Questão 1
A criação de bibliotecas ligadas a
escolas pressupõe uma verificação minuciosa das relações entre alunos e
usuários, professores e bibliotecários. Existe a necessidade de que ali
trabalhem pessoas especializadas e que procurem criar formas de conceber a
leitura. Mesmo que isso não ocorra, é fundamental a presença da biblioteca na
escola, bem como dos cantos de leitura nas salas de aula. Partindo desses
pressupostos, analise as asserções a seguir:
I. Com o crescimento e a penetração dos veículos de comunicação na sociedade (rádio, TV, internet, revistas, jornais), as escolas, as bibliotecas, os cantos de leitura são instigados a se adaptar às exigências de novos tempos e novos meios.
II. Quanto maior for a diversidade de títulos disponíveis no acervo, maior a probabilidade de ampliação do universo de referências do leitor.
III. A composição do acervo deve garantir o acesso a obras diversificadas, voltadas tanto para crianças, adolescentes e jovens, quanto para os professores e demais profissionais da instituição, além das pessoas da comunidade.
IV. Cantinhos de leitura, atividades de animação e trabalhos com vídeos, músicas e com o texto eletrônico devem ser parte das ações constantes de uma biblioteca escolar;
V. Os cantos de leitura, mais dinâmicos e móveis, podem, por seu turno, estimular a atualização e acelerar projetos de melhoria dos serviços oferecidos pelas bibliotecas.
Estão corretas apenas:
I. Com o crescimento e a penetração dos veículos de comunicação na sociedade (rádio, TV, internet, revistas, jornais), as escolas, as bibliotecas, os cantos de leitura são instigados a se adaptar às exigências de novos tempos e novos meios.
II. Quanto maior for a diversidade de títulos disponíveis no acervo, maior a probabilidade de ampliação do universo de referências do leitor.
III. A composição do acervo deve garantir o acesso a obras diversificadas, voltadas tanto para crianças, adolescentes e jovens, quanto para os professores e demais profissionais da instituição, além das pessoas da comunidade.
IV. Cantinhos de leitura, atividades de animação e trabalhos com vídeos, músicas e com o texto eletrônico devem ser parte das ações constantes de uma biblioteca escolar;
V. Os cantos de leitura, mais dinâmicos e móveis, podem, por seu turno, estimular a atualização e acelerar projetos de melhoria dos serviços oferecidos pelas bibliotecas.
Estão corretas apenas:
Escolha uma:
a.
Todas são falsas.
b.
II, III e IV.
c.
Todas são verdadeiras.
Os cantos de leitura mais dinâmicos e
móveis podem estimular a atualização e acelerar projetos de melhoria dos
serviços oferecidos pelas bibliotecas. Com o crescimento e a penetração dos
veículos de comunicação na sociedade (rádio, TV, internet, revistas, jornais),
as escolas, as bibliotecas, os cantos de leitura são instigados a se adaptar às
exigências de novos tempos e novos meios. A composição do acervo deve garantir
o acesso a obras diversificadas, voltadas tanto para crianças, adolescentes e
jovens, quanto para os professores e demais profissionais da instituição, além
das pessoas da comunidade. Cantinhos de leitura, atividades de animação e
trabalhos com vídeos, músicas e com o texto eletrônico devem ser parte das
ações constantes de uma biblioteca escolar.
d.
I, II e III.
e.
I, IV e V.
A resposta correta é: Todas são
verdadeiras..
Questão 2
A
literatura infanto-juvenil aborda três vertentes, pois nasceu de mãos dadas com
a pedagogia e dela não conseguiu libertar-se totalmente até a atualidade,
apesar de grandes avanços. Assinale a alternativa que corresponde a vertente
pedagógica:
Escolha
uma:
a.
O objetivo central de uma obra literária é o trabalho do autor no
desenvolvimento de um assunto com o intuito de ensinar alguma coisa. Existe a
intenção de que a literatura não seja uma experiência vã, sem significados, e
que, ao término da leitura de uma obra, algo seja acrescido ao leitor em sua
bagagem intelectual e moral.
b.
Representa um riquíssimo material que está ao alcance de todos e que tem uma
importante contribuição a dar no processo de ensino-aprendizagem na educação
infantil.
c.
A experiência lúdica é fundamental para o desenvolvimento da criatividade, da
interação com o meio e socialização da criança. Uma das atividades que se pode
propor é a de brincar com a palavra de forma criativa, fazendo novas
articulações, gerando possibilidades incomuns de emprego da língua, como a
poesia e as canções infantis folclóricas.
d.
Trata-se da vertente que, por estar relacionada à arte, à produção do belo,
pode ser desenvolvida a partir de elementos da linguagem poética, como a rima,
o ritmo, o uso de refrão, repetição e jogos de vocabulários
A
resposta correta é: O objetivo central de uma obra literária é o trabalho do
autor no desenvolvimento de um assunto com o intuito de ensinar alguma coisa.
Existe a intenção de que a literatura não seja uma experiência vã, sem
significados, e que, ao término da leitura de uma obra, algo seja acrescido ao
leitor em sua bagagem intelectual e moral..
Questão 3
Para
Ezequiel T. da Silva (1991), a funcionalidade dos serviços é definida pela
própria dinâmica interna da biblioteca, nos seus aspectos de seleção e
aquisição de obras, agilização do processamento técnico, sistema de empréstimos
etc., além da sua capacidade em atrair e aumentar o público leitor. Tal
reflexão é necessária, pois não basta criar bibliotecas e cantos de leitura sem
um conhecimento e uma decisão a respeito dos públicos a serem servidos, ou
seja, o que deve ser colocado à disposição dos leitores. De acordo com Fachin e
Kieser (2011), uma3biblioteca escolar que visa à interação de alunos,
professores e informação, para facilitar o processo ensino-aprendizagem, deve
ter:
a) Organização e estruturas
definidas.
b) Seleção adequada do acervo ao seu usuário.
c) Políticas desenvolvidas entre o bibliotecário e outros profissionais da escola para incentivar a leitura.
d) Investimento na atualização do acervo, que o torna cada vez mais adequado à clientela escolar.
e) Horário adequado e flexível aos usuários.
Estão corretas apenas:
b) Seleção adequada do acervo ao seu usuário.
c) Políticas desenvolvidas entre o bibliotecário e outros profissionais da escola para incentivar a leitura.
d) Investimento na atualização do acervo, que o torna cada vez mais adequado à clientela escolar.
e) Horário adequado e flexível aos usuários.
Estão corretas apenas:
Escolha
uma:
a.
Todas são falsas.
b.
A, B e C.
c.
Todas são verdadeiras.
De
acordo com Fachin e Kieser (2011), uma biblioteca que visa à interação entre
alunos, professores e comunidade deve ter: horário adequado e flexível aos
usuários; seleção adequada do acervo ao seu usuário; horário adequado e
flexível aos usuários; políticas desenvolvidas entre o bibliotecário e outros
profissionais da escola para incentivar a leitura; investimento na atualização
do acervo, que o torna cada vez mais adequado à clientela escolar entre outras
aptidões, para facilitar e melhorar o processo ensino-aprendizagem dos alunos
na disseminação do hábito da leitura.
d.
A, D e E.
e.
B, C e D.
A
resposta correta é: Todas são verdadeiras..
Questão 4
Com
relação à biblioteca na escola, certamente, o desenvolvimento do trabalho vai
ocorrer conforme as condições da própria escola. Havendo uma biblioteca, a
leitura poderá ser diversificada: cada criança escolhe, com a ajuda do
professor, o livro que passará a ler em sala. Em alguns casos, a escola mantém
alguns títulos em número suficiente para atender à turma inteira. Assim, todas
as crianças leriam, ao mesmo tempo, o mesmo livro. Contudo, tanto a leitura
padrão quanto a diversificada são interessantes e positivas. De acordo com Rose
Sordi (1991), é correto dizer que:
I. Se a escola não possui uma biblioteca com as condições necessárias para o atendimento aos alunos, cabe ao diretor apenas tomar as devidas providências;
II. Quando a escola não oferecer condições para o estudo, como uma boa biblioteca, o professor deve solicitar à direção que tome providências no sentido de conseguir verbas ou o próprio material;
III. Se a biblioteca não oferecer a estrutura adequada, dispondo de obras literárias suficientes aos usuários, estes devem recorrer à compra de livros, tendo em vista que a escola não tem recursos para adquiri-los;
IV. Aos docentes cabe apenas comunicar à direção da instituição sobre a defasagem de obras na biblioteca, tendo em vista que o tema é de responsabilidade do setor administrativo;
V. O docente deve entrar em contato com algumas editoras, pedindo-lhes que enviem catálogos com lançamentos.
Estão corretas apenas:
I. Se a escola não possui uma biblioteca com as condições necessárias para o atendimento aos alunos, cabe ao diretor apenas tomar as devidas providências;
II. Quando a escola não oferecer condições para o estudo, como uma boa biblioteca, o professor deve solicitar à direção que tome providências no sentido de conseguir verbas ou o próprio material;
III. Se a biblioteca não oferecer a estrutura adequada, dispondo de obras literárias suficientes aos usuários, estes devem recorrer à compra de livros, tendo em vista que a escola não tem recursos para adquiri-los;
IV. Aos docentes cabe apenas comunicar à direção da instituição sobre a defasagem de obras na biblioteca, tendo em vista que o tema é de responsabilidade do setor administrativo;
V. O docente deve entrar em contato com algumas editoras, pedindo-lhes que enviem catálogos com lançamentos.
Estão corretas apenas:
Escolha
uma:
a.
Todas são verdadeiras.
b.
I, IV e V.
c.
I, II e III.
d.
II e V.
De
acordo com Rose Sordi (1991), quando a escola não oferecer condições para o
estudo, como uma boa biblioteca, o professor não deve se acomodar; deve
solicitar à direção que tome providências no sentido de conseguir verbas ou o
próprio material. O docente deve, ainda, entrar em contato com algumas
editoras, pedindo-lhes que enviem catálogos com lançamentos.
e.
Todas são falsas.
A
resposta correta é: II e V..
Questão 5
Relacione
a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1)Fábula.
(2)Apólogo.
(3)Conto
de fadas.
(4)Poesia.
(5)Lenda.
(__)
Tem por objetivo transmitir certo ensinamento, caracterizando, portanto, um
efeito pedagógico. Os protagonistas das histórias são animais personificados.
(__)Trata-se
de uma narrativa curta, que tem como núcleo dramático uma só trama e que
transparece sempre a atitude mais voltada para a realização interior das
personagens, no plano existencial.
(__)
Encerra uma lição de sabedoria. São os objetos ou elementos da natureza que
assumem condição humana.
(__)
É uma forma narrativa antiga, geralmente breve, baseada nos conhecimentos e
ensinamentos tradicionais de um povo, sem necessariamente partir de um fundo
verídico, superando o histórico e o verdadeiro.
(__)
Trata-se de uma manifestação literária em forma de versos tradicionais (como o
soneto) ou livres (sem padronização, ritmo ou rima), na qual as palavras podem
ou não se ajustar com o ritmo ou som.
Marque
a sequência correta:
Escolha
uma:
a.
5, 4, 3, 2, 1.
b.
1, 3, 2, 4, 5.
c.
1, 2, 3, 4, 5.
d.
1, 3, 2, 5, 4.
A
resposta correta é: 1, 3, 2, 5, 4..
Questão 6
Sabe-se
que a literatura é fundamental na construção de bons hábitos de leitura a qual
deverá ser uma prática incentivada pelos professores. Sendo assim algumas
atitudes desse profissional são imprescindíveis na busca pela qualidade desse
processo. Marque os apontamentos que considerar corretos:
I.
Os professores serão leitores e estimularão os seus alunos por meio de práticas
instigantes.
II.
O profissional da Educação buscará estimular os seus alunos e fazer com que os
mesmos adquiram o hábito da leitura das obras preferidas do professor.
III.
O professor deverá propiciar uma atmosfera agradável que convide á leitura em
sala de aula ou fora dela.
IV.
O trabalho do professor em relação aos estímulos á leitura por meio da
literatura é importante, mas poderá ser realizado na base da improvisação.
Marque
a alternativa correta:
Escolha
uma:
a.
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
b.
Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
c.
Nenhuma das afirmativas estão corretas.
d.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
A
resposta correta é: Somente as afirmativas I e III estão corretas..
Questão 7
A
literatura de obras infantis juvenis são fantásticas e de muita importância
para o desenvolvimento infantil, até porque são obras elaboradas
especificamente para essa turminha. Isso quer dizer que existe então obras com
faixa étaria?
Escolha
uma:
a.
Sim, é preciso direcionar a linguagem e os conteúdos de uma obra literária para
uma determinada faixa etária para que os princípios corretos serem trabalhados.
b.
Sim, é de grande importância a classificação etária para proporcionar,
especialmente aos mais pequenos em fase de pré-alfabetização um universo de
imagens e palavras adequados para essa idade.
É
de grande importância existir essa classificação até porque as crianças de 2 a
4 anos ainda não sabem ler e nem escrever com livro especial para eles ajudará
em seu desenvolvimento.
c.
O que existe e falta de contato com livros de literatura infantil que faz eles
penetrarem no mundo mágico de faz de conta, a falta de contato com livros que
elaborados para eles faz com que exista essa tal classificação.
d.
Não, como as obras são criadas especialmente para público infantil juvenil não
necessita da faixa étaria, essas leituras de de fácil entendimentos.
e.
A única coisa que existe para os pequenos leitores a falta de biblioteca nas
escolas e salas de leitura.
A
resposta correta é: Sim, é de grande importância a classificação etária para
proporcionar, especialmente aos mais pequenos em fase de pré-alfabetização um
universo de imagens e palavras adequados para essa idade..
Questão 8
Como
vimos, a literatura infantojuvenil só atingiu projeção há pouco tempo, pois os
primeiros livros para as crianças, escritos por professores e pedagogos,
estavam diretamente relacionados a uma função utilitário-pedagógica e, por
isso, foram sempre considerados uma forma literária menor, uma subliteratura,
ou seja, uma literatura inferior, simplificada. A rigor, esse equívoco se
justifica porque uma coisa é a literatura entendida, conforme Lourenço Filho
(apud SANT’ANNA, 2006, p. 183), enquanto “expressão da arte”, e outra coisa é a
chamada “literatura didática.” Nesse sentido, leia e reflita sobre as seguintes
afirmações:
I.
A “literatura didática”, essa espécie de filantropismo pedagógico tentava
induzir, direcionar o pensamento das crianças, mas também para que pudessem
pensar por si mesmas.
II.
Para Nelly Novaes Coelho (2000), “ao ser ligada, de maneira radical, a
problemas sociais, étnicos, econômicos e políticos de tal gravidade, a
literatura infantil e juvenil perdia suas características de literariedade para
ser tratada como simples meio de transmitir valores”.
III.
O intuito era o de ensinar valores, auxiliar no enfrentamento da realidade
social e propiciar a adoção de hábitos. Assim, essa função pedagógica, e não
literária, presente nos primeiros livros infantis, implicava a ação educativa
do livro sobre a criança, dificultando sua decisão e escolha do que e como ler.
IV.
Extremamente pragmática, procurava estabelecer padrões comportamentais exigidos
pela sociedade burguesa que se estabelecia. Essa característica
didático-pedagógica baseava-se na linha paternalista, moralista e centrada em
uma representação de poder. Era, portanto, uma literatura para estimular a
obediência, cujas histórias acabavam sempre premiando o bom e castigando o que
era considerado mau.
V.
Essa visão de mundo maniqueísta, ou seja, a divisão das personagens em boas e
más, belas e feias, poderosas e fracas, deixava espaço para dúvidas,
diferenças, diversidades e reflexões.
Estão
corretas as afirmações:
Escolha
uma:
a.
II, III, IV.
Pois,
sobre a afirmação “I” uma das críticas à “literatura didática” é justamente não
favorecer que os leitores reflitam e produzam ideias próprias. Pensem por si
mesmos. E na afirmação “V” pode-se apontar como equivocada a consideração de
que a visão maniqueísta deixa espaço para dúvidas, diferenças, diversidades e
reflexões. Na verdade, ela limita, classifica e objetiva questões que são ricas
de subjetividade e complexidade.
b.
I, III, V.
c.
I, III, IV.
d.
II, III, V.
e.
I, IV, V.
A
resposta correta é: II, III, IV..
Questão 9
Ao
se traçar um panorama da literatura infanto-juvenil no Brasil, marque (V)
verdadeiro ou (F) falso para as afirmativas:
(__)
A literatura infanto-juvenil no Brasil teve início com obras pedagógicas,
adaptações e traduções de obras estrangeiras.
(__)
Monteiro Lobato, em 1921, inaugura uma literatura voltada para crianças e
jovens, com a produção de A Menina do Narizinho Arrebitado.
(__)
O período que vai de 1940 a 1970 é considerado o de maior expansão da
literatura infanto-juvenil brasileira.
(__)
Foi somente a partir da década de 70 (séc. XX) que os textos infanto-juvenis
passaram a ter qualidade literária e, também, a questionar a levantar problemas
e dúvidas.
A
alternativa que apresenta a sequência correta é:
Escolha
uma:
a.
F, F, F, F.
b.
V, V, F, V.
c.
V, F, V, V.
d.
F, F, V, V.
A
resposta correta é: V, V, F, V..
Questão 10
Reflita:
se a literatura resulta de um ato (re)criar, notamos as duas tendências
constituídas na criação, a vocação pedagógica e entretenimento; porém, por
outro lado, a contemporaneidade da vida agitada pressiona o indivíduo-leitor
para a comunicação cada vez mais rápida, superficial e sistemática. Por isso,
acredita-se:
I.
Na definição de uma literatura infantil como mais do que um simples
entretenimento, engajada em experiências de vida, inteligência e sensibilidade.
II.
A literatura infantil não corresponde, aos anseios do leitor e à sua identificação
com ele.
III.
Trabalhar o imaginário e a fantasia, mediante uma abordagem de questões
cotidianas, individuais e universais, inerentes ao ser humano, faz da
literatura infantil um investimento consciente e democrático na relação texto
literário/realidade do cidadão em desenvolvimento.
IV.
Literatura é fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida,
através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática, o imaginário e o real, os
ideais e sua possível/ impossível realização.
Estão
corretas as afirmações:
Escolha
uma:
a.
II, III, IV.
b.
I, II, III e IV.
c.
I, II, III.
d.
I, II, IV.
e.
I, III, IV.
Porque
justamente uma das grandes funções da literatura infantil é a de poder
corresponder aos anseios do leitor, e a possibilidade de haver identificação
com ele. Assim que a literatura infantil alcança a propriedade de correlacionar
o cotidiano, a vida real com o imaginário.
A
resposta correta é: I, III, IV..
Casino Paddy Power Review - Get up to $100 + 125 FS
ResponderExcluirAll that's 먹튀 없는 사이트 required to claim 강원 랜드 후기 the 스피드 바카라 casino welcome offer 온라인 슬롯머신 is the registration form. Players can 토토배당률보기 place their first bet at any of our casino.