quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Gestão Educacional - Exercício de Fixação 3

Questão 1 - O Banco Mundial é uma agência integrante das Nações Unidas. Sua fundação ocorreu em 1944, com a missão inicial de financiar a reconstrução dos países devastados durante a Segunda Guerra Mundial. Qual é a importância do Banco Mundial?
A resposta correta é: Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento em uma tentativa de minimizar os índices de pobreza..

Questão 2 - O Ministério da Educação divulga, com bastante ênfase, em seu site “o curso de especialização em gestão escolar”, o qual é voltado para a formação continuada de dirigentes da educação básica, em nível de pós-graduação lato sensu, na modalidade de educação a distância. Mas, afinal, o que é gestão escolar? Em qual contexto ela pode ser utilizada?
A resposta correta é: Administração da educação, articulada e normatizada por políticas nas diferentes esferas de atuação federal, estadual e municipal..

Questão 3 - A partir da Promulgação da Constituição Federal de 1988, a educação tornou-se no Brasil um direito púbico e subjetivo, o que condiz que:
A resposta correta é: Todo cidadão pode reivindicá-la, o Estado tem o dever de ofertá-la e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular..

Questão 4 - A história da educação brasileira relata vários movimentos e fatos que acabaram interferindo na gestão da educação, no decorrer dos tempos. Um exemplo foi o denominado Manifesto dos Pioneiros. Sobre a relação do Manifesto dos Pioneiros e a história da educação brasileira, é incorreto afirmar:
A resposta correta é: Os teóricos e escritores brasileiros desenvolveram processos e situações que possibilitam compreender a evolução da educação, participando do movimento dos Pioneiros, o mesmo chamou a atenção para a questão da cidadania no país, mas pouco ou quase nada teve relação com as aplicações dos trabalhos nas escolas..

Questão 5 - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB n.9.394/96, é o principal instrumento das instituições escolares e da sociedade em geral, para a organização e desenvolvimento da educação em seus diferentes, níveis e etapas e modalidades. Uma das mais significativas contribuições da nova LDB foi a alteração na estrutura didática do sistema de ensino brasileiro, organizando-o em educação básica e ensino superior. A educação básica é aquela que tem como finalidade o desenvolvimento do educando, por meio de uma escolarização de qualidade capaz de garantir o exercício da cidadania e a formação necessária para progredir no trabalho e seus estudos posteriores. Essa fase da educação está dividida em três etapas, assinale a alternativa que apresenta as três etapas que correspondem a essa fase.
A resposta correta é: Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, apenas o ensino fundamental tem obrigatoriedade de oferta garantida em lei..

Questão 6 - A escola, enquanto instituição social, sofre e decorre de todas as influências oriundas das transformações econômicas, tecnológicas, políticas e sociais, que se vêm produzindo historicamente, tornando-se objetos de contínuas reformas, que resultaram em avanços ou que se transformam em experiências nem sempre bem-sucedidas, mas que relatam a interação com as diversas transformações ocorridas na sociedade que a circunda. Portanto, de um modo ou de outro, a escola sempre interfere, direta e fundamentalmente, na vida dos educandos e educadores, na medida em que “forma”, um tipo de cidadania. A esse respeito, Alarcão (2001, p.32), afirma que:
A resposta correta é: “Para além de instituir e avaliar tem de orientar (pedagogicamente, vocacional e socialmente), de guardar e acolher as crianças e os jovens em complementaridade com a família, de se relacionar ativamente com a comunidade e de gerir e adaptar currículos [........], de ajudar a formar seus próprios docentes [.......], de participar na formação de todos ao longo de toda a vida.”.

Questão 7 - O Plano Nacional da Educação (PNE) foi aprovado e entrou em vigor pela Lei n.10.172, de 9 de janeiro de 2001. Trata-se de um plano nacional com objetivos e metas fixadas para a educação, isto é, cada estado, Distrito Federal e municípios estão ali representados. Foi desenvolvido de acordo a Declaração Mundial de Educação para Todos, que determinou, em seu texto, a elaboração de um plano nacional de educação no prazo de um ano, a contar da data de publicação, porém no Brasil, o PNE só foi sancionado após três anos de discussão, em 2001. O PNE apresenta seis aspectos que os distinguem dos planos anteriores e que são determinantes na história educacional brasileira (BRASIL, 2001a), dentre as seis destacamos as seguintes:
I. Fixou diretrizes, objetivos e metas para serem desenvolvidas em uma década (dez anos) garantindo dessa forma a continuidade da política educacional.

II. Contempla apenas alguns níveis e modalidades de educação e pequenos âmbitos de aprendizagens, de gestão, de financiamento e da avaliação.

III. Envolve o Poder Legislativo no acompanhamento da sua execução.

IV. Conclamou a sociedade brasileira a acompanhar e controlar sua execução, afinal a educação é uma responsabilidade social atribuída ao Estado e à família, com a efetiva colaboração da sociedade.

Estão corretas as afirmativas:
A resposta correta é: I, III e IV estão corretas..

Questão 8 - A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tornou-se, em acordo com a LDB n.9.394/96, responsabilidade dos municípios, tendo como principal finalidade desenvolver integralmente a criança de 0 a 5 anos em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. De acordo com a LDB, a educação infantil deve ser ofertada em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de 0 a 3 anos de idade, e em pré-escola, para crianças de 0 a 5 anos de idade. Esse “olhar” específico sobre a infância revela a preocupação com o desenvolvimento da criança em sua totalidade e são decorrentes das transformações sociais, políticas, econômicas e culturais que se manifestam na sociedade. Para tanto, as instituições que ofertam a educação infantil devem garantir um trabalho pedagógico que:
A resposta correta é: Integre as ações do educar e do cuidar e, principalmente, reconhecendo a criança como um sujeito de direitos..

Questão 9 - Se, por um lado, o projeto político pedagógico representa o fio condutor de uma instituição, por outro, deve estar aberto ao novo e ao que mais sintoniza com as propostas da escola. Resende (1991, p.61) alerta para o que chama de “paralisia paradigmática”, que é a estagnação para absorver novos conceitos. Para a autora quem sofre dessa paralisia tem a doença da “certeza absoluta, imutável e inquestionável. Tendemos a cristalizar as concepções originárias das teorias ligadas a paradigmas que foram assimilados ao longo das histórias de vida, que transcendem delas próprias e que podem estar superadas”. Diante disso, assinale as alternativas corretas, acerca da fundamental importância, ao se pesquisar e escolher referências teóricas para o projeto político pedagógico, estar aberto e disposto e ser reflexivo.

I. Aberto para encontrar o novo e deixar-se invadir por ele.

II. Disposto para se lançar as leituras, pesquisas e releituras no intuito de encontrar correspondências similares, sintonias com as ideias que se possui.

III. Reflexivo para se fazer analises, sínteses, realizar recortes e voltar ao todo, entender contextos históricos a fim de realizar adaptações à realidade vigente.

IV. O referencial teórico de um PPP legitima a construção da educação como ciência e como prática crítica e reflexiva.

Estão corretas as afirmativas:
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..

Questão 10 - A Pedagogia Hospitalar tem suas raízes na medicina social, historicamente desenvolvida a partir de pesquisas realizadas na Idade Média, quando já era possível associar o aparecimento de pragas e das doenças às características sociais dos povos e das cidades. O fato é que ao longo dos séculos a medicina se preocupou com as condições do aparecimento das doenças e, sobretudo, com o cuidado com o doente em todos os seus aspectos, inclusive o educacional, como acontece nos dias de hoje. O conjunto de conhecimentos teóricos e práticos – principalmente os práticos – que possuem permite aos pedagogos e os professores vejam, em uma realidade difícil e negativa, a possibilidade de uma forma de forma de crescimento cognitivo e humano. Ou seja, uma forma de aprendizagem e de amadurecimento. Quanto a esse profissional no âmbito hospitalar, destaca-se o seu papel específico diante do ser humano internado nesse local. Destaque a proposição a seguir, que apresenta que papel é desempenhado por esse profissional dentro desse local de internação.
A resposta correta é: Seu papel é de trabalhar de maneira inter/ multi e transdisciplinar, enxergando no seu aluno, ainda que fora da escola, a capacidade de produzir cognitivamente e de aprender conteúdos que o façam se sentir parte do mundo em que vive, e não apenas como produto de um diagnóstico frio e desumano..

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