Questão 1
Analise o gráfico com atenção:
O gráfico foi elaborado partindo de informações contidas no livro da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Especial,nas páginas: 59 e 60. O gráfico acima foi elaborado partindo das informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), conforme citado por Marcucci (2003, p. 47), o qual explicita que a deficiência mental se manifesta em diferentes níveis. Neste sentido, assinale a alternativa correta:
A resposta correta é: A deficiência mental moderada
apresenta-se em número menos expressivo, enquanto a deficiência mental leve se
constitui em número mais expressivo..
Questão 2
As
informações sobre as características físicas, motoras, sensoriais e cognitivas
do aluno com quadro de deficiência física são importantes para uma avaliação
educacional e posterior encaminhamento aos programas mais adequados, bem como
para auxiliar o profissional de educação na escolha dos recursos de comunicação,
adaptação e desenvolvimento das atividades pedagógicas. Segundo Smith (2008),
as deficiências físicas estão agrupadas em duas categorias. Neste sentido,
complete as frases abaixo corretamente:
________________________
encontram-se as artrites juvenis as deficiências dos membros e distúrbios
ósseos. Essas condições apresentam dificuldades musculares, o que dificulta os
movimentos globais do corpo.
________________________
são decorrentes de prejuízo no sistema nervoso central. Nessa categoria
encontram-se a esclerose múltipla, distrofia muscular, poliomielite, distúrbios
convulsivos, distúrbios da medula espinhal e paralisia cerebral.
A
resposta correta é: Condições musculares ósseas, danos motores..
Questão 3
A
aprendizagem vem sendo sistematicamente estudada e contextualizada nos três
grandes eixos que promovem a educação contemporânea. Tendo em vista os três
eixos, complete a frase abaixo:
O
paradigma ____________baseia-se nos estudos de Watson, Skinner e outros, que
consolidaram uma prática empregada por psicólogos e educadores até os dias
atuais. Decorre dessa vertente paradigmática a prática dos testes
psicométricos, amplamente utilizados pelos psicólogos e pedagogicamente pelo
emprego dos currículos fechados, nos quais a aprendizagem se opera pela prática
da repetição.
O
paradigma ____________ assumiu relevância no contexto educacional a partir dos
estudos de Piaget, que se contrapõe ao comportamentalismo, para quem os
estímulos externos e irracionais são determinantes do comportamento humano. A
inteligência, a criatividade, o pensamento reflexivo e crítico norteiam essa
vertente paradigmática.
A
resposta correta é: Condutual, cognitivo..
Questão 4
Sobre
o teste do pezinho, leia com atenção as duas asserções:
O
teste do pezinho é obrigatório por lei em todo o Brasil.
PORQUE
Com
o teste do pezinho, doenças irreparáveis podem ser detectadas e tratadas muito
antes do aparecimento dos sintomas.
A
resposta correta é: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda
é uma justificativa correta da primeira..
Questão 5
O
Simpósio Intellectual Disability: Programs, Politics, and Planning for the
Future, da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1995, altera o termo
deficiência mental para deficiência intelectual, no sentido de diferenciar mais
claramente a deficiência mental da doença mental. Neste caso, sobre etiologia
da deficiência intelectual, leia com atenção as asserções abaixo e assinale V
para verdadeiro e F para falso:
(
) A desnutrição materna pode ocasionar doenças infectocontagiosas (rubéola
congênita, varicela, citomegalovírus, sífilis, HIV, entre outras).
(
) A desnutrição materna não ocasiona incompatibilidade sanguínea (RH) e
questões hereditárias.
(
) A desnutrição pós-natal pode ocasionar alterações cromossômicas que podem ser
numéricas ou estruturais.
(
) A desnutrição pós-natal pode gerar trauma com lesão no SNC.
(
) As causas de deficiências pós-natal são: desnutrição, desidratação grave,
carência de estimulação global.
A
resposta correta é: V, F, F, V, V..
Questão 6
A
acuidade visual é utilizada como medida padrão, segundo parâmetros mundialmente
seguidos com a utilização do referencial 20/20, que corresponde ao seguinte:
uma pessoa enxerga a 20 pés o estímulo que seria visto a 20 pés. Esse indivíduo
é portador de visão normal. Se transformássemos em metros, teríamos o seguinte
correspondente 6/6. Isso significaria que o individuo vê a 6 metros o estímulo
que deveria ser visto a 6 metros. A medida de 20 pés equivale a 6 metros
utilizados no Brasil. A partir da situação em que o denominador do referencial
utilizado aumenta, há diminuição da visão. Neste contexto, o campo visual do
ser humano com visão normal é de:
A
resposta correta é: 180º..
Questão 7
Quanto
antes perceber-se a perda visual, antes se pode iniciar um processo de
aproveitamento e desenvolvimento visual. Para tanto, é preciso atentar para o
desenvolvimento do bebê e para os sinais que podem representar uma limitação. É
preciso observar se a criança percebe e procura fontes de luz, se acompanha
visualmente pessoas e objetos, movimenta as mãos frente aos olhos, vira-se no
berço da posição frontal para dorsal, reage aos estímulos visuais (como cor,
intensidade de luz), se estende os braços, se ele reconhece visualmente os
familiares e responde a sorrisos. Caso perceba-se a diminuição ou falta de
visão, pode-se lançar mão da reeducação visual, que consiste:
A
resposta correta é: No ato de utilizar a visão residual por meio de exercícios
específicos, baseados no funcionamento da visão..
Questão 8
Os
recursos pedagógicos apresentados pela tecnologia assistiva podem ser
considerados como ajuda ou apoio técnico a ser implementado individualmente e
com objetivos definidos, que devem ser traçados após avaliação da equipe de
multiprofissionais (ortopedista, fisioterapeuta, terapeutas ocupacionais e
profissionais especializados da educação, entre outros) que buscam a superação
de barreiras de comunicação, mobilidade e apoio escolar.
Neste contexto, a tecnologia assistiva deve ser entendida como:
Neste contexto, a tecnologia assistiva deve ser entendida como:
A
resposta correta é: Recursos que ajudam o desempenho de atividade..
Questão 9
A
descrição do autismo apresentada pelo U. S. Department of Education (apud
SMITH, 2008, p. 357) define-se como:
“Um transtorno do desenvolvimento que afeta significativamente a comunicação verbal e não verbal e a interação social, em geral evidente antes dos 3 anos de idade; que afeta de várias maneiras o desempenho da criança. Outras características, muitas vezes, estão associadas ao autismo e envolvidas em atividades repetitivas e movimentos estereotipados, em resistências à mudança ambiental ou mudança na rotina diária e em respostas incomuns a experiências sensoriais. O termo não se aplica no caso do desempenho educacional estar, a princípio, afetado, em razão de um sério distúrbio emocional apresentado pela criança.”
Conforme informações acima, qual seria uma das características predominantes do transtorno autístico?
“Um transtorno do desenvolvimento que afeta significativamente a comunicação verbal e não verbal e a interação social, em geral evidente antes dos 3 anos de idade; que afeta de várias maneiras o desempenho da criança. Outras características, muitas vezes, estão associadas ao autismo e envolvidas em atividades repetitivas e movimentos estereotipados, em resistências à mudança ambiental ou mudança na rotina diária e em respostas incomuns a experiências sensoriais. O termo não se aplica no caso do desempenho educacional estar, a princípio, afetado, em razão de um sério distúrbio emocional apresentado pela criança.”
Conforme informações acima, qual seria uma das características predominantes do transtorno autístico?
A
resposta correta é: A ausência da verbalização ou a troca dela por uma
comunicação não convencional..
Questão 10
Conforme
Carvalho (1996, p. 105), “quando se espera um filho, geralmente os pais
costumam depositar todas as suas ilusões e algumas de suas frustrações nesse
ser que cresce no ventre materno”. Com essa colocação, percebe-se,
resumidamente, qual é o pensamento e quais as expectativas dos pais que esperam
um bebê. Porém, devido a múltiplas razões, muitas vezes desconhecidas, nascem
bebês com algum problema neuropatológico e físico, o que acaba sempre por
afetar, de algum modo, a família e sua estrutura já constituída ou ainda por
constituir. Ressalta-se que a família passa por diversas fases antes do
reconhecimento da necessidade especial de um filho, que leva aos pais a passar
por:
A
resposta correta é: Reações emocionais que se conhecem como negação, raiva,
busca do culpado, depressão e aceitação..
Nenhum comentário:
Postar um comentário