Questão 1
A educação escolar deve possibilitar
a aquisição das estratégias que permitem ir além do mundo tal qual estamos
acostumados a perceber através dos códigos linguísticos e signos culturais estabelecidos.
O conhecimento escolar necessita basear-se na aprendizagem da interpretação da
realidade, orientada para o estabelecimento de relações entre a vida dos
educandos e dos educadores e o conhecimento que as disciplinas e outros saberes
não disciplinares vão elaborando. Sendo assim, é importante continuar pensando
no sentido do conhecimento e das relações que se estabelecem com o saber
acumulado e em constante transformação nas sociedades e culturas do final do
século. É uma porta aberta para repensar a função da escola no século XXI, o
que se constitui no desafio de mudar permanentemente e de continuar aprendendo.
No Brasil, é necessário assumir uma atitude diversa, pois a Educação de Jovens
e Adultos precisa estar orientada, prioritariamente, para que aconteça o
resgate da:
Escolha uma:
a.
Dívida cultural em matéria de conhecimento.
b.
Dívida social em matéria de educação.
No Brasil, é necessário assumir uma
atitude diversa, pois a Educação de Jovens e Adultos precisa estar orientada,
prioritariamente, para o resgate da dívida social em matéria de educação. É
importante lembrar que os componentes de mudança dizem respeito à mudança de
paradigmas, no que se refere ao conhecimento, às crenças pessoais e às
experiências prévias que permanecem na memória. E mais, “nos seres humanos a
aprendizagem de novos conhecimentos é inerente ao próprio processo de
desenvolvimento e de transformação do indivíduo.”
c.
Dívida monetária em matéria de economia.
d.
Dívida social em matéria de estabilidade social.
e.
Dívida monetária em matéria social.
A resposta correta é: Dívida social
em matéria de educação..
Questão 2
Com
a promulgação da Constituição de 1934 foi previsto o ensino obrigatório, tanto
para crianças, quanto para adultos, sendo a primeira vez em que se apontou a
necessidade de oferecer educação básica também para jovens e adultos que não
haviam frequentado a escola quando crianças, rompendo com a ideia predominante,
até então, de que a escola era necessária somente a crianças. Foi mencionado,
ainda, o direito de o estudante ter acesso ao livro didático e ao dicionário de
língua portuguesa.
A partir da afirmação acima complete a sentença:
No recenseamento geral de _______, a divulgação de que ______ dos brasileiros, com mais de 18 anos, não haviam sido ____________________ despertou o país para o combate nacional ao _________________.
A partir da afirmação acima complete a sentença:
No recenseamento geral de _______, a divulgação de que ______ dos brasileiros, com mais de 18 anos, não haviam sido ____________________ despertou o país para o combate nacional ao _________________.
Escolha
uma:
a.
1940, 0%, alfabetizados, analfabetismo.
b.
1960, 55%, não alfabetizados, analfabetismo.
c.
2001, 100%, alfabetizados, analfabetismo.
d.
1940, 100%, não alfabetizados, analfabetismo.
e.
1940, 55%, alfabetizados, analfabetismo.
Essa
iniciativa, ligada às campanhas de alfabetização propostas aos países com
grandes desigualdades sociais pela Organização das Nações Unidas para a
Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) impulsionou o projeto de implantação,
no Brasil, de uma rede de ensino primário supletivo para adultos não
alfabetizados.
A
resposta correta é: 1940, 55%, alfabetizados, analfabetismo..
Questão 3
A
partir de 1945, com o fim da ditadura de Getúlio Vargas, o Brasil viveu a
efervescência política da redemocratização. Era urgente a necessidade de
aumentar as bases eleitorais para a sustentação do governo central, integrar as
massas populacionais de imigração recente e, sobretudo, incrementar a produção.
O que, no entanto, era necessário para tal operação?
Escolha
uma:
a.
Não era necessário oferecer instrução máxima à população.
b.
Era necessário não oferecer instrução à população.
c.
Era necessário oferecer instrução máxima à população.
d.
Não era necessário oferecer instrução mínima à população.
e.
Era necessário oferecer instrução mínima à população.
A
resposta correta é: Era necessário oferecer instrução mínima à população..
Questão 4
O
Enem cumpre, também, a função de exercer um controle sobre aquilo que os
sistemas de ensino estão ensinando à medida que os alunos dos mais diversos
estados e municípios brasileiros são submetidos às mesmas provas, que, segundo
o edital n°. 1/2010 do Inep, abrangem as áreas de:
I.
Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, língua
estrangeira (inglês ou espanhol), artes e educação física.
II.
Matemática e suas tecnologias: matemática.
III.
Ciências Humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e
sociologia.
IV.
Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia.
Estão
corretas as alternativas:
Escolha
uma:
a.
Todas as alternativas.
Entre
as mudanças que estão sendo encaminhadas pelo Ministério da Educação para o
ensino médio sobressai a proposta de organização dos conteúdos a serem
ensinados em 4 grandes áreas (linguagens, matemática, ciências humanas e
ciências naturais).
b.
As alternativas II e III.
c.
Nenhuma das alternativas estão corretas.
d.
Somente a alternativa IV.
e.
As alternativas I e IV.
A
resposta correta é: Todas as alternativas..
Questão 5
Segundo
Freire (1996, p. 58), “ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A
gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na
prática e na reflexão da prática”. Todo professor, antes de um profissional, é
um ser humano que possui vivências, dificuldades, competências, enfim,
experiências que interferem e determinam sua:
Escolha
uma:
a.
Caráter.
b.
Prática.
A
formação do professor significa subsidiar com conhecimentos e práticas
pedagógicas.
c.
Teoria.
d.
Criticidade.
e.
Ação.
A
resposta correta é: Prática..
Questão 6
O
Mobral esteve presente por um longo período na história recente do nosso país e
ainda hoje encontramos alunos e professores que vivenciaram esse período da
história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Em relação ao Mobral, que
foi extinto em 1985, assinale as sentenças com V para Verdadeiro e F para
Falso:
I.As
administrações de alguns estados e municípios maiores passaram a ganhar
autonomia com relação ao Mobral.
II.Desacreditado
nos meios políticos e educacionais.
III.Não
conseguia manter os programas educativos.
IV.Propunha
uma metodologia considerada ultrapassada.
V.Seu
lugar foi ocupado pela Fundação Nacional para Educação de Jovens e Adultos
(Fundação Educar).
Escolha
uma:
a.
F, F, F, F, V.
b.
F, F, F, F, F.
c.
V, V, V, F, F.
d.
V, V, F, F, V.
e.
V, V, V, V, F.
A
resposta correta é: V, V, V, V, F..
Questão 7
Todas
as críticas à Campanha de Educação de Adultos convergiram para uma nova visão
sobre o problema do analfabetismo e para a consolidação de um novo paradigma
pedagógico para a educação de adultos, cuja referência principal foi o educador
pernambucano Paulo Freire voltado sobretudo em uma proposta de educação
popular. Quais eram essas críticas? Identifique-as com V para verdadeiro e F
para Falso.
I.denunciava-se
o caráter superficial do aprendizado, que se efetivava no curto período da
alfabetização.
II.a
inadequação do método para a população adulta.
III.uso
do mesmo material didático (cartilha) para as diferentes regiões do país.
IV.a
inadequação da metodologia linguística.
Agora,
assinale a alternativa correta:
Escolha
uma:
a.
V, V, V, F
b.
V, V, V, V
c.
V, V, F, F
d.
F, F, F, V
e.
F, F, F, F
A
resposta correta é: V, V, V, F.
Questão 8
Conceituando
educação: Educação deve ser entendida como o processo de apropriação da cultura
humana produzida historicamente, e a escola enquanto instituição que provê a
educação sistematizada. Sobressai a importância das medidas visando à
realização eficiente dos objetivos da educação escolar, em especial da escola
pública básica, voltada ao atendimento das camadas trabalhadoras. A função
social da escola no Brasil apresenta formas diferenciadas, de acordo com as
influências no campo teórico, filosófico e político no qual está inserida. Esse
é um tema de grande relevância nas sociedades contemporâneas, em que inúmeros
desafios envolvem o processo educativo. Analisando o contexto acima, marque
qual alternativa conceitua a função social da escola.
Escolha
uma:
a.
Tal questão exige maior competência, compromisso e responsabilidade frente à
tomada de decisões no cotidiano escolar que norteiam o desenvolvimento da
educação e do ensino.
b.
Transmitir conhecimentos disciplinares, não se importando com o interesse dos
educandos, suas opiniões, ou seus problemas do cotidiano. Apenas enfatizam as
necessidades de exercícios repetidos, cópias de textos e provas orais, para
garantir a memorização dos conteúdos e o retorno dos mesmos nas provas
aplicadas.
c.
Segundo a nova legislação a qual aborda a função da escola, espera-se que a
comunidade escolar envolva-se não somente com as atividades de
ensino-aprendizagem, mas que possa envolver-se também na elaboração dos
projetos político-pedagógicos das unidades escolares e da avaliação dos seus
resultados.
d.
Converter o súdito em cidadão, transmitindo a esse sujeito doses de
conhecimento acumulado pela humanidade. A escola ainda tem como função exercer
a preparação moral dos indivíduos para assumir seu lugar na sociedade.
e.
Está vinculada à promoção da cidadania. Podemos fazer essa afirmação porque a
escola institui a cidadania, já que é por meio dessa instituição que a criança
deixa de pertencer à família e passa a integrar uma comunidade mais ampla.
A
resposta correta é: Está vinculada à promoção da cidadania. Podemos fazer essa
afirmação porque a escola institui a cidadania, já que é por meio dessa
instituição que a criança deixa de pertencer à família e passa a integrar uma
comunidade mais ampla..
Questão 9
A
discussão sobre a função social da escola no Brasil apresenta formas
diferenciadas, de acordo com as influências no campo teórico, filosófico e
político no qual está inserida. Esse é um tema de grande relevância nas
sociedades contemporâneas, em que inúmeros desafios envolvem o processo
educativo. Dessa forma, tal questão exige dos educadores maior competência,
compromisso e responsabilidade frente à tomada de decisões no cotidiano escolar
que norteiam o desenvolvimento da educação e do ensino. Diante dessa temática,
assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F sobre o papel da
escola dentro das seguintes tendências pedagógicas: Escola Tradicional, Escola
Nova, Tecnicista e Histórico-Crítica.
(
) Na concepção tradicional, o papel da escola era converter o súdito em
cidadão, transmitindo a esse sujeito doses de conhecimento acumulado pela
humanidade, exercia ainda a função de preparação moral dos indivíduos para
assumir seu lugar na sociedade.
(
) Na escola nova, o papel da escola consiste na preparação intelectual e moral
dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com
a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade.
(
) Na concepção tecnicista e histórico-crítica, o papel da escola era
privilegiar os problemas psicológicos em detrimento das questões sociais,
apresentava um avanço considerável à medida que priorizava situações-problema
de interesse dos alunos e se contrapunha ao autoritarismo da escola conservadora.
Entretanto, o professor passava a ser um mero facilitador da aprendizagem e, ao
centrar-se em aspectos emocionais e psicológicos, não considerava a mudança nas
reações sociais preexistentes.
(
) Ainda dentro da concepção tecnicista função social da escola está articulada
ao sistema produtivo, visando ao aperfeiçoamento do sistema capitalista,
destaca a formação dos alunos/ indivíduos para o mercado de trabalho, de acordo
com as exigências da sociedade industrial e tecnológica.
A
alternativa correta é:
Escolha
uma:
a.
F, F, V, V.
b.
V, F, F, V.
Verdadeira
- Na concepção tradicional, o papel da escola era converter o súdito em
cidadão, transmitindo a esse sujeito doses de conhecimento acumulado pela
humanidade, exercia ainda a função de preparação moral dos indivíduos para
assumir seu lugar na sociedade. Falsa -na escola nova, o papel da escola
consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição
na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais
pertencem à sociedade.Falsa -na concepção tecnicista e histórico-crítica, o
papel da escola era privilegiar os problemas psicológicos em detrimento das
questões sociais, apresentava um avanço considerável à medida que priorizava
situações-problema de interesse dos alunos e se contrapunha ao autoritarismo da
escola conservadora. Entretanto, o professor passava a ser um mero facilitador
da aprendizagem e, ao centrar-se em aspectos emocionais e psicológicos, não
considerava a mudança nas reações sociais preexistentes. Verdadeira -ainda
dentro da concepção tecnicista função social da escola está articulada ao
sistema produtivo, visando ao aperfeiçoamento do sistema capitalista, destaca a
formação dos alunos/ indivíduos para o mercado de trabalho, de acordo com as
exigências da sociedade industrial e tecnológica.
c.
V, V, V, V.
d.
V, F, V, V.
e.
F, V, V, F.
A
resposta correta é: V, F, F, V..
Questão 10
No
Brasil a responsabilidade pela oferta e gestão da educação básica foi assumida
por estados e municípios, caracterizando a descentralização na forma de gestão
do sistema educacional, assim temos, há décadas, um sistema descentralizado de
oferta dos serviços educacionais, e, em termos de descentralização, o que se
tem colocado nos últimos anos é a gestão, por estado e municípios, de programas
e apoio suplementar ao educando, que tradicionalmente foram geridos pelo
governo central – como merenda escolar e material didático – ou ainda a
expansão das redes municipais de educação infantil e ensino fundamental vis a
vis às redes estaduais. Nesse caso, o instrumento jurídico normativo se
constitui em um elemento privilegiado para o nosso entendimento, ao longo da
história recente do Brasil, acerca das políticas públicas para o financiamento
da educação básica. Sobre o financiamento da educação no Brasil, marque V para
as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
(
) Para Farenzena, o ordenamento do financiamento localizase na intercessão dos
cenários institucionais mais amplos (estruturas federativas) e na estrutura de
organização da educação nacional e dos sistemas de ensino.
(
) A LDB n. 9.394/96 encaminha novos questionamentos sobre a contribuição
financeira da União e dos estados no atendimento qualificado aos níveis e
modalidades da educação básica.
(
) A disponibilidade de alocação de recursos para o setor da educação precisa
ser balizada pelas normas referentes às fontes de financiamento, aos deveres do
Estado para com a educação, à hierarquia de prioridades em relação aos níveis e
modalidades de ensino e suas especificidades e à distribuição de competências
entre os níveis governamentais.
(
) No Brasil, as fontes para o financiamento da educação básica, após a
Constituição Federal de 1988 e a LDB de 1996, são os impostos próprios da
União, dos estados e municípios, as receitas provenientes de transferências que
tenham como origem o recolhimento de impostos, as contribuições do
salário-educação, outras contribuições sociais e receitas de incentivos
fiscais.
A
alternativa correta é:
Escolha
uma:
a.
V, F, F, F.
b.
V, F, F, V.
c.
F, F, F, F.
d.
F, V, V, V.
e.
V, V, V, V.
A
resposta correta é: V, V, V, V..
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