terça-feira, 20 de novembro de 2018

Gestão e Docência na EJA e no Ensino Profissionalizante - (E2)


Questão 1
Segundo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção e construção.” (FREIRE, 1996, p. 47). Com essa fala, o autor nos leva a refletir sobre as ações que contribuem para que a aprendizagem de fato ocorra. Daí a importância de que os aspectos pedagógicos utilizados na EJA considerem, além das questões estruturais e de organização, o perfil socioeconômico dos educandos e assegurem as devidas inter-relações entre as teorias e os aspectos didático-metodológicos do processo de Educação de Jovens e Adultos. Diante desse cenário apresentado no enunciado, indique a seguir o que se faz necessário para compreender o perfil dos educandos da EJA.
Escolha uma:
a. Fazer uma retrospectiva histórica do Brasil, contextualizando o porquê dessas pessoas não terem tido acesso à escolarização. Requer conhecer suas histórias de vida e culturas, entendendo-os como sujeitos que possuem diferentes experiências de vida e que não tiveram acesso à escola devido a diversos fatores de ordem econômica, social, política, geográfica e cultural.
O cenário que se apresenta no enunciado é da necessidade de se buscar compreender historicamente o porquê desses educandos nunca terem tido acesso a escola, ou quando o tiveram foi de modo que não facilitou a continuidade desses estudos, por motivos de ordem econômica, social, política, geográfica e cultural.
b. Buscar fazer a retrospectiva histórica dessas pessoas não facilitará a compreensão, do porquê de tanto desinteresse pela busca do conhecimento, mesmo que se busque, pouco terá importância para o desenvolvimento desses indivíduos daqui para frente.
c. Entender a real situação de cada um desses educandos, pode até facilitar para que se desenvolva metodologias adequadas para o seu aprendizado, mas de nada adiantará, já que estamos diante de indivíduos excluídos pela sociedade.
d. Investigar o que impossibilitou o acesso desses indivíduos aos muros escolares é o que menos importa, não é necessário compreender todo o processo de falta de interesse pela busca do aprendizado.
e. Buscar fazer a retrospectiva histórica dessas pessoas facilitará a compreensão, ao não saber o porquê de tanto desinteresse pela busca do conhecimento, mesmo que se busque, pouco terá importância para o desenvolvimento dessas crianças daqui para frente.
A resposta correta é: Fazer uma retrospectiva histórica do Brasil, contextualizando o porquê dessas pessoas não terem tido acesso à escolarização. Requer conhecer suas histórias de vida e culturas, entendendo-os como sujeitos que possuem diferentes experiências de vida e que não tiveram acesso à escola devido a diversos fatores de ordem econômica, social, política, geográfica e cultural..

Questão 2
Na análise de Domingues, Toschi e Oliveira (2000), alguns aspectos problemáticos, que podem comprometer o seu êxito, devem ser considerados na reforma do Ensino Médio: os princípios curriculares (interdisciplinaridade e contextualização) e a divisão curricular referem-se a:
Escolha uma:
a. Base nacional comum e parte diversificada.
A divisão curricular (base nacional comum e parte diversificada) não é nova na tradição de reformas curriculares no país; a cultura existente de transmissão dos conhecimentos, derivada da escola tradicional, não desenvolve a formação de atitudes, valores e competências mais amplas; a formação de professores e a falta de professores para o Ensino Médio.
b. Critérios Nacionais de Avaliação.
c. Matriz curricular.
d. Disciplinas da área humanas.
e. Disciplinas da área exatas.
A resposta correta é: Base nacional comum e parte diversificada..

Questão 3
Segundo Kuenzer (1999), o compromisso do Estado com a educação pública obrigatória e gratuita mantém-se no limite do Ensino Fundamental. A partir desse nível, o Estado mantém financiamento restrito apenas para atender às demandas de formação de quadros e de produção de ciência e tecnologia, nos limites do papel que ocupa na divisão internacional do trabalho. Portanto, fundamentada nessa diretiva, a reforma educacional acompanha as diretrizes básicas do Banco Mundial, que estabelecem ser a educação básica prioridade estratégica de investimento:
Escolha uma:
a. Público.
A Banco Mundial que estabelecem ser a educação básica prioridade estratégica de investimento público, para os países pobres, que tem profundos e negativos impactos sobre a educação. Assim, regidas pela racionalidade financeira, as políticas educacionais da década de 90 do século XX repousam não mais no reconhecimento da universalização do direito à educação em todos os níveis, gratuita nos estabelecimentos oficiais, mas no princípio da equidade, cujo significado é o tratamento diferenciado, segundo as demandas da economia
b. Privado.
c. Econômico.
d. Político.
e. Social.
A resposta correta é: Público..

Questão 4
Becker (1986, p. 42), afirma que: “a escola dentro do seu tradicionalismo, preocupa-se excessivamente com os métodos, esquecendo-se do mais importante, o desenvolvimento do aluno, sujeito que constrói o seu próprio conhecimento, não levando em conta as experiências anteriores, de vida do aluno, dando muitas vezes um tratamento de criança para o adulto”. Os adultos aprendem em diversas situações, formais ou não formais. Quanto a esse fato destaca-se:
I.Nas situações formais, cabe ao educador desenvolver, além dos conhecimentos científicos e para a vida, diversas modalidades de atividades, objetivando a conscientização, a autonomia e responsabilidade dos educandos.
II.Por mais que a aprendizagem se dê situações formais, é através da autonomia que ela será mais significativa, pois será centrada no aluno, uma vez que ele poderá desenvolver a capacidade crítica, o pensamento independente e análise reflexiva.
III.Quanto mais autônomo for o aluno, maior será sua capacidade para tomar decisões e articular normas e limites da atividade de aprendizagem, assim como sua capacidade de autogestão e de aprender com a própria experiência ou em situações não formais.
IV.O conhecimento escolar não precisa necessariamente basear- -se na aprendizagem da interpretação da realidade, pois não pode estar orientada para o estabelecimento de relações entre a vida dos educandos e dos educadores, nem ter como referência o conhecimento que as disciplinas e outros saberes não disciplinares vão elaborando.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II, III ;
b. I, III e IV;
c. I, II e IV;
d. I, II, III e IV;
e. II, I, III e IV
A resposta correta é: I, II, III ;.

Questão 5
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - Fundef, que vigorou de 1998 a 2006. Além dos recursos originários dos entes estaduais e municipais, verbas federais também integram a composição do Fundeb, a título de complementação financeira, com o objetivo de assegurar o:
Escolha uma:
a. Valor mínimo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos.
b. Valor máximo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos.
c. Valor máximo municipal por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos.
d. Valor mínimo municipal por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos.
e. Valor mínimo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios Estados.
A resposta correta é: Valor mínimo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos..

Questão 6
A partir da promulgação do Decreto n. 2.208/97, a educação profissional passa a ser complementar à educação básica e geral, e se separa do ensino regular. Na prática, isso significa que o Ensino Médio passa a fazer parte de um sistema paralelo ao escolar, relacionando-se com outros níveis e modalidades de ensino, além do Ensino Médio. Esse sistema paralelo tem sua organização em níveis de educação profissional. Quais são estes níveis? Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Básico na modalidade de educação não-formal, de duração variável, não sujeita à regulamentação curricular.
( ) Técnico destinado aos matriculados no Ensino Médio ou seus egressos.
( ) Tecnológico destinado a egressos do ensino médio e técnico.
( ) Suplementar: destinados aos egressos do ensino médio e profissionalizante.
A respeito desta contextualização, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. F, F, V, F.
b. V, F, F, V.
c. V, V, V, F.
d. V, V, V, V.
e. F, V, F, F.
A resposta correta é: V, V, V, F..

Questão 7
A LDB no artigo 70 aponta que: Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:
Escolha uma:
a. Remuneração e aperfeiçoamento do estudante e demais profissionais da educação.
b. Formação e aperfeiçoamento do pessoal, docentes e demais profissionais da educação.
c. Formação e aperfeiçoamento da comunidade escolar e agentes educacionais.
d. Remuneração e aperfeiçoamento do pessoal, docentes e demais profissionais da educação.
e. Remuneração e recrutamento do pessoal, docentes e demais profissionais da educação.
A resposta correta é: Remuneração e aperfeiçoamento do pessoal, docentes e demais profissionais da educação..

Questão 8
No Brasil, muitas são as políticas de avaliação, decorrentes e normatizadas pela LDB n. 9.394/96, que cumprem um papel interessante na averiguação dos resultados obtidos pelos alunos, mas não é apenas isso, elas também consideram outros elementos que envolvem a ação dos estados e, principalmente, dos sistemas de ensino, no que diz respeito à garantia de qualidade educacional, lembrando que, somente com qualidade, o direito à educação será realmente efetivado e tal educação democratizada. Atualmente, o MEC vem adotando instrumentos de avaliação da educação básica ao Ensino Superior e o Enem faz parte deste Sistema Nacional de Educação. Sobre o Enem, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Enem cumpre, também, a função de exercer um controle sobre aquilo que os sistemas de ensino estão ensinando à medida que os alunos dos mais diversos estados e municípios brasileiros são submetidos as provas de acordo com seu estado segundo o edital n. 1/2012 do INEP.
( ) Exame Nacional do Ensino Médio- Enem, foi criado em 1998, tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica, dessa forma, poderão realizar o exame aqueles alunos que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores.
( ) O público alvo do Enem são os alunos concluintes do Ensino Médio, embora seu caráter facultativo como o exame pode ser usado pelos estudantes para pleitear vagas em universidades privadas, no Programa Universidade para Todos (ProUni).
( ) Atualmente, cerca de seiscentas universidades usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior.
A respeito dessas alternativas, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. F, V, V, F.
b. F, F, F, V
c. V, V, V, F.
d. V, F, F, V.
e. F, F, V, F.
A resposta correta é: F, V, V, F..

Questão 9
No século XX, a partir de 1905, a educação geral foi dividida no primeiro e no segundo ciclo, organizando o curso denominado complementar em duas vias de ensino:
Escolha uma:
a. A de história e a de matemática.
b. E a de ciências e a de história.
c. A de letras e a de ciências.
d. A de sociologia e a de pedagogia.
e. A de matemática e a de ciências.
A resposta correta é: A de letras e a de ciências..

Questão 10
Discussão acerca da função social da escola no Brasil apresenta formas diferenciadas, referente as influências no campo teórico, filosófico e político. Assim, aprática docente na educação brasileira enfrenta diversos desafios para os educadores na busca da articulação dos conte¬údos escolares com os problemas da prática social dos estudantes. Exige assim, educadores com:
Escolha uma:
a. Incompetência frente aos problemas do cotidiano escolar.
b. Competências em avaliar o aluno somente com provas e testes e não é necessário a responsabilidade de tomadas de decisões pelo educador.
c. Competência; compromisso e responsabilidade frente à tomada de decisões no cotidiano escolar.
d. Despreparados frente à tomada de decisões no cotidiano escolar.
e. Desqualificados das práticas pedagógicas.
A resposta correta é: Competência; compromisso e responsabilidade frente à tomada de decisões no cotidiano escolar..


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