segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Literatura Infanto-Juvenil - Exercício de Fixação 1 (E1)


Questão 1
É sabido que a literatura infantil toma novo impulso e se apresenta com novas formas, novas propostas, novos caminhos, em meados da década de 70, graças à contribuição de Monteiro Lobato,
PORQUE
Há transmissão de valores da sociedade em obras voltadas para as crianças. Obras essas que raramente tinham o ensejo de tornar a leitura uma fonte de prazer.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Escolha uma:
a. As duas asserções são proposições falsas, mas a segunda é uma justificativa da primeira.
b. As duas asserções são proposições verdadeiras, sendo a segunda justificativa da primeira.
c. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
d. As duas asserções são proposições falsas e não se justificam entre si.
e. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.
A resposta correta é: As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira..

Questão 2
É caracterizado como leitor “crítico” aquele que:
Escolha uma:
a. Codifica a linguagem verbal escrita.
b. Possui total domínio do processo de leitura, estabelecendo relações entre o micro e o macro universos textuais.
c. Domina apenas o mecanismo da leitura.
d. Decodifica a linguagem verbal escrita.
A resposta correta é: Possui total domínio do processo de leitura, estabelecendo relações entre o micro e o macro universos textuais..

Questão 3
Analise as asserções a seguir:
Levando em consideração a faixa etária, a literatura infantil destina-se a crianças entre 1 e 12 anos de idade, aproximadamente. O enredo precisa ser de fácil entendimento, com linguagem e características peculiares, interessantes e estimulantes para a criança,
PORQUE
Os textos breves ou a não existência deles, com predomínio de imagens que sugerem uma situação significativa para a criança ou que lhe sejam atraentes colaboram para um convívio inteligente, afetivo e profundo com a realidade que a cerca. A expectativa e o mistério que norteiam a história são fatores determinantes para atrair o olhar e o interesse da criança.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Escolha uma:
a. As duas asserções são proposições falsas.
b. A primeira asserção é uma proposição falsa, mas a segunda a justifica.
c. As duas asserções são proposições verdadeiras, com a segunda justificando a primeira.
Deve-se analisar que a primeira asserção aborda o enredo da história Infantojuvenil e a segunda asserção completa a primeira, abordando o modo como o enredo dos textos deve ser apresentado para a criança.
d. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
e. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
A resposta correta é: As duas asserções são proposições verdadeiras, com a segunda justificando a primeira..

Questão 4
A escola, muitas vezes, utiliza-se da literatura infanto-juvenil para avaliar e julgar a capacidade leitora das crianças e jovens. Nesta perspectiva a escola tem a concepção de literatura como:
Escolha uma:
a. Mero instrumento pedagógico.
b. Instrumento para formar leitores proficiente.
c. Forma de sensibilizar o aluno a adquirir competência leitora.
d. Resgate da dimensão formadora de leitores.
A resposta correta é: Mero instrumento pedagógico..

Questão 5
A elaboração do roteiro que servirá de base para o contador de histórias deve iniciar com a escolha da história a ser contada, a qual deve envolver a análise dos fatores apontados a seguir:
I. Ponto de vista literário: quebra da predominância didática; se existe possibilidade de identificação entre os personagens; se tem riqueza de sentido; se oportuniza a relativização.
II. Interesse do ouvinte: a história estar adequada com a faixa etária; ser do gosto da criança; alimentar a imaginação, condizer com a maturidade e potencialidades da criança.
III. O estilo e o gosto do narrador: a história escolhida deve despertar sensibilidade e emoção do contador. O prazer que o adulto tem em entrar em contato com o livro proporcionará estímulo à criança, que também vai querer obter essa sensação quando ler.
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativa I e II estão corretas.
b. Nenhuma afirmativa está correta.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Apenas a afirmativa III está correta.
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..

Questão 6
Sabendo que, na fábula, os protagonistas das histórias são animais personificados, e algumas associações com as características humanas feitas pelas fábulas mantiveram-se fixas em várias histórias, aponte a alternativa cujo excerto não aborda corretamente tais definições em “O leão e o ratinho”, fábula de Esopo, recontada por Jean de La Fontaine.
Escolha uma:
a. Caía a tarde na selva. E ao longe pelos caminhos, ouvia-se a passarada que regressava a seus ninhos.
b. Seu Leão, esse favor, eu jamais esquecerei. Se puder, algum dia, ainda lhe pagarei, disse o ratinho.
c. E assim dizendo, o ratinho correu e muito feliz entrou no seu buraquinho. E o leão tranquilamente, embrenhou-se na floresta.
d. E o ratinho humildemente, cheio de satisfação, estendeu sua patinha ao grande e velho leão!
e. Amigo, não me agradeça, entretanto aprenda bem, não faça pouco dos fracos, confie neles também!
A resposta correta é: Caía a tarde na selva. E ao longe pelos caminhos, ouvia-se a passarada que regressava a seus ninhos..

Questão 7
Faz pouco tempo que a literatura infantojuvenil passou a ter uma importância mais significativa, pois os primeiros livros para as crianças, escritos por professores e pedagogos, estavam diretamente relacionados a uma função utilitário-pedagógica e, por isso, foram sempre considerados uma forma literária menor, uma subliteratura, ou seja, uma literatura inferior, simplificada. Esse equívoco se justifica por que:
Escolha uma:
a. Uma coisa é a literatura entendida enquanto “expressão da arte”, e outra coisa é a chamada “literatura didática”.
No entanto, a literatura infanto-juvenil só atingiu tal projeção há pouco tempo, pois os primeiros livros para as crianças, escritos por professores e pedagogos, estavam diretamente relacionados a uma função utilitário-pedagógica e, por isso, foram sempre considerados uma forma literária menor, uma subliteratura, ou seja, uma literatura inferior, simplificada. A rigor, esse equívoco se justifica porque uma coisa é a literatura entendida, conforme Lourenço Filho (apud Sant’nna, 2006, p. 183), enquanto “expressão da arte” e outra coisa é a chamada “literatura didática.” Essa espécie de filantropismo pedagógico tentava induzir, direcionar o pensamento das crianças, sem deixar que pensassem por si mesmas.
b. Uma coisa é a literatura infantil entendida apenas como uma forma de distrair a atenção das crianças e outra coisa, a literatura como uma forma pedagógica.
c. De um lado se justifica pela qualidade dos livros infantis e por outro, pela qualidade dos contextos que são abordados nos livros.
d. De um lado justificamos a literatura infantil como uma forma de metodologia de ensino e por outro, como forma de construção para alfabetização.
e. Por um lado o gosto que o mundo infantil apresenta de brincar e não de ouvir histórias e por outro, a maneira como o adulto interpreta a história que conta.
A resposta correta é: Uma coisa é a literatura entendida enquanto “expressão da arte”, e outra coisa é a chamada “literatura didática”..

Questão 8
A primeira revista para crianças surgiu no ano de 1905 e seguia um padrão francês, esta revista permaneceu em circulação até 1962. O autor foi o Jornalista Luis Bartolomeu de Souza e Silva. A revista era intitulada:
Escolha uma:
a. O tico-tico.
Em 1905 foi publicada a primeira revista para crianças, intitulada O tico-tico. Lançada pelo jornalista Luis Bartolomeu de Souza e Silva, seguia o modelo da revista francesa La semaine de Suzette, personagem que aqui no Brasil ganhou o nome de Felismina. A revista permaneceu em circulação até 1962.
b. Revista infantil.
c. Revistinha da criança.
d. Pica-pau.
e. João de Barros.
A resposta correta é: O tico-tico..

Questão 9
Levando em consideração a faixa etária, a literatura infantil destina-se a crianças entre 1 e 12 anos de idade, aproximadamente. O enredo precisa ser de fácil entendimento, com linguagem e características peculiares, interessantes e estimulantes para a criança. De acordo com Cristiane M. de Oliveira (2011), destacam-se algumas sugestões para cada faixa etária. Para as crianças de 2 a 3 anos as histórias precisam ser:
Escolha uma:
a. As histórias precisam ser curtas e rápidas, de preferência, inventadas na hora. A página deve apresentar apenas uma figura ou gravura simples e atrativa.
b. Nessa fase, a maior atração é pelas histórias bem-humoradas em que a esperteza do fraco supera a prepotência do forte, a inteligência vence o mal.
c. Nesta faixa etária a criança descobre o mundo concreto e o mundo da linguagem através do lúdico. Tudo é muito importante e significativo para ela. A apresentação de enredos que contenham vivências do cotidiano familiar e com alguns recursos estilísticos são muito bem apreciados pelas crianças desta fase.
d. O centro de interesse do leitor dessa fase são os contos, crônicas, novelas de aventura ou sentimentais, com desafios para serem solucionados. Também o maravilhoso, o fantástico, o mágico ou absurdo têm presença significativa para ele.
e. Rápidas e com pouco conteúdo, enredo simples e dinâmico, além de poucas personagens. Ao narrar as histórias, deve-se utilizar muito ritmo e entonação. O foco de interesse são os bichinhos, brinquedos e seres da natureza em forma de humanos. Gravuras grandes e com poucos detalhes chamam a atenção da criança. Fantoche é o material mais indicado para essa fase.
Para a faixa etária de 2 a 3 anos as histórias precisam ser rápidas e com pouco conteúdo, enredo simples e dinâmico, além de poucas personagens. Ao narrar as histórias, deve-se utilizar muito ritmo e entonação. O foco de interesse são os bichinhos, brinquedos e seres da natureza em forma de humanos. Gravuras grandes e com poucos detalhes chamam a atenção da criança. Fantoche é o material mais indicado para essa fase. Os pequenos também apresentam grande fascínio pela música. Para eles, a história transforma-se em algo real, acontecendo naquele momento.
A resposta correta é: Rápidas e com pouco conteúdo, enredo simples e dinâmico, além de poucas personagens. Ao narrar as histórias, deve-se utilizar muito ritmo e entonação. O foco de interesse são os bichinhos, brinquedos e seres da natureza em forma de humanos. Gravuras grandes e com poucos detalhes chamam a atenção da criança. Fantoche é o material mais indicado para essa fase..

Questão 10
Sobre os escritores nacionais que contribuíram ou contribuem com a produção literária destinada às crianças e aos jovens, observe as seguintes afirmativas:
I. Monteiro Lobato (1882-1948): foi um dos escritores brasileiros mais influentes do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Há referências sobre esse autor no primeiro capítulo do presente livro.
II. Luís da Câmara Cascudo (1898-1986): nasceu em Natal (RN) e também merece destaque, uma vez que, por meio dos Contos tradicionais do Brasil, pretendeu preservar as tradições folclóricas do país. Essa obra foi produzida a partir de pesquisas do folclorista e de uma equipe de ajudantes que catalogaram, no nordeste brasileiro, as versões dos contos de fadas da tradição oral.
III. Ruth Rocha (1931-): nasceu em São Paulo e sua obra mais conhecida é Marcelo, marmelo, martelo, que já vendeu mais de 1 milhão de livros. Atualmente, tem mais de 130 títulos publicados, com traduções em 25 idiomas.
IV. Ziraldo (1932-): o mineiro Ziraldo Alves Pinto foi editor de jornal, chargista, quadrinhista, cartunista e, atualmente, é escritor, ilustrador e faz palestras para professores, alunos e leitores em geral. Ficou conhecido com as obras O menino maluquinho, Flicts e outras.
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa II está correta.
b. Nenhuma afirmativa está correta.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Apenas a afirmativa I está correta.
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..


Nenhum comentário:

Postar um comentário