Questão 1
A literatura
infanto juvenil desempenha um papel importante, no sentido de desalienar a
criança, o que significa não entregar pensamentos prontos, mas ensinar a
pensar. Sem esquecer que está fazendo arte, reconstruindo o mundo, a literatura
voltada para crianças e jovens leitores deve propiciar a formação de uma
consciência: Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Consciência
tradicional.
b.
Consciência crítica.
c. Consciência
conservadora.
d. Consciência
histórico – científico.
A resposta correta
é: Consciência crítica..
Questão 2
É caracterizado como leitor “crítico” aquele que:
Escolha uma:
a.
Possui total domínio do processo de leitura, estabelecendo relações entre o
micro e o macro universos textuais.
b.
Domina apenas o mecanismo da leitura.
c.
Codifica a linguagem verbal escrita.
d.
Decodifica a linguagem verbal escrita.
A resposta correta é: Possui total domínio do
processo de leitura, estabelecendo relações entre o micro e o macro universos
textuais..
Questão 3
Assinale (V) verdadeiro ou (F) nas
atribuições do professor para a formação do aluno leitor:
(__) Indicar o livro adequado de
acordo com as experiência leitoras do aluno.
(__) Conhecer os estágios de
desenvolvimento psicológico das crianças.
(__) Considerar os interesses dos
alunos.
(__) Indicar livros que reproduzam
valores da ideologia dominante.
É correta a sequência:
Escolha uma:
a.
V, F, V, F.
b.
V, V, V, F.
c.
V, V, V, V.
d.
F, V, V, V.
A resposta correta é: V, V, V, F..
Questão 4
É inegável que o hábito e o gosto pela leitura
deveriam passar de pai para filho, ou seja, começar em casa, no seio familiar,
na primeira infância, como já foi abordado anteriormente. A leitura como
prática sociocultural deve estar inserida em um conjunto de ações sociais e
culturais e não exclusivamente escolarizadas. No entanto, sabemos que, na
maioria dos casos, isso não acontece. Dessa forma, constatamos que:
Escolha uma:
a.
É de responsabilidade da família apenas o incentivo à leitura, tendo em vista
que a educação vem de casa.
b.
Somente à escola cabe a responsabilidade de incentivar a criança no mundo da
leitura.
c.
A leitura, como prática sociocultural, deve estar inserida em um conjunto de
ações sociais e culturais, sendo exclusivamente ações escolarizadas.
d.
É na escola que a criança se torna (ou deveria se tornar) leitora, porque se
trata da principal agência responsável pelo ensino do registro verbal da
cultura;
É na escola que a criança se torna
(ou deveria se tornar) leitora, porque se trata da principal agência
responsável pelo ensino do registro verbal da cultura. O acesso à leitura
significa ter acesso à escola e nela obter as habilidades e os conhecimentos
necessários para a participação no mundo da escrita.
e.
O acesso à leitura não significa ter acesso à escola e nela obter as
habilidades e os conhecimentos necessários para a participação no mundo da
escrita.
A resposta correta é: É na escola que a criança se
torna (ou deveria se tornar) leitora, porque se trata da principal agência
responsável pelo ensino do registro verbal da cultura;.
Questão 5
Desde Monteiro Lobato, muitos autores brasileiros
vêm contemplando em suas obras a provocação, a arte de “produzir a fome, de
incitar o desejo e produzir conhecimento”, como lembra-nos Rubem Alves (2007),
no seu famoso texto intitulado A arte de produzir fome, ao destacar a
importância de o sujeito:
Escolha uma:
a.
Se tornar decisivo, porém somente através da participação das ideias do
professor e demais participantes do processo de ensino-aprendizagem.
b.
Se tornar dependente de ideias sugestões do professores, buscando apoiar-se em
seus colegas perante as ideias dos mesmos.
c.
Se tornar passivo, criativo, mobilizando a sua atenção para ideias de seus
colegas.
d.
Se tornar autônomo, crítico, criativo, mobilizando a sua atenção, o seu pensar
e o seu sentir.
A resposta correta é: Se tornar autônomo, crítico,
criativo, mobilizando a sua atenção, o seu pensar e o seu sentir..
Questão 6
A elaboração do roteiro que servirá
de base para o contador de histórias deve iniciar com a escolha da história a
ser contada, a qual deve envolver a análise dos fatores apontados a seguir:
I. Ponto de vista literário: quebra
da predominância didática; se existe possibilidade de identificação entre os
personagens; se tem riqueza de sentido; se oportuniza a relativização.
II. Interesse do ouvinte: a história
estar adequada com a faixa etária; ser do gosto da criança; alimentar a
imaginação, condizer com a maturidade e potencialidades da criança.
III. O estilo e o gosto do narrador:
a história escolhida deve despertar sensibilidade e emoção do contador. O
prazer que o adulto tem em entrar em contato com o livro proporcionará estímulo
à criança, que também vai querer obter essa sensação quando ler.
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
Todas as afirmativas estão corretas.
b.
Nenhuma afirmativa está correta.
c.
Apenas a afirmativa III está correta.
d.
Apenas as afirmativa I e II estão corretas.
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão
corretas..
Questão 7
A orientação da escolha de livros
para a criança não tem nada a ver com a censura, mas, sim, com a atribuição de
valores à obra que merece ser lida. É importante que, no momento da escolha,
sejam observados aspectos como os colocados a seguir.
I-Temática, Linguagem.
II - Cientificidade e Temática.
III-Narrativa, apresentação.
IV-exclusão e temática.
Estão corretas:
Escolha uma:
a.
Nenhuma das afirmativa.
b.
Todas as afirmativas estão corretas.
c.
I e III.
d.
Apenas afirmativa II.
A resposta correta é: I e III..
Questão 8
Os aspectos externos do livro
infantil são dados relevantes para sua recepção. Devemos levar em conta os
pontos elencados a seguir:
I. Capa: é fator determinante na
escolha do livro pela criança, no entanto, não deve ser o único. Logo, deve ser
sugestiva e atraente, assim como todos os outros aspectos envolvidos: conteúdo,
linguagem, constituição física, etc. É importante, ainda, que a capa seja
resistente, para não se danificar facilmente com o manuseio.
II. Tipo de letra: os tipos gráficos
devem ser bem legíveis e, quanto menores forem os leitores, maiores devem se
apresentar.
III. Espessura: os textos infantis
não devem ser muito extensos, sobretudo aqueles destinados à faixa etária mais
baixa.
IV. Ilustração: o interesse maior dos leitores
mirins se dirige aos textos acompanhados de poucas ilustrações coloridas e sim
muita escrita. Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
Nenhuma afirmativa está correta.
b.
Todas as afirmativas estão corretas.
c.
Afirmativa I, II e III estão corretas.
d.
Apenas a afirmativa IV está correta.
A resposta correta é: Afirmativa I, II e III estão
corretas..
Questão 9
As cantigas de roda referem-se às
brincadeiras do folclore dançadas ou cantadas apresentando melodias e
coreografias simples. Leia o fragmento da cantiga “Ciranda cirandinha” e, após,
marque a alternativa correspondente à vertente literária:
“Ciranda cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar
O anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou”.
Marque a alternativa correspondente à vertente
literária:
Escolha uma:
a.
Refere-se à vertente estética pela presença de figuras de linguagem.
b.
Trata-se da vertente estética por estar relacionada à arte, à produção do belo.
c.
Refere-se à vertente lúdica, uma vez que essa é fundamental para o
desenvolvimento da criatividade, da interação com o meio e socialização da
criança.
d.
Trata-se da vertente pedagógica, já que a cantiga tem intuito de ensinar
moralismos às crianças.
A resposta correta é: Refere-se à vertente lúdica,
uma vez que essa é fundamental para o desenvolvimento da criatividade, da
interação com o meio e socialização da criança..
Questão 10
Sobre os escritores nacionais que
contribuíram ou contribuem com a produção literária destinada às crianças e aos
jovens, observe as seguintes afirmativas:
I. Monteiro Lobato (1882-1948): foi
um dos escritores brasileiros mais influentes do século XX. Foi um importante
editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Há referências
sobre esse autor no primeiro capítulo do presente livro.
II. Luís da Câmara Cascudo
(1898-1986): nasceu em Natal (RN) e também merece destaque, uma vez que, por
meio dos Contos tradicionais do Brasil, pretendeu preservar as tradições
folclóricas do país. Essa obra foi produzida a partir de pesquisas do
folclorista e de uma equipe de ajudantes que catalogaram, no nordeste
brasileiro, as versões dos contos de fadas da tradição oral.
III. Ruth Rocha (1931-): nasceu em
São Paulo e sua obra mais conhecida é Marcelo, marmelo, martelo, que já vendeu
mais de 1 milhão de livros. Atualmente, tem mais de 130 títulos publicados, com
traduções em 25 idiomas.
IV. Ziraldo (1932-): o mineiro
Ziraldo Alves Pinto foi editor de jornal, chargista, quadrinhista, cartunista
e, atualmente, é escritor, ilustrador e faz palestras para professores, alunos
e leitores em geral. Ficou conhecido com as obras O menino maluquinho, Flicts e
outras.
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
Nenhuma afirmativa está correta.
b.
Apenas a afirmativa I está correta.
c.
Apenas a afirmativa II está correta.
d.
Todas as afirmativas estão corretas.
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão
corretas..
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