domingo, 11 de novembro de 2018

Fundamentos e Metodologia da Educação Especial e as Dificuldades de Aprendizagem - Exercício de Fixação 3


Questão 1
Analise o gráfico com atenção: 

O gráfico foi elaborado partindo de informações contidas no livro da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Especial,nas páginas: 59 e 60. O gráfico acima foi elaborado partindo das informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), conforme citado por Marcucci (2003, p. 47), o qual explicita que a deficiência mental se manifesta em diferentes níveis. Neste sentido, assinale a alternativa correta:
A resposta correta é: A deficiência mental moderada apresenta-se em número menos expressivo, enquanto a deficiência mental leve se constitui em número mais expressivo..
Questão 2
As informações sobre as características físicas, motoras, sensoriais e cognitivas do aluno com quadro de deficiência física são importantes para uma avaliação educacional e posterior encaminhamento aos programas mais adequados, bem como para auxiliar o profissional de educação na escolha dos recursos de comunicação, adaptação e desenvolvimento das atividades pedagógicas. Segundo Smith (2008), as deficiências físicas estão agrupadas em duas categorias. Neste sentido, complete as frases abaixo corretamente:
________________________ encontram-se as artrites juvenis as deficiências dos membros e distúrbios ósseos. Essas condições apresentam dificuldades musculares, o que dificulta os movimentos globais do corpo.
________________________ são decorrentes de prejuízo no sistema nervoso central. Nessa categoria encontram-se a esclerose múltipla, distrofia muscular, poliomielite, distúrbios convulsivos, distúrbios da medula espinhal e paralisia cerebral.
A resposta correta é: Condições musculares ósseas, danos motores..

Questão 3
A aprendizagem vem sendo sistematicamente estudada e contextualizada nos três grandes eixos que promovem a educação contemporânea. Tendo em vista os três eixos, complete a frase abaixo:
O paradigma ____________baseia-se nos estudos de Watson, Skinner e outros, que consolidaram uma prática empregada por psicólogos e educadores até os dias atuais. Decorre dessa vertente paradigmática a prática dos testes psicométricos, amplamente utilizados pelos psicólogos e pedagogicamente pelo emprego dos currículos fechados, nos quais a aprendizagem se opera pela prática da repetição.
O paradigma ____________ assumiu relevância no contexto educacional a partir dos estudos de Piaget, que se contrapõe ao comportamentalismo, para quem os estímulos externos e irracionais são determinantes do comportamento humano. A inteligência, a criatividade, o pensamento reflexivo e crítico norteiam essa vertente paradigmática.
A resposta correta é: Condutual, cognitivo..

Questão 4
Sobre o teste do pezinho, leia com atenção as duas asserções:
O teste do pezinho é obrigatório por lei em todo o Brasil.
PORQUE
Com o teste do pezinho, doenças irreparáveis podem ser detectadas e tratadas muito antes do aparecimento dos sintomas.
A resposta correta é: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira..

Questão 5
O Simpósio Intellectual Disability: Programs, Politics, and Planning for the Future, da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1995, altera o termo deficiência mental para deficiência intelectual, no sentido de diferenciar mais claramente a deficiência mental da doença mental. Neste caso, sobre etiologia da deficiência intelectual, leia com atenção as asserções abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) A desnutrição materna pode ocasionar doenças infectocontagiosas (rubéola congênita, varicela, citomegalovírus, sífilis, HIV, entre outras).
( ) A desnutrição materna não ocasiona incompatibilidade sanguínea (RH) e questões hereditárias.
( ) A desnutrição pós-natal pode ocasionar alterações cromossômicas que podem ser numéricas ou estruturais.
( ) A desnutrição pós-natal pode gerar trauma com lesão no SNC.
( ) As causas de deficiências pós-natal são: desnutrição, desidratação grave, carência de estimulação global.
A resposta correta é: V, F, F, V, V..

Questão 6
A acuidade visual é utilizada como medida padrão, segundo parâmetros mundialmente seguidos com a utilização do referencial 20/20, que corresponde ao seguinte: uma pessoa enxerga a 20 pés o estímulo que seria visto a 20 pés. Esse indivíduo é portador de visão normal. Se transformássemos em metros, teríamos o seguinte correspondente 6/6. Isso significaria que o individuo vê a 6 metros o estímulo que deveria ser visto a 6 metros. A medida de 20 pés equivale a 6 metros utilizados no Brasil. A partir da situação em que o denominador do referencial utilizado aumenta, há diminuição da visão. Neste contexto, o campo visual do ser humano com visão normal é de:
A resposta correta é: 180º..

Questão 7
Quanto antes perceber-se a perda visual, antes se pode iniciar um processo de aproveitamento e desenvolvimento visual. Para tanto, é preciso atentar para o desenvolvimento do bebê e para os sinais que podem representar uma limitação. É preciso observar se a criança percebe e procura fontes de luz, se acompanha visualmente pessoas e objetos, movimenta as mãos frente aos olhos, vira-se no berço da posição frontal para dorsal, reage aos estímulos visuais (como cor, intensidade de luz), se estende os braços, se ele reconhece visualmente os familiares e responde a sorrisos. Caso perceba-se a diminuição ou falta de visão, pode-se lançar mão da reeducação visual, que consiste:
A resposta correta é: No ato de utilizar a visão residual por meio de exercícios específicos, baseados no funcionamento da visão..

Questão 8
Os recursos pedagógicos apresentados pela tecnologia assistiva podem ser considerados como ajuda ou apoio técnico a ser implementado individualmente e com objetivos definidos, que devem ser traçados após avaliação da equipe de multiprofissionais (ortopedista, fisioterapeuta, terapeutas ocupacionais e profissionais especializados da educação, entre outros) que buscam a superação de barreiras de comunicação, mobilidade e apoio escolar.
Neste contexto, a tecnologia assistiva deve ser entendida como:
A resposta correta é: Recursos que ajudam o desempenho de atividade..

Questão 9
A descrição do autismo apresentada pelo U. S. Department of Education (apud SMITH, 2008, p. 357) define-se como:
“Um transtorno do desenvolvimento que afeta significativamente a comunicação verbal e não verbal e a interação social, em geral evidente antes dos 3 anos de idade; que afeta de várias maneiras o desempenho da criança. Outras características, muitas vezes, estão associadas ao autismo e envolvidas em atividades repetitivas e movimentos estereotipados, em resistências à mudança ambiental ou mudança na rotina diária e em respostas incomuns a experiências sensoriais. O termo não se aplica no caso do desempenho educacional estar, a princípio, afetado, em razão de um sério distúrbio emocional apresentado pela criança.”
Conforme informações acima, qual seria uma das características predominantes do transtorno autístico?
A resposta correta é: A ausência da verbalização ou a troca dela por uma comunicação não convencional..

Questão 10
Conforme Carvalho (1996, p. 105), “quando se espera um filho, geralmente os pais costumam depositar todas as suas ilusões e algumas de suas frustrações nesse ser que cresce no ventre materno”. Com essa colocação, percebe-se, resumidamente, qual é o pensamento e quais as expectativas dos pais que esperam um bebê. Porém, devido a múltiplas razões, muitas vezes desconhecidas, nascem bebês com algum problema neuropatológico e físico, o que acaba sempre por afetar, de algum modo, a família e sua estrutura já constituída ou ainda por constituir. Ressalta-se que a família passa por diversas fases antes do reconhecimento da necessidade especial de um filho, que leva aos pais a passar por:
A resposta correta é: Reações emocionais que se conhecem como negação, raiva, busca do culpado, depressão e aceitação..



Nenhum comentário:

Postar um comentário