Questão 1
Segundo
Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades
para sua produção e construção.” (FREIRE, 1996, p. 47). Com essa fala, o autor
nos leva a refletir sobre as ações que contribuem para que a aprendizagem de
fato ocorra. Daí a importância de que os aspectos pedagógicos utilizados na EJA
considerem, além das questões estruturais e de organização, o perfil
socioeconômico dos educandos e assegurem as devidas inter-relações entre as
teorias e os aspectos didático-metodológicos do processo de Educação de Jovens
e Adultos. Diante desse cenário apresentado no enunciado, indique a seguir o
que se faz necessário para compreender o perfil dos educandos da EJA.
Escolha
uma:
a.
Fazer uma retrospectiva histórica do Brasil, contextualizando o porquê dessas
pessoas não terem tido acesso à escolarização. Requer conhecer suas histórias
de vida e culturas, entendendo-os como sujeitos que possuem diferentes
experiências de vida e que não tiveram acesso à escola devido a diversos
fatores de ordem econômica, social, política, geográfica e cultural.
O
cenário que se apresenta no enunciado é da necessidade de se buscar compreender
historicamente o porquê desses educandos nunca terem tido acesso a escola, ou
quando o tiveram foi de modo que não facilitou a continuidade desses estudos,
por motivos de ordem econômica, social, política, geográfica e cultural.
b.
Buscar fazer a retrospectiva histórica dessas pessoas não facilitará a
compreensão, do porquê de tanto desinteresse pela busca do conhecimento, mesmo
que se busque, pouco terá importância para o desenvolvimento desses indivíduos
daqui para frente.
c.
Entender a real situação de cada um desses educandos, pode até facilitar para
que se desenvolva metodologias adequadas para o seu aprendizado, mas de nada
adiantará, já que estamos diante de indivíduos excluídos pela sociedade.
d.
Investigar o que impossibilitou o acesso desses indivíduos aos muros escolares
é o que menos importa, não é necessário compreender todo o processo de falta de
interesse pela busca do aprendizado.
e.
Buscar fazer a retrospectiva histórica dessas pessoas facilitará a compreensão,
ao não saber o porquê de tanto desinteresse pela busca do conhecimento, mesmo
que se busque, pouco terá importância para o desenvolvimento dessas crianças
daqui para frente.
A
resposta correta é: Fazer uma retrospectiva histórica do Brasil,
contextualizando o porquê dessas pessoas não terem tido acesso à escolarização.
Requer conhecer suas histórias de vida e culturas, entendendo-os como sujeitos
que possuem diferentes experiências de vida e que não tiveram acesso à escola
devido a diversos fatores de ordem econômica, social, política, geográfica e
cultural..
Questão 2
Na
análise de Domingues, Toschi e Oliveira (2000), alguns aspectos problemáticos,
que podem comprometer o seu êxito, devem ser considerados na reforma do Ensino
Médio: os princípios curriculares (interdisciplinaridade e contextualização) e
a divisão curricular referem-se a:
Escolha
uma:
a.
Base nacional comum e parte diversificada.
A divisão curricular (base nacional comum e parte diversificada) não é nova na tradição de reformas curriculares no país; a cultura existente de transmissão dos conhecimentos, derivada da escola tradicional, não desenvolve a formação de atitudes, valores e competências mais amplas; a formação de professores e a falta de professores para o Ensino Médio.
A divisão curricular (base nacional comum e parte diversificada) não é nova na tradição de reformas curriculares no país; a cultura existente de transmissão dos conhecimentos, derivada da escola tradicional, não desenvolve a formação de atitudes, valores e competências mais amplas; a formação de professores e a falta de professores para o Ensino Médio.
b.
Critérios Nacionais de Avaliação.
c.
Matriz curricular.
d.
Disciplinas da área humanas.
e.
Disciplinas da área exatas.
A
resposta correta é: Base nacional comum e parte diversificada..
Questão 3
Segundo
Kuenzer (1999), o compromisso do Estado com a educação pública obrigatória e
gratuita mantém-se no limite do Ensino Fundamental. A partir desse nível, o
Estado mantém financiamento restrito apenas para atender às demandas de
formação de quadros e de produção de ciência e tecnologia, nos limites do papel
que ocupa na divisão internacional do trabalho. Portanto, fundamentada nessa
diretiva, a reforma educacional acompanha as diretrizes básicas do Banco
Mundial, que estabelecem ser a educação básica prioridade estratégica de
investimento:
Escolha
uma:
a.
Público.
A
Banco Mundial que estabelecem ser a educação básica prioridade estratégica de
investimento público, para os países pobres, que tem profundos e negativos
impactos sobre a educação. Assim, regidas pela racionalidade financeira, as
políticas educacionais da década de 90 do século XX repousam não mais no
reconhecimento da universalização do direito à educação em todos os níveis,
gratuita nos estabelecimentos oficiais, mas no princípio da equidade, cujo
significado é o tratamento diferenciado, segundo as demandas da economia
b.
Privado.
c.
Econômico.
d.
Político.
e.
Social.
A
resposta correta é: Público..
Questão 4
Becker
(1986, p. 42), afirma que: “a escola dentro do seu tradicionalismo, preocupa-se
excessivamente com os métodos, esquecendo-se do mais importante, o
desenvolvimento do aluno, sujeito que constrói o seu próprio conhecimento, não
levando em conta as experiências anteriores, de vida do aluno, dando muitas
vezes um tratamento de criança para o adulto”. Os adultos aprendem em diversas
situações, formais ou não formais. Quanto a esse fato destaca-se:
I.Nas
situações formais, cabe ao educador desenvolver, além dos conhecimentos
científicos e para a vida, diversas modalidades de atividades, objetivando a
conscientização, a autonomia e responsabilidade dos educandos.
II.Por
mais que a aprendizagem se dê situações formais, é através da autonomia que ela
será mais significativa, pois será centrada no aluno, uma vez que ele poderá
desenvolver a capacidade crítica, o pensamento independente e análise
reflexiva.
III.Quanto
mais autônomo for o aluno, maior será sua capacidade para tomar decisões e
articular normas e limites da atividade de aprendizagem, assim como sua
capacidade de autogestão e de aprender com a própria experiência ou em
situações não formais.
IV.O
conhecimento escolar não precisa necessariamente basear- -se na aprendizagem da
interpretação da realidade, pois não pode estar orientada para o
estabelecimento de relações entre a vida dos educandos e dos educadores, nem
ter como referência o conhecimento que as disciplinas e outros saberes não
disciplinares vão elaborando.
É
correto apenas o que se afirma em:
Escolha
uma:
a.
I, II, III ;
b.
I, III e IV;
c.
I, II e IV;
d.
I, II, III e IV;
e.
II, I, III e IV
A
resposta correta é: I, II, III ;.
Questão 5
O
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos
Profissionais da Educação – Fundeb foi criado pela Emenda Constitucional nº
53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007,
em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental
e de Valorização do Magistério - Fundef, que vigorou de 1998 a 2006. Além dos
recursos originários dos entes estaduais e municipais, verbas federais também
integram a composição do Fundeb, a título de complementação financeira, com o
objetivo de assegurar o:
Escolha
uma:
a.
Valor mínimo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em
que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos.
b.
Valor máximo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em
que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos.
c.
Valor máximo municipal por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em
que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos.
d.
Valor mínimo municipal por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em
que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos.
e.
Valor mínimo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em
que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios Estados.
A
resposta correta é: Valor mínimo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao
Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos
próprios governos..
Questão 6
A
partir da promulgação do Decreto n. 2.208/97, a educação profissional passa a
ser complementar à educação básica e geral, e se separa do ensino regular. Na
prática, isso significa que o Ensino Médio passa a fazer parte de um sistema
paralelo ao escolar, relacionando-se com outros níveis e modalidades de ensino,
além do Ensino Médio. Esse sistema paralelo tem sua organização em níveis de
educação profissional. Quais são estes níveis? Assinale V para as alternativas
verdadeiras e F para as falsas.
(
) Básico na modalidade de educação não-formal, de duração variável, não sujeita
à regulamentação curricular.
(
) Técnico destinado aos matriculados no Ensino Médio ou seus egressos.
(
) Tecnológico destinado a egressos do ensino médio e técnico.
(
) Suplementar: destinados aos egressos do ensino médio e profissionalizante.
A
respeito desta contextualização, assinale a opção correta.
Escolha
uma:
a.
F, F, V, F.
b.
V, F, F, V.
c.
V, V, V, F.
d.
V, V, V, V.
e.
F, V, F, F.
A
resposta correta é: V, V, V, F..
Questão 7
A
LDB no artigo 70 aponta que: Considerar-se-ão como de manutenção e
desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos
objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis,
compreendendo as que se destinam a:
Escolha
uma:
a.
Remuneração e aperfeiçoamento do estudante e demais profissionais da educação.
b.
Formação e aperfeiçoamento do pessoal, docentes e demais profissionais da
educação.
c.
Formação e aperfeiçoamento da comunidade escolar e agentes educacionais.
d.
Remuneração e aperfeiçoamento do pessoal, docentes e demais profissionais da
educação.
e.
Remuneração e recrutamento do pessoal, docentes e demais profissionais da
educação.
A
resposta correta é: Remuneração e aperfeiçoamento do pessoal, docentes e demais
profissionais da educação..
Questão 8
No
Brasil, muitas são as políticas de avaliação, decorrentes e normatizadas pela
LDB n. 9.394/96, que cumprem um papel interessante na averiguação dos
resultados obtidos pelos alunos, mas não é apenas isso, elas também consideram
outros elementos que envolvem a ação dos estados e, principalmente, dos
sistemas de ensino, no que diz respeito à garantia de qualidade educacional,
lembrando que, somente com qualidade, o direito à educação será realmente
efetivado e tal educação democratizada. Atualmente, o MEC vem adotando
instrumentos de avaliação da educação básica ao Ensino Superior e o Enem faz
parte deste Sistema Nacional de Educação. Sobre o Enem, assinale V para as
alternativas verdadeiras e F para as falsas.
(
) O Enem cumpre, também, a função de exercer um controle sobre aquilo que os
sistemas de ensino estão ensinando à medida que os alunos dos mais diversos
estados e municípios brasileiros são submetidos as provas de acordo com seu
estado segundo o edital n. 1/2012 do INEP.
(
) Exame Nacional do Ensino Médio- Enem, foi criado em 1998, tem o objetivo de
avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica, dessa forma,
poderão realizar o exame aqueles alunos que estão concluindo ou que já
concluíram o Ensino Médio em anos anteriores.
(
) O público alvo do Enem são os alunos concluintes do Ensino Médio, embora seu
caráter facultativo como o exame pode ser usado pelos estudantes para pleitear
vagas em universidades privadas, no Programa Universidade para Todos (ProUni).
(
) Atualmente, cerca de seiscentas universidades usam o resultado do exame como
critério de seleção para o ingresso no ensino superior.
A
respeito dessas alternativas, assinale a opção correta.
Escolha
uma:
a.
F, V, V, F.
b.
F, F, F, V
c.
V, V, V, F.
d.
V, F, F, V.
e.
F, F, V, F.
A
resposta correta é: F, V, V, F..
Questão 9
No
século XX, a partir de 1905, a educação geral foi dividida no primeiro e no
segundo ciclo, organizando o curso denominado complementar em duas vias de
ensino:
Escolha
uma:
a.
A de história e a de matemática.
b.
E a de ciências e a de história.
c.
A de letras e a de ciências.
d.
A de sociologia e a de pedagogia.
e.
A de matemática e a de ciências.
A
resposta correta é: A de letras e a de ciências..
Questão 10
Discussão
acerca da função social da escola no Brasil apresenta formas diferenciadas,
referente as influências no campo teórico, filosófico e político. Assim,
aprática docente na educação brasileira enfrenta diversos desafios para os
educadores na busca da articulação dos conte¬údos escolares com os problemas da
prática social dos estudantes. Exige assim, educadores com:
Escolha
uma:
a.
Incompetência frente aos problemas do cotidiano escolar.
b.
Competências em avaliar o aluno somente com provas e testes e não é necessário
a responsabilidade de tomadas de decisões pelo educador.
c.
Competência; compromisso e responsabilidade frente à tomada de decisões no
cotidiano escolar.
d.
Despreparados frente à tomada de decisões no cotidiano escolar.
e.
Desqualificados das práticas pedagógicas.
A
resposta correta é: Competência; compromisso e responsabilidade frente à tomada
de decisões no cotidiano escolar..
A resposta da 8ª questão está errada, a correta é: . V, V, V, F.
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