Questão 1
É sabido que a literatura infantil toma novo impulso e se apresenta com
novas formas, novas propostas, novos caminhos, em meados da década de 70,
graças à contribuição de Monteiro Lobato,
PORQUE
Há transmissão de valores da sociedade em obras voltadas para as crianças.
Obras essas que raramente tinham o ensejo de tornar a leitura uma fonte de
prazer.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha
uma:
a.
As duas asserções são proposições falsas, mas a segunda é uma justificativa da
primeira.
b.
As duas asserções são proposições verdadeiras, sendo a segunda justificativa da
primeira.
c.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição
verdadeira.
d.
As duas asserções são proposições falsas e não se justificam entre si.
e.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa
da primeira.
A resposta correta é: As duas
asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da
primeira..
Questão 2
É caracterizado como leitor
“crítico” aquele que:
Escolha uma:
a.
Codifica a linguagem verbal escrita.
b.
Possui total domínio do processo de leitura, estabelecendo relações entre o
micro e o macro universos textuais.
c.
Domina apenas o mecanismo da leitura.
d.
Decodifica a linguagem verbal escrita.
A resposta correta é: Possui total domínio do processo de leitura,
estabelecendo relações entre o micro e o macro universos textuais..
Questão 3
Analise as asserções a seguir:
Levando em consideração a faixa etária, a literatura infantil destina-se a
crianças entre 1 e 12 anos de idade, aproximadamente. O enredo precisa ser de
fácil entendimento, com linguagem e características peculiares, interessantes e
estimulantes para a criança,
PORQUE
Os textos breves ou a não existência deles, com predomínio de imagens que
sugerem uma situação significativa para a criança ou que lhe sejam atraentes
colaboram para um convívio inteligente, afetivo e profundo com a realidade que
a cerca. A expectativa e o mistério que norteiam a história são fatores
determinantes para atrair o olhar e o interesse da criança.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a.
As duas asserções são proposições falsas.
b.
A primeira asserção é uma proposição falsa, mas a segunda a justifica.
c.
As duas asserções são proposições verdadeiras, com a segunda justificando a
primeira.
Deve-se analisar que a primeira asserção aborda o
enredo da história Infantojuvenil e a segunda asserção completa a primeira,
abordando o modo como o enredo dos textos deve ser apresentado para a criança.
d.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição
verdadeira.
e.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
A resposta correta é: As duas asserções são proposições verdadeiras, com
a segunda justificando a primeira..
Questão 4
A escola, muitas vezes,
utiliza-se da literatura infanto-juvenil para avaliar e julgar a capacidade
leitora das crianças e jovens. Nesta perspectiva a escola tem a concepção de
literatura como:
Escolha uma:
a.
Mero instrumento pedagógico.
b.
Instrumento para formar leitores proficiente.
c.
Forma de sensibilizar o aluno a adquirir competência leitora.
d.
Resgate da dimensão formadora de leitores.
A resposta correta é: Mero instrumento pedagógico..
Questão 5
A elaboração do roteiro que servirá de base para o contador de histórias
deve iniciar com a escolha da história a ser contada, a qual deve envolver a
análise dos fatores apontados a seguir:
I. Ponto de vista literário: quebra da predominância
didática; se existe possibilidade de identificação entre os personagens; se tem
riqueza de sentido; se oportuniza a relativização.
II. Interesse do ouvinte: a história estar adequada
com a faixa etária; ser do gosto da criança; alimentar a imaginação, condizer
com a maturidade e potencialidades da criança.
III. O estilo e o gosto do narrador: a história
escolhida deve despertar sensibilidade e emoção do contador. O prazer que o
adulto tem em entrar em contato com o livro proporcionará estímulo à criança,
que também vai querer obter essa sensação quando ler.
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativa I e II estão corretas.
b.
Nenhuma afirmativa está correta.
c.
Todas as afirmativas estão corretas.
d.
Apenas a afirmativa III está correta.
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..
Questão 6
Sabendo que, na fábula, os
protagonistas das histórias são animais personificados, e algumas associações
com as características humanas feitas pelas fábulas mantiveram-se fixas em
várias histórias, aponte a alternativa cujo excerto não aborda corretamente
tais definições em “O leão e o ratinho”, fábula de Esopo, recontada por Jean de
La Fontaine.
Escolha uma:
a.
Caía a tarde na selva. E ao longe pelos caminhos, ouvia-se a passarada que
regressava a seus ninhos.
b.
Seu Leão, esse favor, eu jamais esquecerei. Se puder, algum dia, ainda lhe
pagarei, disse o ratinho.
c.
E assim dizendo, o ratinho correu e muito feliz entrou no seu buraquinho. E o
leão tranquilamente, embrenhou-se na floresta.
d.
E o ratinho humildemente, cheio de satisfação, estendeu sua patinha ao grande e
velho leão!
e.
Amigo, não me agradeça, entretanto aprenda bem, não faça pouco dos fracos,
confie neles também!
A resposta correta é: Caía a tarde na selva. E ao longe pelos caminhos,
ouvia-se a passarada que regressava a seus ninhos..
Questão 7
Faz pouco tempo que a literatura infantojuvenil passou a ter uma
importância mais significativa, pois os primeiros livros para as crianças,
escritos por professores e pedagogos, estavam diretamente relacionados a uma
função utilitário-pedagógica e, por isso, foram sempre considerados uma forma
literária menor, uma subliteratura, ou seja, uma literatura inferior,
simplificada. Esse equívoco se justifica por que:
Escolha uma:
a.
Uma coisa é a literatura entendida enquanto “expressão da arte”, e outra coisa
é a chamada “literatura didática”.
No entanto, a literatura infanto-juvenil só atingiu
tal projeção há pouco tempo, pois os primeiros livros para as crianças,
escritos por professores e pedagogos, estavam diretamente relacionados a uma
função utilitário-pedagógica e, por isso, foram sempre considerados uma forma
literária menor, uma subliteratura, ou seja, uma literatura inferior,
simplificada. A rigor, esse equívoco se justifica porque uma coisa é a
literatura entendida, conforme Lourenço Filho (apud Sant’nna, 2006, p. 183),
enquanto “expressão da arte” e outra coisa é a chamada “literatura didática.”
Essa espécie de filantropismo pedagógico tentava induzir, direcionar o pensamento
das crianças, sem deixar que pensassem por si mesmas.
b.
Uma coisa é a literatura infantil entendida apenas como uma forma de distrair a
atenção das crianças e outra coisa, a literatura como uma forma pedagógica.
c.
De um lado se justifica pela qualidade dos livros infantis e por outro, pela
qualidade dos contextos que são abordados nos livros.
d.
De um lado justificamos a literatura infantil como uma forma de metodologia de
ensino e por outro, como forma de construção para alfabetização.
e.
Por um lado o gosto que o mundo infantil apresenta de brincar e não de ouvir
histórias e por outro, a maneira como o adulto interpreta a história que conta.
A resposta correta é: Uma coisa é a literatura entendida enquanto “expressão
da arte”, e outra coisa é a chamada “literatura didática”..
Questão 8
A primeira revista para crianças
surgiu no ano de 1905 e seguia um padrão francês, esta revista permaneceu em
circulação até 1962. O autor foi o Jornalista Luis Bartolomeu de Souza e Silva.
A revista era intitulada:
Escolha uma:
a.
O tico-tico.
Em 1905 foi publicada a primeira revista para
crianças, intitulada O tico-tico. Lançada pelo jornalista Luis Bartolomeu de
Souza e Silva, seguia o modelo da revista francesa La semaine de Suzette,
personagem que aqui no Brasil ganhou o nome de Felismina. A revista permaneceu
em circulação até 1962.
b.
Revista infantil.
c.
Revistinha da criança.
d.
Pica-pau.
e.
João de Barros.
A resposta correta é: O tico-tico..
Questão 9
Levando em consideração a faixa
etária, a literatura infantil destina-se a crianças entre 1 e 12 anos de idade,
aproximadamente. O enredo precisa ser de fácil entendimento, com linguagem e
características peculiares, interessantes e estimulantes para a criança. De
acordo com Cristiane M. de Oliveira (2011), destacam-se algumas sugestões para
cada faixa etária. Para as crianças de 2 a 3 anos as histórias precisam ser:
Escolha uma:
a.
As histórias precisam ser curtas e rápidas, de preferência, inventadas na hora.
A página deve apresentar apenas uma figura ou gravura simples e atrativa.
b.
Nessa fase, a maior atração é pelas histórias bem-humoradas em que a esperteza
do fraco supera a prepotência do forte, a inteligência vence o mal.
c.
Nesta faixa etária a criança descobre o mundo concreto e o mundo da linguagem
através do lúdico. Tudo é muito importante e significativo para ela. A
apresentação de enredos que contenham vivências do cotidiano familiar e com
alguns recursos estilísticos são muito bem apreciados pelas crianças desta
fase.
d.
O centro de interesse do leitor dessa fase são os contos, crônicas, novelas de
aventura ou sentimentais, com desafios para serem solucionados. Também o
maravilhoso, o fantástico, o mágico ou absurdo têm presença significativa para
ele.
e.
Rápidas e com pouco conteúdo, enredo simples e dinâmico, além de poucas
personagens. Ao narrar as histórias, deve-se utilizar muito ritmo e entonação.
O foco de interesse são os bichinhos, brinquedos e seres da natureza em forma
de humanos. Gravuras grandes e com poucos detalhes chamam a atenção da criança.
Fantoche é o material mais indicado para essa fase.
Para a faixa etária de 2 a 3 anos as histórias
precisam ser rápidas e com pouco conteúdo, enredo simples e dinâmico, além de
poucas personagens. Ao narrar as histórias, deve-se utilizar muito ritmo e
entonação. O foco de interesse são os bichinhos, brinquedos e seres da natureza
em forma de humanos. Gravuras grandes e com poucos detalhes chamam a atenção da
criança. Fantoche é o material mais indicado para essa fase. Os pequenos também
apresentam grande fascínio pela música. Para eles, a história transforma-se em
algo real, acontecendo naquele momento.
A resposta correta é: Rápidas e com pouco conteúdo, enredo simples e
dinâmico, além de poucas personagens. Ao narrar as histórias, deve-se utilizar
muito ritmo e entonação. O foco de interesse são os bichinhos, brinquedos e
seres da natureza em forma de humanos. Gravuras grandes e com poucos detalhes
chamam a atenção da criança. Fantoche é o material mais indicado para essa
fase..
Questão 10
Sobre os escritores nacionais que contribuíram ou contribuem com a
produção literária destinada às crianças e aos jovens, observe as seguintes
afirmativas:
I. Monteiro Lobato (1882-1948): foi um dos
escritores brasileiros mais influentes do século XX. Foi um importante editor
de livros inéditos e autor de importantes traduções. Há referências sobre esse
autor no primeiro capítulo do presente livro.
II. Luís da Câmara Cascudo (1898-1986): nasceu em
Natal (RN) e também merece destaque, uma vez que, por meio dos Contos
tradicionais do Brasil, pretendeu preservar as tradições folclóricas do país.
Essa obra foi produzida a partir de pesquisas do folclorista e de uma equipe de
ajudantes que catalogaram, no nordeste brasileiro, as versões dos contos de
fadas da tradição oral.
III. Ruth Rocha (1931-): nasceu em São Paulo e sua
obra mais conhecida é Marcelo, marmelo, martelo, que já vendeu mais de 1 milhão
de livros. Atualmente, tem mais de 130 títulos publicados, com traduções em 25
idiomas.
IV. Ziraldo (1932-): o mineiro Ziraldo Alves Pinto
foi editor de jornal, chargista, quadrinhista, cartunista e, atualmente, é
escritor, ilustrador e faz palestras para professores, alunos e leitores em
geral. Ficou conhecido com as obras O menino maluquinho, Flicts e outras.
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
Apenas a afirmativa II está correta.
b.
Nenhuma afirmativa está correta.
c.
Todas as afirmativas estão corretas.
d.
Apenas a afirmativa I está correta.
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..
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