Questão 1
Observe a reflexão
de Peter Hunt, pesquisador britânico, que destaca a complexidade e a riqueza
dos textos feitos para crianças:
“Literatura infantil é aquela que contém alguma representação do autor a
respeito da infância. Quem escreve faz isso pensando em uma criança real que
conhece, e em si próprio, durante a infância ou baseia-se em várias ideias que
formou sobre como são os pequenos em geral ou como poderiam ou deveriam ser.
Porém, ainda que tente adaptar ou alterar seu estilo ou o conteúdo de um livro
para uma linguagem que as crianças entendam, ele não pode deixar de ser um
adulto enquanto escreve. É aí que está a missão desafiadora de fazer literatura
infantil com qualidade.”
As ideias apresentadas pelo pesquisador reproduzem o conceito sobre:
Escolha uma:
a. A qualidade do
livro infantil, que deve primar pelo acabamento gráfico mesmo que seja
estrangeiro.
b. A qualidade da
criança, pois essa é capaz de levantar diferenças e semelhanças entre as
histórias.
c. A qualidade da
leitura, porque apresenta elementos constitutivos como narrador, foco
narrativo, enredo, personagens, espaços físico e temporal, linguagem, início,
meio e fim.
d. A qualidade do
autor, já que a escrita é o registro concreto de toda manifestação humana,
mediante símbolos, letras, desenhos, ícones.
e.
Qualidade da literatura infantil, desafiadora para quem escreve.
A abordagem do pesquisador é a qualidade da literatura infantil, uma
missão desafiadora, já que somente a partir da década de 70 do século XX que os
textos passaram a ter qualidade literária e, também, a questionar, a levantar
problemas e dúvidas.
A resposta correta
é: Qualidade da literatura infantil, desafiadora para quem escreve..
Questão 2
Para a Profª. Drª. Veridiana Almeida, “trabalhar o
imaginário e a fantasia, mediante uma abordagem de questões cotidianas,
individuais universais, inerentes ao ser humano, faz da literatura infantil um
investimento consciente e democrático na relação texto literário/realidade do
cidadão em desenvolvimento” (ALMEIDA, V. Literatura Infantojuvenil. Curitiba:
FAEL, 2011.)
Assinale a alternativa que vai de encontro às ideias da Professora a respeito
das funções da literatura infantil:
Escolha uma:
a.
“Apreendendo o mundo a partir de suas sensações e de sua imaginação criadora, e
não a partir de conceitos e relações lógicas, o sentido do mundo encontra-se,
para a criança, cifrado no sensível. É através da sensibilidade, e não do
pensamento abstrato, que ela tem acesso ao verdadeiro, com o que se repete, de
certa forma, em sua existência particular, um momento da evolução da
humanidade, quando cabia à arte e à mitologia esclarecer o homem sobre a
verdade.” (HEGEL, G. W. F. Estética. Lisboa: Guimarães Editores, 1993).
b.
“A nova valorização da infância gerou maior união familiar, mas igualmente os
meios de controle do desenvolvimento intelectual da criança e manipulação de
suas emoções. Literatura Infantil e escola, inventada a primeira e reformada a
segunda, são convocadas a cumprir essa missão.” (ZILBERMAN, Regina. A
literatura infantil na escola. 11. Ed. Revista, atualizada e ampliada. São
Paulo: Global. 2003, p.15).
c.
“Enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma, e
favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos
níveis diferentes, e enriquece a existência da criança de tantos modos que
nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuições que
esses contos dão à vida da criança.” (BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos
Contos de Fadas. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007).
d.
“A literatura infantil e infanto-juvenil é, por essência, a porta de entrada ao
mundo da leitura e da literatura, cuja compreensão consideramos a substância
mais apurada do processo de leitura. O acesso a elas garante ao futuro leitor
uma experiência que conduz ao processo crítico de leitura em níveis profundos”.
(FLECK,G. F. O Papel da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil na Formação do
Leitor. Revista Língua e Literatura. V. 10, n. 14 (2008)).
e.
“O modo mais comum de apresentar os seus objetivos se faz tratando-se de suas
finalidades mais abrangentes: educar, instruir e distrair.” (CUNHA, M. A. A..
Como Ensinar Literatura Infantil. São Paulo: Editora Bernardo Álvares, 1968).
A resposta correta é: “A nova valorização da
infância gerou maior união familiar, mas igualmente os meios de controle do
desenvolvimento intelectual da criança e manipulação de suas emoções.
Literatura Infantil e escola, inventada a primeira e reformada a segunda, são
convocadas a cumprir essa missão.” (ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na
escola. 11. Ed. Revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Global. 2003,
p.15)..
Questão 3
“O mais
importante na escolha dos livros paradidáticos é observar se o mesmo pode ser
utilizado como instrumento de aperfeiçoamento linguístico ou como modelador de
comportamento. Caso isso aconteça, é sinal de que o livro paradidático ao ser
usado pelo professor vai encantar e chamar a atenção, principalmente dos alunos
menores.”
(MEDEIROS, T. C. L. Livros paradidáticos: pedagogia, ensino, educação. 2°. Ed.
Rio de Janeiro: Atual, 2004.)
A respeito do trabalho docente, a escolha e a promoção de livros infantis não
devem:
Escolha uma:
a.
Priorizar histórias com estruturas frasais simples e com elementos repetidos
para facilitar a compreensão dos enunciados.
b.
Trazer gravuras grandes e com poucos detalhes que chamem a atenção da criança.
c.
Levar a criança ao raciocínio, à reflexão e à humanização.
d.
Oferecer livros monótonos, desinteressantes e fora de contexto.
e.
Servir para distrair, recrear e dar prazer na leitura.
A resposta correta é: Oferecer livros monótonos,
desinteressantes e fora de contexto..
Questão 4
A respeito da formação do leitor e do
sujeito a partir da leitura de obras, a literatura infanto-juvenil:
I. Enfatiza aspectos materiais, sensoriais e éticos
do ser humano.
II. Mexe com a emoção, com as sensações, e é,
principalmente, prazerosa, traçando seu percurso para a transcendência dos
anseios humanos: encontros e desencontros, angústia, medo, tristeza, alegria,
amor, dor, felicidade.
III. Oportuniza ao leitor uma leitura individual e
frequentemente facultativa e contribui na busca dos objetivos e no desempenho
das funções que tem o livro didático.
IV. Faz olhar, sentir, ser e construir-se dentro de
um universo de possibilidades e também colabora para o processo básico da
humanização e para a ressignificação da realidade que cerca o leitor.
É correto o que se afirma apenas em:
Escolha uma:
a.
I e IV.
b.
IV.
c.
III e IV.
d.
III.
e.
I, II e IV.
A resposta correta é: I, II e IV..
Questão 5
A orientação da escolha de livros
para a criança não tem nada a ver com a censura, mas, sim, com a atribuição de
valores à obra que merece ser lida. É importante que, no momento da escolha,
sejam observados aspectos como os colocados a seguir.
I-Temática, Linguagem.
II - Cientificidade e Temática.
III-Narrativa, apresentação.
IV-exclusão e temática.
Estão corretas:
Escolha uma:
a.
Todas as afirmativas estão corretas.
b.
I e III.
c.
Nenhuma das afirmativa.
d.
Apenas afirmativa II.
Feedback
A resposta correta é: I e III..
Questão 6
No final do século XVII, surge a literatura como
uma produção didática e não literária no mundo infantil, com o objetivo de
transmitir os valores sociais na vida das crianças, assim como, o enfrentamento
da realidade e a criação de hábitos de leitura. A sociedade desta época surgia
de um grande declínio de um sistema absolutista que apoiou muitas revoluções,
estas revoluções contribuíram para a propagação de uma determinada sociedade
que justifica a literatura como produção didática. A ação era pragmática e
tentava estabelecer todos os padrões de comportamentos exigidos por uma
sociedade:
Escolha uma:
a.
Burguesa.
b.
Liberalista.
c.
Monarquista.
d.
Capitalista.
e.
Anarquista.
A resposta correta é: Burguesa..
Questão 7
A literatura infantil deve ser lida para expandir a
capacidade e interesse de análise do mundo e sensibilização da consciência. É
fundamental que a literatura seja sempre considerada de modo global e complexo
em sua pluralidade. Segundo um autor muito conhecido por todos nós, “quem
começa pela menina da capinha vermelha pode acabar nos Diálogos de Platão, mas
quem sofre na infância a ravage (efeitos nocivos) dos livros instrutivos e
cívicos, não chega até lá nunca. Não adquire o amor da leitura”. Tais considerações
referem-se ao autor:
Escolha uma:
a.
Jean Piaget.
b.
Olavo Bilac.
c.
Monteiro Lobato.
d.
Ana Maria Machado.
e.
Maurício de Souza.
A resposta correta é: Monteiro Lobato..
Questão 8
Pesquisadores e estudiosos afirmam
que a literatura infantil brasileira propriamente dita começa com Monteiro
Lobato, em 1921, com a obra A menina do narizinho arrebitado. Ele foi o primeiro
a escrever para as crianças brasileiras histórias com qualidade literária.
Antes de Lobato, a literatura presente era a europeia clássica, tradicional,
traduzida ou adaptada para o nosso idioma, como os contos de:
I. Charles Perrault, dos irmãos Jacob Grimm.
II. Wilhelm Grimm e Hans Christian Andersen.
III. Olavo Bilac e Coelho Neto.
Estão corretas:
Escolha uma:
a.
Somente a alternativa III.
b.
Somente as alternativas II e III.
c.
Somente as alternativas I e III.
d.
Somente as alternativas I e II.
A resposta correta é: Somente as alternativas I e
II..
Questão 9
Relacione a segunda coluna de acordo com a
primeira:
(1)Fábula.
(2)Apólogo.
(3)Conto de fadas.
(4)Poesia.
(5)Lenda.
(__) Tem por objetivo transmitir certo ensinamento,
caracterizando, portanto, um efeito pedagógico. Os protagonistas das histórias
são animais personificados.
(__)Trata-se de uma narrativa curta, que tem como
núcleo dramático uma só trama e que transparece sempre a atitude mais voltada
para a realização interior das personagens, no plano existencial.
(__) Encerra uma lição de sabedoria. São os objetos
ou elementos da natureza que assumem condição humana.
(__) É uma forma narrativa antiga, geralmente
breve, baseada nos conhecimentos e ensinamentos tradicionais de um povo, sem
necessariamente partir de um fundo verídico, superando o histórico e o
verdadeiro.
(__) Trata-se de uma manifestação literária em
forma de versos tradicionais (como o soneto) ou livres (sem padronização, ritmo
ou rima), na qual as palavras podem ou não se ajustar com o ritmo ou som.
Marque a sequência correta:
Escolha uma:
a.
1, 2, 3, 4, 5.
b.
1, 3, 2, 5, 4.
c.
5, 4, 3, 2, 1.
d.
1, 3, 2, 4, 5.
A resposta correta é: 1, 3, 2, 5, 4..
Questão 10
A arte da literatura começa a ser produzida de uma
nova perspectiva. Inicia o entendimento de que através das histórias o leitor
pode levar a criança para o mundo da imaginação, fazendo com que eles imaginem
cenários, conheçam novos modos de agir. Com esta renovação, alguns autores
alegam que a literatura infantojuvenil passa a apresentar uma diversidade
grande de matizes narrativos e com muita variedade de gêneros e de temas nas
suas publicações. Todas estas mudanças passam a atender às necessidades de um público:
Escolha uma:
a.
Não passam a atender nenhuma necessidade mais importante do que a que já estava
construída no início de nossa história.
b.
Que apresenta interesse em contos literários para a leitura.
c.
Que apresentam interesse em publicar cada vez mais contos literários.
d.
Que tem gostos, interesses e demandas diferentes e que precisa ser conquistado
para a leitura da palavra, num mundo de predomínio da imagem e do visual.
e.
Que tem objetivos claros de que a literatura ajuda muito, mas em sala de aula
como recurso de alfabetização.
A resposta correta é: Que tem gostos, interesses e
demandas diferentes e que precisa ser conquistado para a leitura da palavra,
num mundo de predomínio da imagem e do visual..
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