terça-feira, 13 de novembro de 2018

Avaliação Educacional - Exercício de Fixação 3

Questão 1 - A avaliação tem sido estudada desde o início do século XX, porém, segundo Caro apud Goldberg & Souza (1982), desde 1897 existem registros dos relatos de J. M. Rice sobre uma pesquisa avaliativa utilizada para estabelecer a relação entre o tempo de treinamento e o rendimento em ortografia, revelando que uma grande ênfase em exercícios não levava necessariamente a um melhor rendimento. Portanto, o avaliar é um processo muito antigo dentro da humanidade, conforme Luckesi (2005, p. 22), “tais práticas já estavam inscritas nas pedagogias dos séculos XVI e XVII, no processo de emergência e cristalização da sociedade burguesa, e perduram ainda hoje”. Historicamente, pode-se identificar três tipos de pedagogia:
I. Jesuítica,
II. Comeniana.
III. Sociedade burguesa.
De acordo com cada tipo de pedagogia e sua concepção, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
( ) o medo deveria ser utilizado pelo professor como forma de manter a atenção dos educandos.
( ) tinha por objetivo efetivar a hegemonia católica. Para tanto, eram realizados provas e exames em ocasiões solenes.
( ) aperfeiçoou os mecanismos de controle da escola, ao destacar a seletividade e os processos de formação de personalidade dos educandos.
Marque a alternativa que tem a ordem de numeração correta da segunda coluna:
Escolha uma:
 a. III, I, II.
 b. III, II, I.
 c. II, III, I.
 d. I, II, III.
 e. II, I, III.
A resposta correta é: II, I, III..

Questão 2 - A avaliação formativa compreenderá os diversos caminhos da formação do aluno. Avaliar formativamente é entender que cada aluno possui seu próprio ritmo de aprendizagem e, sendo assim, possui cargas de conhecimentos diferentes entre si. Sendo assim, essa maneira de avaliar possui uma característica processual diferenciada, pois ocorre ao longo do desenvolvimento dos programas, dos projetos e dos produtos educacionais, permitindo as modificações que se fizerem necessárias durante tal processo. Com esta forma de avaliação, o professor receberá informações que:
Escolha uma:
 a. O levem apesar somente nas vivências do aluno dentro de sala de aula.
 b. O orientarão na busca da melhoria do desempenho das crianças durante todo o processo de ensino/aprendizagem, como uma forma de evitar o acúmulo de problemas.
 c. O farão permanecer com uma praxe pedagógica que vise apenas buscar resultados numéricos.
 d. O orientem a permanecer trazendo conteúdos que possam dificultar a compreensão dos alunos.
 e. O levem a recuperar apenas alguns alunos, sem pensar nos erros e acertos da turma como um todo.
A resposta correta é: O orientarão na busca da melhoria do desempenho das crianças durante todo o processo de ensino/aprendizagem, como uma forma de evitar o acúmulo de problemas..

Questão 3 - O aluno que não se encaixa dentro do que a escola quer, ele é taxado como não inteligente, como alguém que não sabe nada, e até, eu ousaria dizer, "burro". Não tenho a pretensão, em nenhum momento, de tirar a responsabilidade do aluno com a sua reprovação, e existem casos em que o aluno é o único responsável, mas suponho que esta responsabilidade deva ser dividida com os professores, que como educadores devem ser capazes de identificar o possível problema de reprovação na sua classe antes que ocorra.  A reprovação, portanto, não se revela apenas nos números de educandos retidos e aprovados, mas, principalmente, na concepção de educação da instituição. Essas concepções são apresentadas as seguir, assinale a que tem coerência com o que foi desenvolvido sobre o assunto durante a leitura do livro da disciplina:
Escolha uma:
 a. Se revela na forma de agir e de pensar dos profissionais da educação e nos fins das atividades escolares realizadas em salas de aula.
 b. Se revela na maneira que as escolas excluem seus alunos com provas, que são instrumentos para classificar os alunos.
 c. Se revela na falta de interesse do aluno pela aprendizagem e as várias maneiras de motivá-lo a aprender.
 d. Se revela nos fins das atividades escolares realizadas em sala de aula, e no instrumento de classificar os alunos.
 e. Se revela na maneira como as escolas usam esse processo para levar a punição aos alunos e para se tornar objeto de exclusão dos mais fracos.
A resposta correta é: Se revela na forma de agir e de pensar dos profissionais da educação e nos fins das atividades escolares realizadas em salas de aula..

Questão 4 - Atualmente muitos dos estudos e pesquisas mostram que, para o êxito do processo de ensino-aprendizagem, a avaliação deve ser contínua e estar relacionada aos conhecimentos, atitudes ou aptidões que os educandos atingem em seus estágios de desenvolvimento e de aprendizagem. Relaciona-se, também, à reflexão e análise das dificuldades que os alunos apresentam. São informações necessárias ao professor que está na busca de estratégias que possam auxiliar os educandos na construção do conhecimento, por isso, a avaliação necessariamente deve ter uma:
Escolha uma:
 a. Intenção formativa.
 b. Intenção de análise.
 c. Intenção de comunicação.
 d. Intenção punitiva.
 e. Intenção de reflexão.
A resposta correta é: Intenção formativa..

Questão 5 - O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. É o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito. (LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.)
Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações a seguir se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor (ENADE Pedagogia, 2011).
I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.
III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
 a. I e III.
 b. I e IV.
 c. I e II.
 d. II e IV.
 e. II e III.
A resposta correta é: I e III..

Questão 6 - De acordo com Benjamin Bloom, um importante pesquisador da área da aprendizagem, em especial da avaliação da aprendizagem, a avaliação pode ser classificada em três categorias, que são:
Escolha uma:
 a. Formativa, Redentora e Transformadora.
 b. Processual, Funcional e Gerencial.
 c. Direcionadora, Realista e Categórica.
 d. Transformadora, Somatória e Formativa.
 e. Diagnóstica, Somativa e Formativa.
A resposta correta é: Diagnóstica, Somativa e Formativa..

Questão 7 - Luckesi (2008) estabelece diferenciação entre as práticas avaliativas de examinar e de avaliar. Para ele, são atos diferenciados. Considerando as diferenças entre essas duas práticas, pode-se dizer que:
Escolha uma:
 a. Os exames são diagnósticos enquanto que a avaliação é classificatória.
 b. No exame, alunos e pais focam a atenção na promoção, nos resultados (notas) obtidos nas provas e no que o aluno ainda precisa aprender.
 c. A avaliação oportuniza um processo de construção, em que professor e aluno procuram meios para chegar a um melhor resultado.
 d. A avaliação é excludente e discriminatória.
 e. Os exames são democráticos, permitem uma só resposta e acontecem em determinado período.
A resposta correta é: A avaliação oportuniza um processo de construção, em que professor e aluno procuram meios para chegar a um melhor resultado..

Questão 8  - É o instrumento mais característico e tradicional do processo avaliativo desenvolvido pelas instituições de ensino e utilizado pelos professores. Apesar de inúmeras críticas sobre esses instrumentos de avaliação, não há como desconsiderar que sua realização é uma situação única, que provoca diferentes sentimentos e emoções nos alunos. De acordo com o texto, estamos nos referindo a:
Escolha uma:
 a. Vistos no caderno do aluno.
 b. Seminários.
 c. Trabalhos em grupos.
 d. Provas.
 e. Portfólios.
A resposta correta é: Provas..

Questão 9 - Entre os instrumentos utilizados no processo ensino-aprendizagem, a professora Cida, ao final de cada ciclo avaliativo, realiza uma “roda de conversa” com seus alunos para discutir as aprendizagens construídas, levando em consideração o desempenho individual, a participação e interesse nas aulas, as relações interpessoais vivenciadas e as atitudes conquistadas. Os alunos avaliam seu próprio desempenho, avaliam o professor, e esse, por sua vez, avalia a turma.
Essa prática de avaliação está associada a quais concepções?
I. Democrática, embasada na autoavaliação e no saber-fazer dos alunos.
II. Arbitrária, centrada no exercício de poder e na imposição de ideias da professora sobre o grupo.
III. Mediadora, centrada na troca de ideias, pontos de vista e reflexão sobre o percurso da aprendizagem.
IV. Conservadora, centrada em momentos pontuais para discussão e classificação de desempenho individual e comportamentos.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
 a. II.
 b. I e III.
 c. I e IV.
 d. III e IV.
 e. IV.
A resposta correta é: I e III..

Questão 10 - A avaliação é uma das partes do processo ensino-aprendizagem, que integra o ato de “formar” o aluno, não apenas de “cobrar” aprendizagens. Segundo Scriven (1977), qual das frases a seguir melhor representa a avaliação somativa?
Escolha uma:
 a. Tem a função de ajustar os conhecimentos dos educandos em relação aos programas de ensino, ou vice-versa.
 b. Está bastante relacionada à avaliação diagnóstica, pois propõe o uso do feedback que o diagnóstico pode dar, mas ao mesmo tempo contempla o uso de recursos para que os déficits identificados sejam superados e a aprendizagem seja efetivada.
 c. Consiste na classificação dos educandos de acordo com os níveis de aproveitamento ao final de um conteúdo, na busca de aferir resultados e obter indicadores que permitam aperfeiçoar o processo de ensino.
 d. É aquela que funciona como um diagnóstico da realidade que se pretende examinar, fornecendo uma informação prévia acerca dos aspectos enfocados.
 e. Seu principal compromisso é fazer com que os alunos construam sua própria história e criem, também, suas próprias alternativas de ação.
A resposta correta é: Consiste na classificação dos educandos de acordo com os níveis de aproveitamento ao final de um conteúdo, na busca de aferir resultados e obter indicadores que permitam aperfeiçoar o processo de ensino..

Um comentário: