quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Gestão Educacional - Exercício de Fixação 1

Questão 1

Movimento no qual estudantes pintavam no rosto a frase “Fora Collor”, com uma letra na cor verde e a outra amarela. O movimento, aliado a outros processos que se efetivavam em decorrência das investigações de corrupção e irregularidades no governo, resultaram no impeachment do Presidente Fernando Collor de Mello, em 1992, dois anos após o início de seu mandato. A descrição acima se refere a qual movimento:

Questão 2

Texto da questão

Para compreender os processos que envolvem a administração da educação brasileira, é fundamental identificar aspectos e características de três momentos históricos. No período do Brasil República, o pensamento vigente na administração da educação brasileira dividiu-se em quatro fases:

Questão 3

Texto da questão

A organização e a gestão da educação exige, primeiramente, compreender o significado de alguns processos. Para tal compreensão, a análise da origem dos termos pode ajudar-nos a pensar em seu processo de desenvolvimento. O termo "gestão", por exemplo, vem do latim gestio-ónis e pode ser entendido como:

Questão 4

Texto da questão

Ser professor é algo que exige mais que conteúdo acadêmico. A partir desta premissa, o relatório de Delors (2000) enfatizou quatro pilares da Educação para o século XXI, assim para ser professor é preciso:

Questão 5

Texto da questão

Foi no período da Revolução Francesa que se consolidou a burguesia no poder, que resultou no surgimento dos chamados sistemas nacionais de ensino, pois tal fato acreditava que:

Questão 6

Texto da questão

A racionalidade é o reconhecimento de si, que só se completa pelo concomitante reconhecimento de alteridade. Afinal, agir com alteridade é:

Questão 7

Texto da questão

Documento importante que serve como ponto imprescindível de organização e gestão da escola, formulado e aplicado pelos agentes de dentro de cada escola. Documento normativo da escola e comunidade escolar. O contexto se refere ao:

Questão 8

Texto da questão

Com o desenvolvimento da civilização humana, transformações sociais e econômicas ocorreram e, com elas, manifestaram-se novas relações de poder, muitas vezes com características de dominância e submissão. Nesse novo modelo, a função social da pessoa passou a ser determinada de acordo com a sua produção, consequentemente, a divisão social entre administradores e executores. Isso resultou em:

Questão 9

Texto da questão

O papel atual da escola, do professor, do pedagogo, do gestor vem em sua essência com um forte vínculo à formação para a cidadania. Mas, o que é essa “cidadania” tão falada?

Questão 10

Texto da questão

Para uma mudança efetiva na melhoria da qualidade da educação, não basta a conscientização dos professores e a “tecnologização” das escolas, é de extrema urgência pensar e aplicar em:

4 comentários: