico e
das formas parte do que é percebido ao que é concebido, isto é,
realiza-se por meio da percepção das formas geométricas básicas e de
suas características, desenvolvendo assim, um tipo especial de
pensamento que permite ao aluno compreender, descrever e representar, de
forma organizada, o mundo em que vive.
PORQUE
O trabalho da geometria favorece o trabalho com situações-problema, das quais os alunos, normalmente, gostam e pelas quais se interessam naturalmente. A geometria contribui também no estudo e na compreensão de números, medidas e tratamento da informação, pois estimula o aluno a observar, a perceber semelhanças e diferenças, a identificar regularidades, a perceber representações simbólicas, entre outras habilidades.
PORQUE
O trabalho da geometria favorece o trabalho com situações-problema, das quais os alunos, normalmente, gostam e pelas quais se interessam naturalmente. A geometria contribui também no estudo e na compreensão de números, medidas e tratamento da informação, pois estimula o aluno a observar, a perceber semelhanças e diferenças, a identificar regularidades, a perceber representações simbólicas, entre outras habilidades.
Questão 8 - O
conhecimento numérico é desenvolvido a partir das experiências que a
criança possui, em um processo de construção e apropriação, destacando o
significado de cada ideia, registro ou símbolo matemático.
Na perspectiva do texto acima, avalie as seguintes asserções: Isso ocorre também no desenvolvimento das operações.
PORQUE
O trabalho se concentra na compreensão dos diferentes significados das ideias, operações e registros e nas relações existentes entre elas, bem como na compreensão, por meio da análise, da reflexão e do compartilhar de ideias dos diferentes cálculos, sejam eles mentais, aproximados (estimativas) ou exatos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
PORQUE
O trabalho se concentra na compreensão dos diferentes significados das ideias, operações e registros e nas relações existentes entre elas, bem como na compreensão, por meio da análise, da reflexão e do compartilhar de ideias dos diferentes cálculos, sejam eles mentais, aproximados (estimativas) ou exatos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
As
duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma
justificativa correta da primeira. Como se pode observar nas páginas
indicadas, o conhecimento numérico é desenvolvido a partir das
experiências que a criança possui, em um processo de construção e
apropriação, destacando o significado de cada ideia, registro ou símbolo
matemático.
PORQUE
Isso ocorre também no desenvolvimento das operações. O trabalho se concentra na compreensão dos diferentes significados das ideias, operações e registros e nas relações existentes entre elas, bem como na compreensão, por meio da análise, da reflexão e do compartilhar de ideias dos diferentes cálculos, sejam eles mentais, aproximados (estimativas) ou exatos.
PORQUE
Isso ocorre também no desenvolvimento das operações. O trabalho se concentra na compreensão dos diferentes significados das ideias, operações e registros e nas relações existentes entre elas, bem como na compreensão, por meio da análise, da reflexão e do compartilhar de ideias dos diferentes cálculos, sejam eles mentais, aproximados (estimativas) ou exatos.
Questão 9
O
jogo na educação matemática propicia a introdução da linguagem
matemática que pouco a pouco vai sendo incorporada aos conceitos
matemáticos formais, ao desenvolver a capacidade de lidar com
informações e ao criar significados culturais para os conceitos
matemáticos e o estudo de novos conceitos.
Na perspectiva do texto acima, avalie as seguintes asserções:
Para tanto, a escolha dos jogos e brincadeiras para utilização na educação matemática deve ser bem criteriosa e com objetivos bastante claros e definidos, para que, de fato, a criança incorpore novos conhecimentos e/ou ressignifique os conhecimentos já construídos, ampliando-os.
PORQUE
É nesse momento que o aluno percebe a forma, a constituição e os tipos de peças de cada material, para poder depois explorar a maior quantidade possível de conteúdos matemáticos, estabelecendo “todas” as relações possíveis. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Na perspectiva do texto acima, avalie as seguintes asserções:
Para tanto, a escolha dos jogos e brincadeiras para utilização na educação matemática deve ser bem criteriosa e com objetivos bastante claros e definidos, para que, de fato, a criança incorpore novos conhecimentos e/ou ressignifique os conhecimentos já construídos, ampliando-os.
PORQUE
É nesse momento que o aluno percebe a forma, a constituição e os tipos de peças de cada material, para poder depois explorar a maior quantidade possível de conteúdos matemáticos, estabelecendo “todas” as relações possíveis. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
Questão 10 - As
tendências atuais da educação matemática propõem a construção dos fatos
básicos fundamentais da multiplicação com compreensão e significado, de
forma contextualizada, por meio do uso de materiais manipuláveis, jogos
e brincadeiras. Sobre a multiplicação é correto afirmar:
I. O termo tabuada é muito antigo e é utilizado para designar o conjunto de fatos fundamentais da multiplicação.
II. A operação de multiplicação nos leva a pensar na ideia de adição de parcelas diferentes.
III.
As tendências atuais da educação matemática propõem a construção desses
fatos básicos fundamentais da multiplicação com compreensão e
significado, por meio do uso de materiais manipuláveis, jogos e
brincadeiras, relacionados ao registro matemático gradativo de cada fato
construído e vivenciado, e não à simples memorização da tabuada.
IV. As tendências atuais da educação matemática propõem a simples memorização da tabuada.
V. A operação de multiplicação nos leva a pensar na ideia de adição de parcelas iguais. É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
Ótima plataforma
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