sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Literatura Infanto-Juvenil - Exercício de Fixação 1


Questão 1
Observe a reflexão de Peter Hunt, pesquisador britânico, que destaca a complexidade e a riqueza dos textos feitos para crianças:
“Literatura infantil é aquela que contém alguma representação do autor a respeito da infância. Quem escreve faz isso pensando em uma criança real que conhece, e em si próprio, durante a infância ou baseia-se em várias ideias que formou sobre como são os pequenos em geral ou como poderiam ou deveriam ser. Porém, ainda que tente adaptar ou alterar seu estilo ou o conteúdo de um livro para uma linguagem que as crianças entendam, ele não pode deixar de ser um adulto enquanto escreve. É aí que está a missão desafiadora de fazer literatura infantil com qualidade.”
As ideias apresentadas pelo pesquisador reproduzem o conceito sobre:

Escolha uma:
a. A qualidade do livro infantil, que deve primar pelo acabamento gráfico mesmo que seja estrangeiro.
b. A qualidade da criança, pois essa é capaz de levantar diferenças e semelhanças entre as histórias.
c. A qualidade da leitura, porque apresenta elementos constitutivos como narrador, foco narrativo, enredo, personagens, espaços físico e temporal, linguagem, início, meio e fim.
d. A qualidade do autor, já que a escrita é o registro concreto de toda manifestação humana, mediante símbolos, letras, desenhos, ícones.
e. Qualidade da literatura infantil, desafiadora para quem escreve.
A abordagem do pesquisador é a qualidade da literatura infantil, uma missão desafiadora, já que somente a partir da década de 70 do século XX que os textos passaram a ter qualidade literária e, também, a questionar, a levantar problemas e dúvidas.
A resposta correta é: Qualidade da literatura infantil, desafiadora para quem escreve..
Questão 2
Para a Profª. Drª. Veridiana Almeida, “trabalhar o imaginário e a fantasia, mediante uma abordagem de questões cotidianas, individuais universais, inerentes ao ser humano, faz da literatura infantil um investimento consciente e democrático na relação texto literário/realidade do cidadão em desenvolvimento” (ALMEIDA, V. Literatura Infantojuvenil. Curitiba: FAEL, 2011.)
Assinale a alternativa que vai de encontro às ideias da Professora a respeito das funções da literatura infantil:

Escolha uma:
a. “Apreendendo o mundo a partir de suas sensações e de sua imaginação criadora, e não a partir de conceitos e relações lógicas, o sentido do mundo encontra-se, para a criança, cifrado no sensível. É através da sensibilidade, e não do pensamento abstrato, que ela tem acesso ao verdadeiro, com o que se repete, de certa forma, em sua existência particular, um momento da evolução da humanidade, quando cabia à arte e à mitologia esclarecer o homem sobre a verdade.” (HEGEL, G. W. F. Estética. Lisboa: Guimarães Editores, 1993).
b. “A nova valorização da infância gerou maior união familiar, mas igualmente os meios de controle do desenvolvimento intelectual da criança e manipulação de suas emoções. Literatura Infantil e escola, inventada a primeira e reformada a segunda, são convocadas a cumprir essa missão.” (ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. Ed. Revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Global. 2003, p.15).
c. “Enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos níveis diferentes, e enriquece a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão à vida da criança.” (BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos Contos de Fadas. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007).
d. “A literatura infantil e infanto-juvenil é, por essência, a porta de entrada ao mundo da leitura e da literatura, cuja compreensão consideramos a substância mais apurada do processo de leitura. O acesso a elas garante ao futuro leitor uma experiência que conduz ao processo crítico de leitura em níveis profundos”. (FLECK,G. F. O Papel da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil na Formação do Leitor. Revista Língua e Literatura. V. 10, n. 14 (2008)).
e. “O modo mais comum de apresentar os seus objetivos se faz tratando-se de suas finalidades mais abrangentes: educar, instruir e distrair.” (CUNHA, M. A. A.. Como Ensinar Literatura Infantil. São Paulo: Editora Bernardo Álvares, 1968).
A resposta correta é: “A nova valorização da infância gerou maior união familiar, mas igualmente os meios de controle do desenvolvimento intelectual da criança e manipulação de suas emoções. Literatura Infantil e escola, inventada a primeira e reformada a segunda, são convocadas a cumprir essa missão.” (ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. Ed. Revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Global. 2003, p.15)..
Questão 3
 “O mais importante na escolha dos livros paradidáticos é observar se o mesmo pode ser utilizado como instrumento de aperfeiçoamento linguístico ou como modelador de comportamento. Caso isso aconteça, é sinal de que o livro paradidático ao ser usado pelo professor vai encantar e chamar a atenção, principalmente dos alunos menores.”
(MEDEIROS, T. C. L. Livros paradidáticos: pedagogia, ensino, educação. 2°. Ed. Rio de Janeiro: Atual, 2004.)
A respeito do trabalho docente, a escolha e a promoção de livros infantis não devem:

Escolha uma:
a. Priorizar histórias com estruturas frasais simples e com elementos repetidos para facilitar a compreensão dos enunciados.
b. Trazer gravuras grandes e com poucos detalhes que chamem a atenção da criança.
c. Levar a criança ao raciocínio, à reflexão e à humanização.
d. Oferecer livros monótonos, desinteressantes e fora de contexto.
e. Servir para distrair, recrear e dar prazer na leitura.
A resposta correta é: Oferecer livros monótonos, desinteressantes e fora de contexto..
Questão 4
A respeito da formação do leitor e do sujeito a partir da leitura de obras, a literatura infanto-juvenil:
I. Enfatiza aspectos materiais, sensoriais e éticos do ser humano.
II. Mexe com a emoção, com as sensações, e é, principalmente, prazerosa, traçando seu percurso para a transcendência dos anseios humanos: encontros e desencontros, angústia, medo, tristeza, alegria, amor, dor, felicidade.
III. Oportuniza ao leitor uma leitura individual e frequentemente facultativa e contribui na busca dos objetivos e no desempenho das funções que tem o livro didático.
IV. Faz olhar, sentir, ser e construir-se dentro de um universo de possibilidades e também colabora para o processo básico da humanização e para a ressignificação da realidade que cerca o leitor.
É correto o que se afirma apenas em:
Escolha uma:
a. I e IV.
b. IV.
c. III e IV.
d. III.
e. I, II e IV.
A resposta correta é: I, II e IV..
Questão 5
A orientação da escolha de livros para a criança não tem nada a ver com a censura, mas, sim, com a atribuição de valores à obra que merece ser lida. É importante que, no momento da escolha, sejam observados aspectos como os colocados a seguir.
I-Temática, Linguagem.
II - Cientificidade e Temática.
III-Narrativa, apresentação.
IV-exclusão e temática.
Estão corretas:
Escolha uma:
a. Todas as afirmativas estão corretas.
b. I e III.
c. Nenhuma das afirmativa.
d. Apenas afirmativa II.
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A resposta correta é: I e III..

Questão 6
No final do século XVII, surge a literatura como uma produção didática e não literária no mundo infantil, com o objetivo de transmitir os valores sociais na vida das crianças, assim como, o enfrentamento da realidade e a criação de hábitos de leitura. A sociedade desta época surgia de um grande declínio de um sistema absolutista que apoiou muitas revoluções, estas revoluções contribuíram para a propagação de uma determinada sociedade que justifica a literatura como produção didática. A ação era pragmática e tentava estabelecer todos os padrões de comportamentos exigidos por uma sociedade:
Escolha uma:
a. Burguesa.
b. Liberalista.
c. Monarquista.
d. Capitalista.
e. Anarquista.
A resposta correta é: Burguesa..
Questão 7
A literatura infantil deve ser lida para expandir a capacidade e interesse de análise do mundo e sensibilização da consciência. É fundamental que a literatura seja sempre considerada de modo global e complexo em sua pluralidade. Segundo um autor muito conhecido por todos nós, “quem começa pela menina da capinha vermelha pode acabar nos Diálogos de Platão, mas quem sofre na infância a ravage (efeitos nocivos) dos livros instrutivos e cívicos, não chega até lá nunca. Não adquire o amor da leitura”. Tais considerações referem-se ao autor:
Escolha uma:
a. Jean Piaget.
b. Olavo Bilac.
c. Monteiro Lobato.
d. Ana Maria Machado.
e. Maurício de Souza.
A resposta correta é: Monteiro Lobato..
Questão 8
Pesquisadores e estudiosos afirmam que a literatura infantil brasileira propriamente dita começa com Monteiro Lobato, em 1921, com a obra A menina do narizinho arrebitado. Ele foi o primeiro a escrever para as crianças brasileiras histórias com qualidade literária. Antes de Lobato, a literatura presente era a europeia clássica, tradicional, traduzida ou adaptada para o nosso idioma, como os contos de:
I. Charles Perrault, dos irmãos Jacob Grimm.
II. Wilhelm Grimm e Hans Christian Andersen.
III. Olavo Bilac e Coelho Neto.
Estão corretas:
Escolha uma:
a. Somente a alternativa III.
b. Somente as alternativas II e III.
c. Somente as alternativas I e III.
d. Somente as alternativas I e II.
A resposta correta é: Somente as alternativas I e II..
Questão 9
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1)Fábula.
(2)Apólogo.
(3)Conto de fadas.
(4)Poesia.
(5)Lenda.
(__) Tem por objetivo transmitir certo ensinamento, caracterizando, portanto, um efeito pedagógico. Os protagonistas das histórias são animais personificados.
(__)Trata-se de uma narrativa curta, que tem como núcleo dramático uma só trama e que transparece sempre a atitude mais voltada para a realização interior das personagens, no plano existencial.
(__) Encerra uma lição de sabedoria. São os objetos ou elementos da natureza que assumem condição humana.
(__) É uma forma narrativa antiga, geralmente breve, baseada nos conhecimentos e ensinamentos tradicionais de um povo, sem necessariamente partir de um fundo verídico, superando o histórico e o verdadeiro.
(__) Trata-se de uma manifestação literária em forma de versos tradicionais (como o soneto) ou livres (sem padronização, ritmo ou rima), na qual as palavras podem ou não se ajustar com o ritmo ou som. Marque a sequência correta:
Escolha uma:
a. 1, 2, 3, 4, 5.
b. 1, 3, 2, 5, 4.
c. 5, 4, 3, 2, 1.
d. 1, 3, 2, 4, 5.
A resposta correta é: 1, 3, 2, 5, 4..
Questão 10
A arte da literatura começa a ser produzida de uma nova perspectiva. Inicia o entendimento de que através das histórias o leitor pode levar a criança para o mundo da imaginação, fazendo com que eles imaginem cenários, conheçam novos modos de agir. Com esta renovação, alguns autores alegam que a literatura infantojuvenil passa a apresentar uma diversidade grande de matizes narrativos e com muita variedade de gêneros e de temas nas suas publicações. Todas estas mudanças passam a atender às necessidades de um público:
Escolha uma:
a. Não passam a atender nenhuma necessidade mais importante do que a que já estava construída no início de nossa história.
b. Que apresenta interesse em contos literários para a leitura.
c. Que apresentam interesse em publicar cada vez mais contos literários.
d. Que tem gostos, interesses e demandas diferentes e que precisa ser conquistado para a leitura da palavra, num mundo de predomínio da imagem e do visual.
e. Que tem objetivos claros de que a literatura ajuda muito, mas em sala de aula como recurso de alfabetização.
A resposta correta é: Que tem gostos, interesses e demandas diferentes e que precisa ser conquistado para a leitura da palavra, num mundo de predomínio da imagem e do visual..


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