Questão 1
Salovey e Sluyter (1999, p. 18),
pesquisadores da teoria de Daniel Goleman (1995) entendem a Inteligência
Emocional como: “A capacidade de perceber emoções, ter acesso à emoção e
gerá-la, de modo a ajudar o pensamento a compreender as emoções e o
conhecimento emocional, e a controlar as emoções de maneira reflexiva para
promover o crescimento emocional e intelectual”. Sendo assim, a emoção faz
pensar e agir de forma mais inteligente, ou seja, usando melhor o potencial já
existente, além de controlar ou gerenciar as emoções, a ponto de permitir que
as decisões mais acertadas dependam de uma inteligência emocional para se
tornarem bem-sucedidas. Para Goleman (1995, p. 46), a inteligência emocional
tem sido apontada como responsável pelos momentos mais importantes na vida da
pessoa. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta
entre elas:
As emoções bem resolvidas têm a capacidade de criar motivações, de persistir em
um objetivo, de controlar impulsos, de manter um bom estado de espírito e
impedir que a ansiedade determine as decisões significativas para a vida
pessoal e comunitária.
PORQUE
A motivação da criança é obtida por meio de experiências resultantes dos
relacionamentos sociais, principalmente quando ela se percebe aceita e
reconhecida.
A respeito dessas asserções assinale a opção correta:
A resposta correta é: As duas são
proposições verdadeiras e a segunda é uma complementação correta da primeira..
Questão 2
A orientação espacial compreende
as relações espaciais e a posição espacial. A posição espacial refere-se à
relação entre um objeto e seu observador. Por relação espacial entende-se a
capacidade que um observador tem para perceber a posição de dois ou mais
objetos em relação a si mesmo e em relação de uns com os outros, isto é,
implica em compreender que uma caneta está tanto ao seu lado esquerdo, como ao
lado direito do caderno. O domínio da relação espacial está sujeito ao domínio
da posição espacial, isto é:
A resposta correta é: a criança
não terá habilidades de posição espacial sem antes ter dominado a relação
espacial;.
Questão 3
A deficiência intelectual também
é um transtorno que vem acometendo muitas crianças e prejudicando seu
desenvolvimento escolar. Para Kaplan e Sadock (1997), aproximadamente 25% dos
casos de deficiência intelectual são reconhecidamente atribuídos a fatores
biológicos. Os 75% restantes dos casos resultam de outras situações que podem
ocorrer na fase pré-natal, neonatal e pós-natal. O DSM IV - Manual Diagnóstico
e Estatístico de Transtornos Mentais (2005) preconiza que a característica
essencial do retardo mental está atribuída a um funcionamento intelectual
significativamente inferior à média. O DSM IV descreve 5 categorias dessa
deficiência: retardo mental leve; retardo mental moderado; retardo mental
severo; retardo mental profundo; e, finalmente, retardo mental/gravidade
inespecificada. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções com relação ao
retardo mental severo:
Constituído por 3 a 4% de pessoas com deficiência mental, podendo adquirir
pouca fala ou não apresentar nenhuma comunicação verbal durante os primeiros
anos de infância. Na idade escolar, podem aprender a falar e serem treinados em
atividades elementares de higiene. Beneficiam- se com algumas habilidades do
programa pré-escolar. A maioria adapta-se à vida em pensões, comunidade ou
família.
PORQUE
As pessoas dessa categoria podem desenvolver habilidades sociais e de
comunicação até os cinco anos de idade, têm prejuízo mínimo nas áreas
sensório-motoras e seu diagnóstico não se identifica nos primeiros anos de
vida.
A resposta correta é: As duas são
proposições verdadeiras, mas a segunda não se refere ao contexto proposto, mas
sim ao Retardo Mental Leve..
Questão 4
Algumas
deficiências não são responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem em si, mas
sim por dificultar esse processo por comprometimento da recepção de informações
necessárias à alfabetização. Os canais sensoriais são fundamentais para o
estabelecimento das relações cognitivas, que se concretizam a partir das
informações recebidas pela audição e visão. O som passa pelo canal auditivo,
onde as ondas sonoras fazem com que o tímpano vibre, o que provoca uma vibração
nos pequenos ossos, originando o movimento de células ciliares presentes na
cóclea. Esse movimento provoca correntes que estimulam o nervo auditivo, que
manda a informação ao cérebro para sua interpretação. Existem quatro tipos de
perdas auditivas: Deficiência auditiva condutiva, Deficiência auditiva
sensório-neural, Deficiência auditiva mista, Deficiência auditiva central e,
além disso, a estratégia do Bilinguismo, sendo esta uma das formas e opção de
comunicação. Tendo como parâmetro as ideias descritas referentes às perdas
auditivas e a pelo menos uma estratégia de comunicação, analise as descrições
que seguem, estabelecendo uma relação entre as deficiências auditivas e,
também, entre a estratégia e opção de comunicação apresentada, com suas devidas
características:
I.Deficiência auditiva condutiva
II.Deficiência auditiva
sensório-neural
III.Deficiência auditiva mista
IV.Deficiência auditiva central
V.Bilinguismo
( )disfunção auditiva central ou
surdez central.
( )interferência na transmissão
do som, a partir do pavilhão auricular até o ouvido médio.
( )alteração na condução do som
até o órgão terminal sensorial, associada à lesão do órgão sensorial ou do
nervo auditivo.
( )impossibilidade de recepção do
som por lesão das células ciliadas da cóclea ou do nervo auditivo.
( )trata-se de uma opção de
comunicação, em que a comunidade surda pode optar pela língua de sinais, ou
pela língua oral, para se comunicar com a maioria das pessoas ouvintes.
A resposta correta é: IV - I -
III - II − V..
Questão 5
Para que
o desenvolvimento do aluno seja efetivado, devem ser observadas as
características funcionais e competências curriculares, bem como a natureza das
necessidades educacionais que ele requer. Após pesquisa e observação,
levantamento de dados de outros âmbitos e, se possível, exames e laudos que
possam estabelecer o foco da dificuldade, deve-se buscar um encaminhamento
coerente com a dificuldade da criança. Coll, Marchesi e Palacios (2004, p. 286)
elencam algumas questões que devem ser observadas. Quais são elas? Leia as
afirmativas apresentadas abaixo e marque F para as falsas e V para as
verdadeiras, e depois assinale a alternativa correta:
( )necessidades educativas do
aluno em termo de competência;
( )proposta curricular e
adaptações do currículo, quando necessário;
( )condições do contexto escolar;
( )atuações educativas a serem
desenvolvidas no âmbito familiar.
A resposta correta é: V, V, V,
V;.
Questão 6
O Ministério da Educação, por
meio da Secretaria de Educação Especial (BRASIL, 1998), elaborou um documento
denominado “Avaliação para identificação das necessidades educacionais
especiais”, com o objetivo de subsidiar a elaboração de práticas pedagógicas
que garantam respostas educativas adequadas às diferentes necessidades dos
alunos e da própria instituição educacional. A avaliação proposta está baseada:
A resposta correta é: na premissa
de que os processos de desenvolvimento e de aprendizagem são resultantes da
interação do sujeito (com sua carga biológica e sua história de vida) com os
adultos, colegas e amigos significativos, nos diversos contextos de vida
(família, escola e sociedade) e com os objetos do conhecimento;.
Questão 7
O som
passa pelo canal auditivo, onde as ondas sonoras fazem com que o tímpano vibre,
o que provoca uma vibração nos pequenos ossos, originando o movimento de
células ciliares presentes na cóclea. Esse movimento provoca correntes que
estimulam o nervo auditivo, que manda a informação ao cérebro, para sua
interpretação. Qualquer alteração em um desses mecanismos pode comprometer a
audição. Existem quatro tipos de perdas auditivas, conforme Argosy (2009):
I-Deficiência auditiva condutiva;
II-Deficiência auditiva
sensório-neural;
III-Deficiência auditiva mista;
IV-Deficiência auditiva central.
Relacione as deficiências as suas devidas características:
( )disfunção auditiva central ou
surdez central.
( )impossibilidade de recepção do
som por lesão das células ciliadas da cóclea ou do nervo auditivo.
( )interferência na transmissão
do som, a partir do pavilhão auricular até o ouvido médio.
( )alteração na condução do som
até o órgão terminal sensorial, associada à lesão do órgão sensorial ou do
nervo auditivo.
A resposta correta é: IV, II, I,
III;.
Questão 8
Os alunos com deficiência
auditiva necessitam de métodos, recursos didáticos e equipamentos especiais
para correção e desenvolvimento da fala e da linguagem. Existem várias formas
de comunicação e a pessoa surda deverá escolher a que melhor se adapte a ela e,
geralmente, essa opção é feita pelos pais ao encaminhar seu filho a um programa
especializado. São formas de comunicação utilizadas com a pessoa surda:
A resposta correta é: Libras,
bilinguismo, alfabeto manual, oralismo..
Questão 9
Quando
nos comunicamos com uma criança que não ouve, o importante é que nos mostremos
o mais natural possível e que não tenhamos receio de falar, pois a pessoa surda
também quer se comunicar com os ouvintes, basta oportunizá-los a usar
diferentes formas de linguagem: como: fala, expressão corporal, entre outras
muitas possibilidades. Considerando as ideias do texto acima, avalie as
afirmações a seguir:
I.Espere sempre que o surdo olhe
para você antes de falar. Fale de frente, pausadamente e de forma clara, pois
facilita a comunicação. Ao falar, não gesticule muito ou tenha qualquer
barreira diante dos lábios, para não dificultar a leitura labial. Não fale com
bala ou chicletes na boca.
II.Busque sempre um ambiente
claro, a fim de obter boa visibilidade na comunicação. Não é necessário gritar
ou exagerar na articulação. Quanto mais natural, melhor a comunicação.
III.É preciso usar as expressões
facial e corporal para demonstrar seus sentimentos, pois o surdo não percebe
mudanças de tons ou emoções por meio da voz. Tenha calma se você não entender o
que uma pessoa surda está falando, peça para repetir e, se for preciso,
escrever.
IV.Ao abordar uma pessoa surda,
não adianta chamar. Basta tocar em seu braço delicadamente e ela entenderá.
V.Para falar com a pessoa, deve
ser com gestos rápidos, com muita intensidade nos movimentos, pois facilita a
interpretação. Ao falar, deve-se gesticular muito e não ter barreira diante dos
lábios.
É verdadeiro o que se afirma em:
A resposta correta é: I, II, III
e IV;.
Questão 10
Segundo
Argosy, (2009). Qualquer alteração em um desses mecanismos pode comprometer a
audição. Existem quatro tipos de perdas auditivas:
I-Deficiência auditiva condutiva
- interferência na transmissão do som, a partir do pavilhão auricular até o
ouvido médio.
II-Deficiência auditiva
sensório-neural - impossibilidade de recepção do som por lesão das células
ciliadas da cóclea ou do nervo auditivo.
III-Deficiência auditiva mista -
alteração na condução do som até o órgão terminal sensorial, associada à lesão
do órgão sensorial ou do nervo auditivo.
IV-Deficiência auditiva central -
disfunção auditiva central ou surdez central.
V-Deficiência auditiva direita -
disfunção auditiva que afeta somente o lado direito.
Quais alternativas são verdadeiras?
A resposta correta é:
alternativas I, II, III e IV;.
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