segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Literatura Infanto-Juvenil - Exercício de Fixação 2


Questão 1
A literatura infanto juvenil desempenha um papel importante, no sentido de desalienar a criança, o que significa não entregar pensamentos prontos, mas ensinar a pensar. Sem esquecer que está fazendo arte, reconstruindo o mundo, a literatura voltada para crianças e jovens leitores deve propiciar a formação de uma consciência: Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Consciência tradicional.
b. Consciência crítica.
c. Consciência conservadora.
d. Consciência histórico – científico.
A resposta correta é: Consciência crítica..

Questão 2
É caracterizado como leitor “crítico” aquele que:
Escolha uma:
a. Possui total domínio do processo de leitura, estabelecendo relações entre o micro e o macro universos textuais.
b. Domina apenas o mecanismo da leitura.
c. Codifica a linguagem verbal escrita.
d. Decodifica a linguagem verbal escrita.
A resposta correta é: Possui total domínio do processo de leitura, estabelecendo relações entre o micro e o macro universos textuais..

Questão 3
Assinale (V) verdadeiro ou (F) nas atribuições do professor para a formação do aluno leitor:
(__) Indicar o livro adequado de acordo com as experiência leitoras do aluno.
(__) Conhecer os estágios de desenvolvimento psicológico das crianças.
(__) Considerar os interesses dos alunos.
(__) Indicar livros que reproduzam valores da ideologia dominante.
É correta a sequência:
Escolha uma:
a. V, F, V, F.
b. V, V, V, F.
c. V, V, V, V.
d. F, V, V, V.
A resposta correta é: V, V, V, F..

Questão 4
É inegável que o hábito e o gosto pela leitura deveriam passar de pai para filho, ou seja, começar em casa, no seio familiar, na primeira infância, como já foi abordado anteriormente. A leitura como prática sociocultural deve estar inserida em um conjunto de ações sociais e culturais e não exclusivamente escolarizadas. No entanto, sabemos que, na maioria dos casos, isso não acontece. Dessa forma, constatamos que:
Escolha uma:
a. É de responsabilidade da família apenas o incentivo à leitura, tendo em vista que a educação vem de casa.
b. Somente à escola cabe a responsabilidade de incentivar a criança no mundo da leitura.
c. A leitura, como prática sociocultural, deve estar inserida em um conjunto de ações sociais e culturais, sendo exclusivamente ações escolarizadas.
d. É na escola que a criança se torna (ou deveria se tornar) leitora, porque se trata da principal agência responsável pelo ensino do registro verbal da cultura;
É na escola que a criança se torna (ou deveria se tornar) leitora, porque se trata da principal agência responsável pelo ensino do registro verbal da cultura. O acesso à leitura significa ter acesso à escola e nela obter as habilidades e os conhecimentos necessários para a participação no mundo da escrita.
e. O acesso à leitura não significa ter acesso à escola e nela obter as habilidades e os conhecimentos necessários para a participação no mundo da escrita.
A resposta correta é: É na escola que a criança se torna (ou deveria se tornar) leitora, porque se trata da principal agência responsável pelo ensino do registro verbal da cultura;.

Questão 5
Desde Monteiro Lobato, muitos autores brasileiros vêm contemplando em suas obras a provocação, a arte de “produzir a fome, de incitar o desejo e produzir conhecimento”, como lembra-nos Rubem Alves (2007), no seu famoso texto intitulado A arte de produzir fome, ao destacar a importância de o sujeito:
Escolha uma:
a. Se tornar decisivo, porém somente através da participação das ideias do professor e demais participantes do processo de ensino-aprendizagem.
b. Se tornar dependente de ideias sugestões do professores, buscando apoiar-se em seus colegas perante as ideias dos mesmos.
c. Se tornar passivo, criativo, mobilizando a sua atenção para ideias de seus colegas.
d. Se tornar autônomo, crítico, criativo, mobilizando a sua atenção, o seu pensar e o seu sentir.
A resposta correta é: Se tornar autônomo, crítico, criativo, mobilizando a sua atenção, o seu pensar e o seu sentir..

Questão 6
A elaboração do roteiro que servirá de base para o contador de histórias deve iniciar com a escolha da história a ser contada, a qual deve envolver a análise dos fatores apontados a seguir:
I. Ponto de vista literário: quebra da predominância didática; se existe possibilidade de identificação entre os personagens; se tem riqueza de sentido; se oportuniza a relativização.
II. Interesse do ouvinte: a história estar adequada com a faixa etária; ser do gosto da criança; alimentar a imaginação, condizer com a maturidade e potencialidades da criança.
III. O estilo e o gosto do narrador: a história escolhida deve despertar sensibilidade e emoção do contador. O prazer que o adulto tem em entrar em contato com o livro proporcionará estímulo à criança, que também vai querer obter essa sensação quando ler.
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Todas as afirmativas estão corretas.
b. Nenhuma afirmativa está correta.
c. Apenas a afirmativa III está correta.
d. Apenas as afirmativa I e II estão corretas.
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..

Questão 7
A orientação da escolha de livros para a criança não tem nada a ver com a censura, mas, sim, com a atribuição de valores à obra que merece ser lida. É importante que, no momento da escolha, sejam observados aspectos como os colocados a seguir.
I-Temática, Linguagem.
II - Cientificidade e Temática.
III-Narrativa, apresentação.
IV-exclusão e temática.
Estão corretas:
Escolha uma:
a. Nenhuma das afirmativa.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. I e III.
d. Apenas afirmativa II.
A resposta correta é: I e III..

Questão 8
Os aspectos externos do livro infantil são dados relevantes para sua recepção. Devemos levar em conta os pontos elencados a seguir:
I. Capa: é fator determinante na escolha do livro pela criança, no entanto, não deve ser o único. Logo, deve ser sugestiva e atraente, assim como todos os outros aspectos envolvidos: conteúdo, linguagem, constituição física, etc. É importante, ainda, que a capa seja resistente, para não se danificar facilmente com o manuseio.
II. Tipo de letra: os tipos gráficos devem ser bem legíveis e, quanto menores forem os leitores, maiores devem se apresentar.
III. Espessura: os textos infantis não devem ser muito extensos, sobretudo aqueles destinados à faixa etária mais baixa.
IV. Ilustração: o interesse maior dos leitores mirins se dirige aos textos acompanhados de poucas ilustrações coloridas e sim muita escrita. Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Nenhuma afirmativa está correta.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. Afirmativa I, II e III estão corretas.
d. Apenas a afirmativa IV está correta.
A resposta correta é: Afirmativa I, II e III estão corretas..

Questão 9
As cantigas de roda referem-se às brincadeiras do folclore dançadas ou cantadas apresentando melodias e coreografias simples. Leia o fragmento da cantiga “Ciranda cirandinha” e, após, marque a alternativa correspondente à vertente literária:
“Ciranda cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar
O anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou”.
Marque a alternativa correspondente à vertente literária:
Escolha uma:
a. Refere-se à vertente estética pela presença de figuras de linguagem.
b. Trata-se da vertente estética por estar relacionada à arte, à produção do belo.
c. Refere-se à vertente lúdica, uma vez que essa é fundamental para o desenvolvimento da criatividade, da interação com o meio e socialização da criança.
d. Trata-se da vertente pedagógica, já que a cantiga tem intuito de ensinar moralismos às crianças.
A resposta correta é: Refere-se à vertente lúdica, uma vez que essa é fundamental para o desenvolvimento da criatividade, da interação com o meio e socialização da criança..

Questão 10
Sobre os escritores nacionais que contribuíram ou contribuem com a produção literária destinada às crianças e aos jovens, observe as seguintes afirmativas:
I. Monteiro Lobato (1882-1948): foi um dos escritores brasileiros mais influentes do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Há referências sobre esse autor no primeiro capítulo do presente livro.
II. Luís da Câmara Cascudo (1898-1986): nasceu em Natal (RN) e também merece destaque, uma vez que, por meio dos Contos tradicionais do Brasil, pretendeu preservar as tradições folclóricas do país. Essa obra foi produzida a partir de pesquisas do folclorista e de uma equipe de ajudantes que catalogaram, no nordeste brasileiro, as versões dos contos de fadas da tradição oral.
III. Ruth Rocha (1931-): nasceu em São Paulo e sua obra mais conhecida é Marcelo, marmelo, martelo, que já vendeu mais de 1 milhão de livros. Atualmente, tem mais de 130 títulos publicados, com traduções em 25 idiomas.
IV. Ziraldo (1932-): o mineiro Ziraldo Alves Pinto foi editor de jornal, chargista, quadrinhista, cartunista e, atualmente, é escritor, ilustrador e faz palestras para professores, alunos e leitores em geral. Ficou conhecido com as obras O menino maluquinho, Flicts e outras.
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Nenhuma afirmativa está correta.
b. Apenas a afirmativa I está correta.
c. Apenas a afirmativa II está correta.
d. Todas as afirmativas estão corretas.
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..


Um comentário:

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